Ídolos imortais: Renato Russo, a voz da Legião Urbana e de toda uma geração
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de setembro de 2019
Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, nasceu dia 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro. Ficou conhecido como fundador e vocalista da Legião Urbana, uma das principais bandas do rock nacional.
Liderando a Legião Urbana, embalou toda uma geração ao som de músicas que misturavam influências do pós punk com a voz inconfundível de Renato. As letras, que poderiam ser de protesto ou de amor, foram e são cantadas por milhões de fãs até os dias de hoje.
A carreira de Renato com a banda durou 14 anos e presenteou os fãs com inúmeros clássicos, como "Pais e Filhos", "Faroeste Caboclo", "Que País É Este", "Eduardo e Mônica", "Vento no Litoral", "Metal Contra As Nuvens", "O Teatro dos Vampiros", entre outras músicas que ajudaram a moldar o gosto musical de MUITA gente.
Renato não era apenas um músico, mas também um poeta, capaz de fazer até mesmo uma letra que fala sobre os problemas de um país se tornar algo épico, como fez em "Perfeição".
Infelizmente, a passagem de Renato Russo pela Terra foi curta. No dia 11 de outubro de 1996, o músico faleceu por complicações referentes ao vírus do HIV. Tal qual Cazuza, foi outro gênio da música brasileira que foi levado pelo vírus da AIDS. A sua morte causou comoção nacional.
Quase 25 anos após a sua morte, continua vivo na memoria e no coração de muitos fãs e artistas. Rebelde, filósofo, subversivo, polêmico, genial. E desde aquele 11 de outubro, um ídolo imortal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps