Resenha - I'll Take Care Of You - Mark Lanegan
Por Paulo Haroldo
Postado em 05 de maio de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Título lírico mais do que apropriado para este singelo conjunto de canções entoadas por Mr. Lanegan junto ao fiel selo Sub Pop. Enquanto os Screaming Trees, sem gravadora desde DUST (1996), amargam um semi-ostracismo, seu frontman não perde tempo e investe em seu lado crooner, pouco mais de um ano após o lançamento do álbum anterior, "Scraps At Midnight". E já que estão sem trabalho, seus companheiros de banda aproveitam para dar aquela providencial ajuda ao amigo cantor.

No 4º cd de sua carreira solo, Lanegan reúne 11 covers (é pouco... são menos de 34 minutos de gravação) que oscilam entre a habitual melancolia etílica e a certeira homenagem a ídolos do passado. A maioria das faixas está impregnada pelo tom intimista acústico, que combina à perfeição com a voz ora rouca (à la Tom Waits) ora macia de seu intérprete. "Carry Home", balada confessional, tem apenas voz e violão, delicadeza na medida certa. "Shiloh Town", escrita por Tim Hardin (compositor da célebre "If I Were A Carpenter"), é uma agradável surpresa, só inferior a "Creeping Coastline Of Lights", uma das melhores do disco. "Badi-Da" vem em seguida, na mesma linha poética, derramada e triste. Impossível deixar de reparar nos arranjos despojados e límpidos, como na regravação de "Consider Me", blues de Eddie Floyd e Booker T. Jones Jr., onde Mark Hoyt reproduz fielmente o estilo de Sam Cooke na guitarra. "Little Sadie", de textura leve, tem um violão e uma guitarra sobre melodia country, inspirada nas estações de trens poeirentas e perdidas do meio-oeste americano. "Together Again" e "Shanty Man’s Life" são toadas sublimes, daquele tipo que o R.E.M. vem tentando realizar há anos, com resultado enfadonho. Já a última música, "Boogie Boogie", não chega a ser bem um boogie, por seu andamento lento e compassado, destoando da sonoridade do resto do disco.
"I’ll Take Care Of You" é talvez o trabalho mais inspirado de Mark Lanegan, uma das maiores vozes do rock atual. É uma amostra convidativa para os que ainda não conhecem esse singular artista, que dessa vez não precisou mergulhar no Jack Daniel’s para nos brindar com um belo cd.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
O Iron Maiden não inventou a "galopada", que Steve Harris se orgulha mas sabe que não criou
O disco que custou menos de 7 mil dólares e ficou marcado para sempre na história do Rock
Paralamas do Sucesso: a desilusão amorosa de Herbert Vianna que inspirou "Meu Erro"


Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



