Resenha - Q2K - Queensryche
Por Fábio Trovão (Cygnus_X-1)
Postado em 29 de setembro de 1999
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Algumas bandas quando sofrem uma mudança em sua formação sofrem uma grande queda de qualidade, como o Iron c/ Blaze; outras, como o Deep Purple, mantém a mesma qualidade; e algumas poucas recuperam a criatividade abalada. Felizmente, o Queensryche está nesse último caso. Depois de 2 álbuns insossos, a banda sofreu a primeira mudança na formação em toda a carreira: perdeu o guitarrista Chris DeGarmo e em seu lugar entrou Kelly Gray. E com todo respeito ao passado c/ Chris, a mudança salvou o QR. Kelly trouxe um novo espírito p/ a banda...além de estruturas guitarrísticas novas. Para não dizer que Chris não faz falta, os backing vocals ficaram um pouco aquém do que a banda estava acostumada a fazer, mas nada que abale a qualidade desse cd.
A primeira música, Falling Down, é como se a banda estivesse gritando p/ todos: "ESTAMOS VIVOS!"...guitarras pesadas e duelando no solo, Geoff Tate cantando com muita vontade, e de resto o bom e velho Queensryche. E o nível não cai em momento nenhum do cd...a música seguinte, Sacred Ground, traz um riff marcante. Depois vem One Life, uma música no estilo da parte boa do Promised Land, andamento arrastado, guitarras densas, vocais chorados, e um baixo para tremer as paredes. A quarta música é uma balada no estilo que só o Queensryche sabe fazer: When The Rain Comes pode vir a ser a sucessora de Silent Lucidity, Linda! E logo depois, uma porrada no melhor estilo Empire: How Could I? Tudo pesado, riffs, bateria, baixo...Beside You é uma das poucas músicas com backing vocals como antigamente, belíssima. Liquid Sky, uma das preferidas de todos os fãs, perfeita, no melhor estilo Empire também; quem já ouviu Jet City Woman ou Another Rainy Night vai se identificar. Breakdown traz de volta o espírito Heavy Metal a banda, vocais rasgados, riffs pesados, etc. Burning Man traz uma abertura c/ as duas guitarras solando juntas, o que não acontecia muito nos últimos 2 álbuns. Wot Kinda Man é uma das minhas preferidas. Kelly Gray introduz wha-wha nas guitarras do QR, e de uma forma completamente inovadora do que costumamos ouvir por aí, só ouvindo p/ entender. E pra terminar, uma obra-prima: The Right Side Of My Mind, que nos traz Geoff Tate cantando como há muito não se ouvia....perfeita, linda demais!

Resumindo, Q2K é o álbum que os fãs esperavam desde o Empire. É pesado, intenso, com a banda mostrando um ótimo pique e com um novo espírito! Vale a pena ter!
Outras resenhas de Q2K - Queensryche
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
O clássico do Dire Straits que a BBC recusou tocar alegando que tinha "palavras demais"
Kiko Loureiro conta como Teemu Mäntysaari foi escolhido para ser guitarrista do Megadeth
A doce e incrível baterista que derrotou John Bonham e deixou ele enfurecido


Quando Axl Rose apresentou o Queensryche na turnê "Operation: Mindcrime"
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


