Copa do Mundo do Rock: Uma música para cada Seleção
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de maio de 2018
Falta pouco para a Copa do Mundo. Daqui alguns dias, grande parte do planeta vai estar respirando futebol durante 30 dias.
Durante esse tempo pré Mundial, pipocam propagandas com jogadores, treinadores e demais profissionais que estarão presentes na Copa. Analisando essas propagandas, relembrei de músicas que as emissoras de televisão criavam para incentivar a seleção brasileira. Como o pensamento foi longe, pensei que cada seleção deveria ter uma música que a identificasse.
Depois de muito tempo de pesquisa e análises profundas, consegui terminar a lista, que você confere abaixo. Divirta se!
Rússia: "Coming Home" (Stratovarius) - A Rússia é dona da casa, coisa e tal. Se não fosse por isso, não participaria da Copa, pois o time é horroroso (ocupa o lugar de número 66 no ranking da FIFA). Portanto, já vão começar a Copa "voltando pra casa". Ainda bem que não precisarão andar muito.
Arábia Saudita: "Money For Nothing" (Dire Straits) - De todas as seleções participantes, só existe uma que está abaixo da Rússia no ranking da FIFA: a Arábia Saudita. Ironicamente, os sauditas gastam rios de dinheiro com o futebol local. Não conseguem fazer um campeonato forte, tampouco montar uma seleção competitiva. Literalmente, "dinheiro para nada".
Egito: "Seasons In The Abyss" (Slayer) - Essa entrou na lista única e exclusivamente pelo clip, gravado no Egito! Um belo incentivo para Salah e sua turma!
Uruguai: "Metal Maloka" (Claustrofobia) - Poucas seleções encarnam o espírito maloqueiro do Claustrofobia quanto a uruguaia. O futebol mais sangue no olho do planeta!
Espanha: "A Change of Seasons" (Dream Theater) - O futebol da Espanha se assemelha a esse clássico do Dream Theater: muito técnico, bem executado, mas se você não tiver paciência...
Portugal: "I Stand Alone" (Godsmack) - Não precisa ser muito esperto pra saber que a seleção de Portugal se resume em um único homem, que se mantém sozinho na maioria das vezes.
Irã: "Flores" (Titãs) - A seleção do Irã não tem muita tradição em Copas do Mundo. Na verdade, o único momento relevante proporcionado pelos iranianos foi quando trocaram flores com a seleção dos Estados Unidos na Copa de 1998. Portanto...
Marrocos: "Sultan´s Curse" (Mastodon) - A seleção de Marrocos participou da Copa de 1998, e estava no grupo do Brasil. E de 1998 até 2014, nem o Marrocos, nem as outras duas seleções do grupo do Brasil (Escócia e Noruega) voltaram a participar de um Mundial. Coube aos marroquinos a tarefa de encerrar essa maldição.E maldição (essa, um pouco mais séria) é o tema da música de abertura do ótimo "Emperor of Sand", do MASTODON.
França: "Still Unbroken" (Lynyrd Skynyrd) - A seleção francesa vive alternando altos e baixos. Costumeiramente, alterna grandes momentos com vexames gigantescos. Porém, quando menos se espera, ressurge das cinzas, surpreendendo a todos. Mesmo remando contra a maré algumas vezes, sempre estão vivos, e na maioria das vezes, saem intactos.
Austrália: "It´s a long Way to The Top (If You Wanna Rock And Roll)" (AC/DC) - A música deveria mudar de nome para "It´s a long Way to The Top (If You Wanna World Cup)". A Austrália tem que dar um rolê gigante pra participar da Copa. Não bastasse ter que disputar as Eliminatórias pela Ásia (já que na Oceania a concorrência é pífia), ainda não pegaram vaga direta, e depois de DEZOITO jogos, tiveram que enfrentar a Síria duas vezes. Tudo isso pra provavelmente passar vergonha na Rússia...
Peru: "I Miss You" (Blink 182) - A música já deve estar tocando no país inteiro, já que seu principal jogador não poderá atuar. Tudo leva a crer que durante a Copa, jogadores e comissão técnica irão derramar muitas lágrimas ao som desse grande clássico emo de anos atrás. "Hello, Paolo, the angel from my nightmare..."
Dinamarca: "Tribute To The Past" (Gamma Ray) - Os momentos gloriosos da Dinamarca (DINAMÁQUINA, para os íntimos) ficaram no passado, e merecem ser relembrados!
Argentina: "I´m alive" (Helloween) - Alguns trechos desse clássico explicam bem como Messi se sente atuando ao lado de tanta gente ruim: "Você tem tanto poder por dentro,Então chore meu amigo..."; "Você é um rei, não consegue ver sua coroa, olhe em meus olhos...
Tantas coisas esperando para serem feitas
Você apenas precisa de um amigo..."
Além disso, não podemos esquecer que a Argentina SEMPRE está viva.
