Resenha - Wowee Zowee - Pavement
Por Fabrício Boppre
Postado em 03 de julho de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Wowee Zowee" é o terceiro disco do Pavement, tendo sido lançado em abril de 1995. Com os dois discos anteriores, "Crooked Rain, Crooked Rain" e "Slanted and Enchanted", a banda ganhou bastante status no cenário alternativo americano, tanto por parte de público como também da imprensa, que destinou resenhas sempre positivas à esses trabalhos. Mas "Wowee Zowee" não teve a mesma recepção desses dois primeiros trabalhos, sendo para muitos um disco muito disperso e irregular. Mas aos poucos, o disco foi conquistando os fãs, e hoje é um dos preferidos entre o pessoal que curte essa banda americana oriunda da cidade de Stockton, no estado da California.

"Wowee Zowee" não é muito diferente de "Crooked Rain, Crooked Rain" e "Slanted and Enchanted", ou seja, o Pavement continua apostando em melodias simples e descompromissadas, instrumental básico e por vezes experimental, letras inteligentes e harmonias inusitadas, tudo isso misturado em diferentes doses e espalhado e várias pequenas canções que podem não agradar de primeira, mas que geralmente fazem o ouvinte ouvir o disco mais uma vez, e depois mais uma vez, até que o compreenda e não consiga mais parar de ouvi-lo. Caso o ouvinte resista a vontade citada acima de ouvir o disco novamente, então acabará achando "Wowee Zowee" uma chatice só. Se não for este o caso, o disco irá revelar a cada audição muitos méritos, e apesar de alguns momentos realmente desnecessários, os momentos inspirados e criativos estão em bem maior número.
Os destaques ficam por conta da faixa de introdução, "We Dance", uma pequena balada melancólica e poética; "Rattled By The Rush", uma das mais acessíveis, com refrão que vai ser assobiado pelo ouvinte durante uma semana; "Serpentine Pad", que lembra o Sonic Youth mais hardcore do disco "Goo"; "Grave Architecture", com seu ritmo cadenciado e cativante; "AT&T", com seu começo pop e melodioso e final atordoante; "Flux=Rad" com sua guitarra alucinante; "Kennel District", que lembra bastante o Nirvana; e "Half a Canyon", que no final lembra bastante o Doors, devido ao clima e os tecladinhos ordinários.
Temos ainda ao longo das 18 faixas pitadas de Velvet Underground, Pixies, New York Dolls e outros grandes nomes do rock alternativo mundial, e apesar dessas referências todas, o Pavement tem sim muita personalidade, não precisando se apoiar nesses grandes nomes para ser respeitado. "Wowee Zowee" sozinho já serviria para credenciar a banda a ter seu nome escrito no hall das grandes bandas de rock alternativo americano dos anos 90.
Material cedido por: Trama
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Narrador Luiz Carlos Jr. manda ver em cover de "Holy Diver"; assista vídeo
Nathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell
A incrível canção que tem "o maior som de bateria do mundo", de acordo com Phil Collins
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



