Resenha - Q2K - Queensryche
Por Fábio Trovão (Cygnus_X-1)
Postado em 29 de setembro de 1999
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Algumas bandas quando sofrem uma mudança em sua formação sofrem uma grande queda de qualidade, como o Iron c/ Blaze; outras, como o Deep Purple, mantém a mesma qualidade; e algumas poucas recuperam a criatividade abalada. Felizmente, o Queensryche está nesse último caso. Depois de 2 álbuns insossos, a banda sofreu a primeira mudança na formação em toda a carreira: perdeu o guitarrista Chris DeGarmo e em seu lugar entrou Kelly Gray. E com todo respeito ao passado c/ Chris, a mudança salvou o QR. Kelly trouxe um novo espírito p/ a banda...além de estruturas guitarrísticas novas. Para não dizer que Chris não faz falta, os backing vocals ficaram um pouco aquém do que a banda estava acostumada a fazer, mas nada que abale a qualidade desse cd.
A primeira música, Falling Down, é como se a banda estivesse gritando p/ todos: "ESTAMOS VIVOS!"...guitarras pesadas e duelando no solo, Geoff Tate cantando com muita vontade, e de resto o bom e velho Queensryche. E o nível não cai em momento nenhum do cd...a música seguinte, Sacred Ground, traz um riff marcante. Depois vem One Life, uma música no estilo da parte boa do Promised Land, andamento arrastado, guitarras densas, vocais chorados, e um baixo para tremer as paredes. A quarta música é uma balada no estilo que só o Queensryche sabe fazer: When The Rain Comes pode vir a ser a sucessora de Silent Lucidity, Linda! E logo depois, uma porrada no melhor estilo Empire: How Could I? Tudo pesado, riffs, bateria, baixo...Beside You é uma das poucas músicas com backing vocals como antigamente, belíssima. Liquid Sky, uma das preferidas de todos os fãs, perfeita, no melhor estilo Empire também; quem já ouviu Jet City Woman ou Another Rainy Night vai se identificar. Breakdown traz de volta o espírito Heavy Metal a banda, vocais rasgados, riffs pesados, etc. Burning Man traz uma abertura c/ as duas guitarras solando juntas, o que não acontecia muito nos últimos 2 álbuns. Wot Kinda Man é uma das minhas preferidas. Kelly Gray introduz wha-wha nas guitarras do QR, e de uma forma completamente inovadora do que costumamos ouvir por aí, só ouvindo p/ entender. E pra terminar, uma obra-prima: The Right Side Of My Mind, que nos traz Geoff Tate cantando como há muito não se ouvia....perfeita, linda demais!
Resumindo, Q2K é o álbum que os fãs esperavam desde o Empire. É pesado, intenso, com a banda mostrando um ótimo pique e com um novo espírito! Vale a pena ter!
Outras resenhas de Q2K - Queensryche
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O músico que, sozinho, valia por uma banda inteira e deixou Dave Grohl boquiaberto
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo
O dia que Tony Iommi expulsou Madonna de ensaio histórico do Black Sabbath

Quando Axl Rose apresentou o Queensryche na turnê "Operation: Mindcrime"
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