Nigéria: "Shake It Out" (Suicidal Tendencies) - O jogo da Nigéria lembra bem uma música do Suicidal Tendencies: muito ritmo, clima agitado e tal. Porém, é um estilo de jogo bem suicida, principalmente pelo fato da defesa ficar sempre exposta. Mesmo assim, garante ótimos momentos de diversão.
Islândia: "United" (Judas Priest) - A seleção mais querida da imprensa brasileira é sinônimo de muita união entre os jogadores e o povo islandês. Nada mais adequado do que essa maravilha escrita pelo Judas Priest.
Croácia: "You Get What You Give" (New Radicals) - Em 1998, essa música foi um dos maiores sucessos do mercado fonográfico. Depois disso, o grupo não fez absolutamente mais nada de útil. Pois bem, a Croácia também. Depois de surpreender o mundo e ficar com o terceiro lugar na Copa de 1998, os croatas colecionam decepções.
[an error occurred while processing this directive]Brasil: "Party Hard" (Andrew W.K.) - A seleção campeã do oba oba, que encara o futebol como uma festança.
Sérvia: "Stormbringer" (Deep Purple) - A Sérvia já foi Iugoslávia e Sérvia & Montenegro. Já teve muitas encarnações, da mesma forma que o DEEP PURPLE. Tal qual a lendária banda, as formações antigas são lembradas com mais carinho.
Suíça: "Hard As A Rock" (AC/DC) - Dona do jogo mais burocrático do planeta, a Suíça tem uma linha de defesa dura como uma rocha.
Costa Rica: "The Clansman" (Iron Maiden) - Sabe aquela música boa, de um disco que você não espera nada? Então, é o mesmo que se esperava da Costa Rica na última Copa. De uma seleção que iria ser saco de pancada pra uma quase semifinalista.
Quase a mesma coisa de "The Clansman", grande música do "polêmico" "VIRTUAL XI".
Alemanha: "Reconquering The Throne" (Kreator) - Depois de alguns anos longe das maiores glórias, de 2002 pra frente, a Alemanha está sempre realizando grandes campanhas. Como são atuais campeões, em 2018, os alemães tentarão reconquistar o trono.
Suécia: " Strength Beyond Strength" - Os caras passaram por França e Holanda nas Eliminatórias. Na repescagem deixaram a Itália pra trás. E na copa, caíram no grupo da Alemanha. Os suecos terão que ser STRONGER THAN ALL pra passar de fase.
México: "We Only Say Goodbye" (Fates Warning) - Maiores representantes do "jogaram como nunca,perderam omo sempre", os mexicanos honram o título dessa música. Afinal, participam da copa apenas para dar adeus.
Coréia do Sul - "Blurry" (Puddle of Mudd) - Lembra do caso da Croácia? Quatro anos depois, a Coréia do Sul repetiu a dose.
Da mesma forma que a música "Blurry", que fez maior sucesso em 2002, e depois tomou Doril, a Coréia alcançou o quarto lugar na Copa (daquele jeito, é bem verdade), e aparentemente, curte férias até os dias atuais.
Bélgica: "Hail To The King" (Avenged Sevenfold) - Uma rapaziada jovem, que causa polêmica entre os mais saudosistas, mas que faz um trabalho legal. Serve tanto pra "ótima geração belga" quanto pro Avenged Sevenfold.
Inglaterra: "No Hope In Sight" (Paradise Lost) : Se existe uma seleção que não consegue despertar esperança nem no mais fanático torcedor, essa seleção é a da Inglaterra.
Tunísia: "Dawn Patrol" (Megadeth) - Saca aquelas músicas que só entram no álbum pra preencher espaço? Mais ou menos o que a Tunísia vai fazer na Copa.
Panamá: A duração dessa música resume bem como será a passagem do Panamá pela Copa. Curta e nada marcante.
Polônia: "The Boys Are Back In Town" (Thin Lizzy) - O Thin Lizzy fez muito sucesso durante as décadas de 70 e 80. A seleção da Polônia também. De lá pra cá, com formações diferentes, tentam repetir o sucesso, mas não conseguem nem chegar perto do que já foram um dia. De qualquer forma, os garotos estão por aí de novo!
Senegal: "Correria" (Korzus) - Pra resumir o jogo do Senegal, nada melhor do que o título dessa música!
Japão: "Good Times, Bad Times" (Led Zeppelin) - A seleção do Japão alterna uma Copa com resultados ruins, e uma Copa com resultados mais legais. Como em 2014 foi eliminada na primeira fase, tudo leva a crer que em 2018 os japoneses passem por "good times" ao invés de "bad times".
Colômbia: "Rock and Roll All Night" (KISS)- Um jogo de muita ginga e muita festa!
E aí, gostaram da lista?
É só dar o play e partir pro abraço!!!
Comente: Trocaria alguma?
Copa do Mundo 2018
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps