Resenha - By Your Side - Black Crowes
Por Ricardo Augusto Sarcinelli
Postado em 13 de novembro de 1999
Rock básico, notoriamente influenciado pela elementar sagrada tríade Stones-Beatles-Zepellin é o que fazem estes corvos negros. Agora, pegue estas influências e aditive-as com altas doses de criatividade, técnica e bom-gosto. Eleve sua concepção de rock and roll ao infinito e chegará perto do som destes rapazes. Liderados pelos irmãos Chris e Rich Robinson vocais e guitarras respectivamente, esta banda tem sido premiada com as melhores críticas por todos os cantos do mundo, e, estranhamente após lançarem este que possa ser o seu melhor álbum, foram despedidos de sua gravadora, Sony, atestando mais uma vez o nível de compromisso que as "majors" têm com tudo o que não pressupõe lucro imediato. Sorte das outras gravadoras que poderão contar em seu cast com esta que é, seguramente, a melhor banda de rock surgida nos últimos tempos.
"By Your Side" eclipsa definitivamente a atmosfera demasiadamente lisérgica do álbum anterior, o apenas mediano "Three Snakes And One Charm". Rock sem frescuras é o que você vai encontrar aqui. Quando "Go Faster" introduzir o álbum, explodindo em seus alto-falantes, você vai entender o que estou tentando transmitir, pois por mais que me esforce vou continuar passando a milhas do que as músicas dizem por si. A saída de Mark Ford, que dividia as guitarras com Rich, a despeito dos descrentes, em nada alterou a qualidade das composições e das intervenções individuais das guitarras, que continuam mortais. Recentemente Jimmy Page tem se engraçado pro lado do grupo, fazendo com que alguns mais eufóricos já sonhem com uma parceria Robinson-Page. Eu já comecei a me benzer!!!
Este é um daqueles cds que insistem em não sair de seu player e realmente todas as composições beiram a perfeição. As vocalizações de Chris Robinson parecem conservadas numa garrafa de bourbon tamanha a intensidade emocional transmitida, seja sozinho ou acompanhado por um excepcional fundo de backing vocals no melhor estilo da soul music. A cozinha coesa e pesada prepara o alicerce para os riffs mais inspirados do rock contemporâneo. Isto é apenas um prenúncio do que o álbum encerra. Prepare-se meu amigo para uma viagem de volta aos anos 70. Reserve tempo para este álbum e abra sua mente, não importa se você costuma ouvir discos deste estilo ou não. Neste caso o mais importante, e eu vou lembrá-lo, é frisar que este não é mais um disco de rock, mas um dos discos que serão lembrados como um dos mais injustiçados de todos os tempos. Um dos melhores do ano, podem apostar. Mantenha-o, portanto "by your side".
Nota: 10 (com louvor!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
Soulfly é furtado na estrada e perde backdrops e equipamento antes de turnê com o Gwar
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cinco ótimos discos que não estão no Spotify e você precisa ouvir
"Tudo que eu não queria ser": o guitarrista com quem Jeff Beck não queria ser comparado
O álbum do Metallica que para Bruce é "seminal", e que o Iron Maiden jamais conseguiria fazer

Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
The Black Crowes lança vídeo da música "Profane Prophecy", faixa de seu próximo disco



