Resenha - By Your Side - Black Crowes
Por Ricardo Augusto Sarcinelli
Postado em 13 de novembro de 1999
Rock básico, notoriamente influenciado pela elementar sagrada tríade Stones-Beatles-Zepellin é o que fazem estes corvos negros. Agora, pegue estas influências e aditive-as com altas doses de criatividade, técnica e bom-gosto. Eleve sua concepção de rock and roll ao infinito e chegará perto do som destes rapazes. Liderados pelos irmãos Chris e Rich Robinson vocais e guitarras respectivamente, esta banda tem sido premiada com as melhores críticas por todos os cantos do mundo, e, estranhamente após lançarem este que possa ser o seu melhor álbum, foram despedidos de sua gravadora, Sony, atestando mais uma vez o nível de compromisso que as "majors" têm com tudo o que não pressupõe lucro imediato. Sorte das outras gravadoras que poderão contar em seu cast com esta que é, seguramente, a melhor banda de rock surgida nos últimos tempos.
"By Your Side" eclipsa definitivamente a atmosfera demasiadamente lisérgica do álbum anterior, o apenas mediano "Three Snakes And One Charm". Rock sem frescuras é o que você vai encontrar aqui. Quando "Go Faster" introduzir o álbum, explodindo em seus alto-falantes, você vai entender o que estou tentando transmitir, pois por mais que me esforce vou continuar passando a milhas do que as músicas dizem por si. A saída de Mark Ford, que dividia as guitarras com Rich, a despeito dos descrentes, em nada alterou a qualidade das composições e das intervenções individuais das guitarras, que continuam mortais. Recentemente Jimmy Page tem se engraçado pro lado do grupo, fazendo com que alguns mais eufóricos já sonhem com uma parceria Robinson-Page. Eu já comecei a me benzer!!!
Este é um daqueles cds que insistem em não sair de seu player e realmente todas as composições beiram a perfeição. As vocalizações de Chris Robinson parecem conservadas numa garrafa de bourbon tamanha a intensidade emocional transmitida, seja sozinho ou acompanhado por um excepcional fundo de backing vocals no melhor estilo da soul music. A cozinha coesa e pesada prepara o alicerce para os riffs mais inspirados do rock contemporâneo. Isto é apenas um prenúncio do que o álbum encerra. Prepare-se meu amigo para uma viagem de volta aos anos 70. Reserve tempo para este álbum e abra sua mente, não importa se você costuma ouvir discos deste estilo ou não. Neste caso o mais importante, e eu vou lembrá-lo, é frisar que este não é mais um disco de rock, mas um dos discos que serão lembrados como um dos mais injustiçados de todos os tempos. Um dos melhores do ano, podem apostar. Mantenha-o, portanto "by your side".
Nota: 10 (com louvor!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
O clássico do metalcore que fez garotas começarem a ir a shows do Killswitch Engage
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
Frontman: quando o original não é a melhor opção
O segredo de Renato Russo que fez a Legião Urbana ser a maior banda dos anos oitenta
Red Hot Chili Peppers: Anthony Kiedis odiou abrir show para os Rolling Stones

Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda



