Nirvana: como o mundo era na época do último show da banda
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 27 de dezembro de 2019
O Nirvana, que foi uma dos maiores fenômenos dos anos 1990 (e da história do rock), fez seu último show no dia 01 de março de 1994, pouco mais de um mês antes de seu líder Kurt Cobain morrer.
Na época da última apresentação da banda, muita coisa que abalou o mundo ainda não existia. O site Ultimate Classic Rock listou algumas dessas coisas. Confira:
Algumas grandes bandas não existiam: entre elas, Muse, White Stripes e Coldplay.
Os integrantes do Greta Van Fleet não eram nascidos: a banda que virou a queridinha da bolha rockeira não era nem um sonho, já que seus integrantes mais velhos (Josh e Jake Kiska) nasceram em abril de 1996.
O Viagra ainda não existia: a pipa do vovô ainda não conhecia o modo turbo. O medicamento (que inicialmente seria utilizado para a dor no peito) foi aprovado em 1998.
Alguns times (ou franquias) de esportes norte-americanos ainda não existiam: falando sobre a NFL, Carolina Panthers e Jacksonville Jaguars iniciaram suas atividades em 1995. O último campeão da NBA, o Toronto Raptors, surgiu em 1995. Já a liga do verdadeiro futebol, a MLS, chegou por lá apenas em 1996.
OJ Simpson era apenas um ator e ex-jogador de futebol americano: Oj Simpson tinha um histórico um tanto quanto pesado, e no dia 12 de junho daquele ano, Nicole Brown Simpson (sua ex- esposa) e seu amigo Ron Goldman foram esfaqueados até a morte, resultando na condenação de OJ. Porém, após "o julgamento do século", ele foi inocentado.
Justin Bieber estava nascendo: o fenômeno pop nasceu exatamente no mesmo dia do último show do Nirvana.
A espera por "Chinese Democracy", do Guns N´Roses, estava começando: e só foi acabar em 2008.
O Google não era nascido: a resposta para (quase) todas as perguntas começou a fazer parte de nossas vidas apenas em 1997.
iPod: ouvir música não era tão simples, já que até mesmo o saudoso walkman não era muito barato. Apesar de não ser barato também, o iPod chegou para "facilitar" a vida de quem queria ouvir música em qualquer lugar apenas no ano de 2001.
Pierce Brosnan como 007: o primeiro filme de Pierce Brosnan foi "GoldenEye", de 1995. Posteriormente, Pierce foi substituído por Daniel Craig.
Bill Clinton ainda estava tranquilo na presidência dos EUA: porém, dali em diante, sua relação extra-conjugal com Monica Lewinsky (estagiária da Casa Branca), além de acusações de obstrução da justiça e perjúrio quase fizeram com que ele perdesse o cargo mais importante e influente do planeta.
Os reality shows não existiam: nem aqueles programas de talentos, que chegaram na TV já no final da década.
Nota: vale citar que nenhum desses talentos chegará nos pés do Gato Louco.
Redes sociais: felizmente, tudo ainda era um sonho distante, que anos depois, se tornou um pesadelo.
TVs de alta definição não existiam: assistir TV era uma tarefa difícil naqueles tempos.
O iPhone: se alguém ousasse falar do iPhone naquela época, seria motivo de chacota. Símbolo da tecnologia, a primeira encarnação do iPhone surgiu em meados de 2007.
[an error occurred while processing this directive]Netflix: naquela época, pra assistir um filme com mozão, você teria que gastar uma bela grana alugando algum VHS. A Netflix começou a decolar de verdade mesmo nesta década.
Kindle: ah, as bibliotecas mandavam bem demais naquela época. O Kindle, que hoje é uma excelente alternativa para a leitura, nasceu apenas em 2007.
Bônus: Youtube, pessoas que acham que a Terra é plana, selfie, sapatênis, crocs, fãs de Messi x fãs de Cristiano Ronaldo e mais uma cacetada de coisa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps