Raul Seixas: Aleister Crowley e a Lei de Thelema

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Geysse Jaideane Lima de Menezes, Fonte: PIBIC-UNIR / GEEFIL
Enviar correções  |  Ver Acessos

O escritor Edward Alexander Crowley, mais conhecido pelo pseudônimo Aleister, nasceu na Inglaterra em 1875, cursou filosofia na Universidade de Cambridge, e iniciou sua peregrinação pelo universo místico. Tornou-se um dos mais renomados magos ocultistas do mundo. Por volta de 1904, casou-se com Rose Edith Kelly e partiram a uma viagem ao Egito, onde Crowley supostamente teria estabelecido contato com Aiwass, um espírito que segundo ele havia ditado todo o Livro da Lei.

Guitarpedia: Os 10 riffs de guitarra mais complicados da históriaSlipknot: Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Embora criado em um lar cristão, logo após atingir a maturidade, Crowley enveredou-se no estudo do misticismo, alquimia e a magia (branca e negra). Seus ideais de usos de drogas e o sexo liberado ultrapassavam as barreiras sociais e fundamentais daquela época, bem como dos dias atuais.

A Lei de Thelema para Crowley era a fórmula do Novo Aeon, e tal advento traria o indivíduo como alicerce da sociedade, levando-o a contrapor-se ao Monstro SIST (sistema capitalista), se resguardando das responsabilidades sociais, políticas e éticas. Por sua vez, RAUL SEIXAS, seguidor do Mago, percorre pelo mesmo viés, influenciando os brasileiros, em especial a juventude, a viver a ideia de "Sociedade Alternativa", baseada na Lei de Thelema, que carregava um série de significados e pretensões.

Segundo a ética thelêmica, o homem tem de dar sentido a sua própria vida, tornando-se uma espécie de semideus, capaz de emergir como ser autônomo, livre dos dogmas e dos valores pré-estabelecidos pela sociedade, substituindo a fé cristã.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nas décadas de 60 e 70, a figura polêmica e mítica de Crowley atraiu a atenção de muitos artistas e fãs de rock, passando a ser reconhecido como guru da contracultura e do rock. Tendo o mago inglês como uma de suas influências, o rock despertava nos jovens sentimentos de rebeldia e transgressão. Nesse sentido, o movimento da contracultura encabeçava a formação de grupos com concepções contraventoras, estabelecendo novas formas de vida, fugindo das forças orquestradas pelo capitalismo e das determinações religiosas e culturais.

O mais conhecido discipulo de Crowley no Brasil foi RAUL SEIXAS. Nascido em Salvador, Bahia, em 1945, o compositor teve infância e pré-adolescência marcada por questionamentos filosóficos pessoais. O menino RAUL SEIXAS mantinha como hobby explorar a biblioteca pessoal do seu pai e desenhar quadrinhos escritos por ele mesmo com personagens principais que viajam no tempo com Entidade como Deus e diabo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com ênfase em questionamentos metafísicos, a adolescência do futuro maluco beleza começou a demonstrar traços de sua personalidade adulta. Com a aproximação de RAUL SEIXAS com a música, suas características rebeldes começaram a ganhar ênfase. Ao conhecer o Rock and Roll, principalmente ELVIS PRESLEY, ele adotou uma personalidade que seria continuamente construída ao longo da vida.

Ao olhá-lo do ponto de vista filosófico e entender RAUL SEIXAS em seu estilo de vida e sua forma de ver o mundo que inspirava suas composições, faz-se necessário compreender sua relação com Thelema, doutrina fundada por Aleister Crowley.

Seguidor dos preceitos ocultistas, RAUL SEIXAS nunca comentou abertamente com perspicuidade em grandes mídias sobre o tema ou sobre suas experiências em sociedades alternativas mas suas composições como "A lei" e "Sociedade Alternativa" explicam de maneira sucinta os preceitos metafísicos seguidos por ele.

RAUL SEIXAS, ao compor a música "Metamorfose ambulante", especifica o conceito da personalidade adotada pelo Thelemita, pelo fato de manifestar sua vontade, sem se fixar em dogmas ou certezas questionáveis e sempre indagando os valores até então presente na sociedade em que vivia e presentes na sociedade atual, metamorfoseando em novas perspectivas, sonhos, objetivos e formas de enxergar o mundo, de sentir e de agir, sendo assim, sem uma definição concreta do que se é e de quem se é.

A música apresenta os questionamentos infindáveis, as inúmeras mutações na personalidade do ínvido retratado na música de maneira clara, tanto seus questionamentos pessoais quanto sua forma de ver o mundo.

A simbologia presente nas canções de RAUL SEIXAS faz com que a compreensão de sua filosofia de vida seja compreendida através das metáforas ou frases expostas por ele ao longo de suas composições, que mesclavam críticas sociais, desabafos pessoais e sua ideologia de vida, muitas vezes da glosa do texto de Aleister Crowley, de maneira que tanto a Lei de Thelema, quanto todas os conceitos propostos por ela estão embasados em grande parte de suas letras.

Sendo assim nota-se que durante grande parte de sua trajetória, RAUL SEIXAS foi um ícone que fez de seu estilo de vida sua forma de compor e que transformou Thelema em arte e em sua forma pessoal e única de ver o mundo, como sua música e suas composições.

O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Raul Seixas"


Raul Seixas: As primeiras impressões ao ter que começar a usar óculosRaul Seixas
As primeiras impressões ao ter que começar a usar óculos

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza


Guitarpedia: Os 10 riffs de guitarra mais complicados da históriaGuitarpedia
Os 10 riffs de guitarra mais complicados da história

Slipknot: Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreiraSlipknot
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira


Sobre Geysse Jaideane Lima de Menezes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280