Ídolos imortais: Renato Russo, a voz da Legião Urbana e de toda uma geração
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de setembro de 2019
Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, nasceu dia 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro. Ficou conhecido como fundador e vocalista da Legião Urbana, uma das principais bandas do rock nacional.
Liderando a Legião Urbana, embalou toda uma geração ao som de músicas que misturavam influências do pós punk com a voz inconfundível de Renato. As letras, que poderiam ser de protesto ou de amor, foram e são cantadas por milhões de fãs até os dias de hoje.
A carreira de Renato com a banda durou 14 anos e presenteou os fãs com inúmeros clássicos, como "Pais e Filhos", "Faroeste Caboclo", "Que País É Este", "Eduardo e Mônica", "Vento no Litoral", "Metal Contra As Nuvens", "O Teatro dos Vampiros", entre outras músicas que ajudaram a moldar o gosto musical de MUITA gente.
Renato não era apenas um músico, mas também um poeta, capaz de fazer até mesmo uma letra que fala sobre os problemas de um país se tornar algo épico, como fez em "Perfeição".
Infelizmente, a passagem de Renato Russo pela Terra foi curta. No dia 11 de outubro de 1996, o músico faleceu por complicações referentes ao vírus do HIV. Tal qual Cazuza, foi outro gênio da música brasileira que foi levado pelo vírus da AIDS. A sua morte causou comoção nacional.
Quase 25 anos após a sua morte, continua vivo na memoria e no coração de muitos fãs e artistas. Rebelde, filósofo, subversivo, polêmico, genial. E desde aquele 11 de outubro, um ídolo imortal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
A reação do atual guitarrista do Deep Purple ao ver Ritchie Blackmore com a banda
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Down anuncia novo álbum "Volume V" e lança single e videoclipe
O membro dos Ramones que comia baratas e formigas por dinheiro: "Era divertido!"
Regis Tadeu explica como o linchamento virtual antecedeu a morte de Champignon
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade



O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
Por que é errado achar que Renato Russo era supergenial, segundo Dado Villa-Lobos
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


