Resenha - Wowee Zowee - Pavement
Por Fabrício Boppre
Postado em 03 de julho de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Wowee Zowee" é o terceiro disco do Pavement, tendo sido lançado em abril de 1995. Com os dois discos anteriores, "Crooked Rain, Crooked Rain" e "Slanted and Enchanted", a banda ganhou bastante status no cenário alternativo americano, tanto por parte de público como também da imprensa, que destinou resenhas sempre positivas à esses trabalhos. Mas "Wowee Zowee" não teve a mesma recepção desses dois primeiros trabalhos, sendo para muitos um disco muito disperso e irregular. Mas aos poucos, o disco foi conquistando os fãs, e hoje é um dos preferidos entre o pessoal que curte essa banda americana oriunda da cidade de Stockton, no estado da California.

"Wowee Zowee" não é muito diferente de "Crooked Rain, Crooked Rain" e "Slanted and Enchanted", ou seja, o Pavement continua apostando em melodias simples e descompromissadas, instrumental básico e por vezes experimental, letras inteligentes e harmonias inusitadas, tudo isso misturado em diferentes doses e espalhado e várias pequenas canções que podem não agradar de primeira, mas que geralmente fazem o ouvinte ouvir o disco mais uma vez, e depois mais uma vez, até que o compreenda e não consiga mais parar de ouvi-lo. Caso o ouvinte resista a vontade citada acima de ouvir o disco novamente, então acabará achando "Wowee Zowee" uma chatice só. Se não for este o caso, o disco irá revelar a cada audição muitos méritos, e apesar de alguns momentos realmente desnecessários, os momentos inspirados e criativos estão em bem maior número.
Os destaques ficam por conta da faixa de introdução, "We Dance", uma pequena balada melancólica e poética; "Rattled By The Rush", uma das mais acessíveis, com refrão que vai ser assobiado pelo ouvinte durante uma semana; "Serpentine Pad", que lembra o Sonic Youth mais hardcore do disco "Goo"; "Grave Architecture", com seu ritmo cadenciado e cativante; "AT&T", com seu começo pop e melodioso e final atordoante; "Flux=Rad" com sua guitarra alucinante; "Kennel District", que lembra bastante o Nirvana; e "Half a Canyon", que no final lembra bastante o Doors, devido ao clima e os tecladinhos ordinários.
Temos ainda ao longo das 18 faixas pitadas de Velvet Underground, Pixies, New York Dolls e outros grandes nomes do rock alternativo mundial, e apesar dessas referências todas, o Pavement tem sim muita personalidade, não precisando se apoiar nesses grandes nomes para ser respeitado. "Wowee Zowee" sozinho já serviria para credenciar a banda a ter seu nome escrito no hall das grandes bandas de rock alternativo americano dos anos 90.
Material cedido por: Trama
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A separação dos Beatles segundo a visão de Ringo Starr
As únicas três bandas com quatro álbuns na lista de melhores da história de Regis Tadeu
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



