Resenha - By Your Side - Black Crowes
Por Ricardo Augusto Sarcinelli
Postado em 13 de novembro de 1999
Rock básico, notoriamente influenciado pela elementar sagrada tríade Stones-Beatles-Zepellin é o que fazem estes corvos negros. Agora, pegue estas influências e aditive-as com altas doses de criatividade, técnica e bom-gosto. Eleve sua concepção de rock and roll ao infinito e chegará perto do som destes rapazes. Liderados pelos irmãos Chris e Rich Robinson vocais e guitarras respectivamente, esta banda tem sido premiada com as melhores críticas por todos os cantos do mundo, e, estranhamente após lançarem este que possa ser o seu melhor álbum, foram despedidos de sua gravadora, Sony, atestando mais uma vez o nível de compromisso que as "majors" têm com tudo o que não pressupõe lucro imediato. Sorte das outras gravadoras que poderão contar em seu cast com esta que é, seguramente, a melhor banda de rock surgida nos últimos tempos.
"By Your Side" eclipsa definitivamente a atmosfera demasiadamente lisérgica do álbum anterior, o apenas mediano "Three Snakes And One Charm". Rock sem frescuras é o que você vai encontrar aqui. Quando "Go Faster" introduzir o álbum, explodindo em seus alto-falantes, você vai entender o que estou tentando transmitir, pois por mais que me esforce vou continuar passando a milhas do que as músicas dizem por si. A saída de Mark Ford, que dividia as guitarras com Rich, a despeito dos descrentes, em nada alterou a qualidade das composições e das intervenções individuais das guitarras, que continuam mortais. Recentemente Jimmy Page tem se engraçado pro lado do grupo, fazendo com que alguns mais eufóricos já sonhem com uma parceria Robinson-Page. Eu já comecei a me benzer!!!
Este é um daqueles cds que insistem em não sair de seu player e realmente todas as composições beiram a perfeição. As vocalizações de Chris Robinson parecem conservadas numa garrafa de bourbon tamanha a intensidade emocional transmitida, seja sozinho ou acompanhado por um excepcional fundo de backing vocals no melhor estilo da soul music. A cozinha coesa e pesada prepara o alicerce para os riffs mais inspirados do rock contemporâneo. Isto é apenas um prenúncio do que o álbum encerra. Prepare-se meu amigo para uma viagem de volta aos anos 70. Reserve tempo para este álbum e abra sua mente, não importa se você costuma ouvir discos deste estilo ou não. Neste caso o mais importante, e eu vou lembrá-lo, é frisar que este não é mais um disco de rock, mas um dos discos que serão lembrados como um dos mais injustiçados de todos os tempos. Um dos melhores do ano, podem apostar. Mantenha-o, portanto "by your side".
Nota: 10 (com louvor!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Old Man's Child anuncia vinda ao Brasil em setembro
O mais roqueiro dos Beatles segundo Marianne Faithfull
Três grandes bandas de Rock que todos ouvimos, mas que Eddie Van Halen não conhecia
O veterano que emocionou Fernanda Lira ao elogiar a Crypta


The Black Crowes lança vídeo da música "Profane Prophecy", faixa de seu próximo disco
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



