Resenha - Only Human - At Vance
Por Thiago Sarkis
Postado em 27 de julho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das coisas mais certas que li ultimamente foi: "Escolher o neoclássico atualmente é praticamente um suicídio" (ALUCARD, 2002). É uma verdade irredutível. O estilo foi explorado à exaustão, e para tocá-lo sem soar como um clone de Yngwie J. Malmsteen tem que se ir além de um músico altamente técnico e gabaritado. Provavelmente é necessário alcançar o status de gênio, fenômeno. Alguém como Jason Becker ou Paul Gilbert, talvez.

Apesar de tantas ressalvas, há "bandas que sabem se suicidar com estilo" (ALUCARD, 2002), e o At Vance com certeza é uma delas.
"Only Human" passa longe da originalidade, mas tem grau técnico e de composição capaz de suprir o desânimo de encarar uma vertente musical à qual foi criada, pensada e saturada por tantos outros artistas e grupos.
Há muitos pontos positivos por aqui. A sonoridade dos instrumentos é simplesmente maravilhosa e a produção uma coisa de louco, promovida por Olaf Lenk e o sempre genial Sascha Paeth.
Os temas, tanto nas letras como no instrumental, são bem interessantes e atraentes, com uma pegada hipnótica, a qual deixa na memória um renque de melodias e frases. Isso acontece principalmente nos vocais excelentes de Oliver Hartmann, por vários instantes similar a Russell Allen (Symphony X), e nos riffs agressivos despejados por Rainald König.
No restante, solos de guitarra fantásticos de Lenk, e tudo aquilo que se espera de baixistas e bateristas nessa linha, ou seja, velocidade, galopes, limpeza no som, entre outras coisas.
Destaques para as faixas "Only Human", "Hold Your Fire", "Take Me Away", "Time", "Wings To Fly" e a bônus "I Surrender", possivelmente uma das poucas com algum traço de autenticidade. Há também uma interpretação de Vivaldi em "Four Seasons / Spring" e de Bach em "Solfeggietto".
Fãs de melódico e neoclássico podem comprar de olhos vendados, já que é aquela mesma coisa de sempre. Os demais dêem uma checada, pois existe qualidade e não é uma banda qualquer, de passagem burlesca pelo mundo metálico.
Site Oficial – http://www.at-vance.com
Formação:
Oliver Hartmann (Vocais)
Olaf Lenk (Guitarras)
Rainald König (Guitarras)
Ulli Müller (Teclados)
Jochen Schnur (Baixo)
Jurgen Lucas (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Garotos Podres - A banda punk que brigou feio porque um era de esquerda e outro de direita
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Alex Skolnick relembra momento de rivalidade entre Testament e Exodus
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


