Britpop: A origem do grito "It's Coming home"
Por Windson Alves
Fonte: wikipedia
Postado em 10 de julho de 2018
Esse é o grito de guerra que a torcida inglesa está entoando nos estádios russos nessa Copa. Porém não é a primeira e nem a ultima vez que os súditos da rainha gritam esse refrão nos estádios.
Tudo começou há 22 anos quando a Inglaterra recebeu a 10ª edição da Eurocopa, a primeira com 16 equipes. Para ser a canção-tema da citada competição, os comediantes David Baddiel e Frank Skinner compuseram junto de Ian Broudie a canção Three Lions, em alusão aos três leões desenhados no escudo da The F.A. (The Football Association), entidade que comanda o futebol inglês. Já a parte rítmica da faixa foi feita pelo grupo de britpop The Lightning Seeds, cujo o citado Ian Broudie era o vocalista e cantou a faixa junto dos comediantes.
É um dever mencionar que o baterista dessa canção foi o Chris Sharrock, que era membro do The Lightning Seeds na época. Depois ele tocou com o cantor Robbie Williams. Em 2008 Chris Sharrock foi tocar com o Oasis, onde gravou o último disco deles, o Dig Out Your Soul. Após o fim do Oasis em 2009, Chris tocou com o Beady Eye, que foi criada com o que restou do Oasis e durou até 2014. Até o momento o baterista toca na carreira solo de Noel Gallagher (também ex-Oasis).
A canção Three Lions fez tanto sucesso que a torcida inglesa adotou a frase "It´s coming home..." nos jogos do English Team. Eis o seu videoclipe da canção, que fez muito sucesso na Inglaterra na época da Eurocopa. A canção trouxe as narrações do gol de Platt na vitória de 1x0 sobre a Bélgica na Copa de 90 e a defesa que o goleiro Banks fez da cabeçada do rei Pelé em 70, além das imagens dos citados lances. O senhor que aparece em 1:54 e rouba a cerveja dos três vocalistas é o Geoffrey Hurst, que marcou os três gols da vitória inglesa por 4x2 sobre a Alemanha na final da Copa de 66.
Destaques da letra:
It´s coming home (está voltando para a casa)
It´s coming home (está voltando para a casa)
It´s coming (está voltando)
Footballs coming home (futebol está voltando para a casa)
Three lions on a shirt (três leões em uma camisa)
Jules Rimet still gleaming (Jules Rimet ainda está brilhando)
Thirty years of hurt (Trinta anos de mágoa)
Never stopped me dreaming (Nunca me parou de sonhar)
Em 1998 para aproveitar o regresso da Inglaterra a uma Copa do Mundo (não disputou a Copa de 94), a canção foi regravada pelos mesmos autores e interpretes no embalo do mundial realizado na França. No ano da última Copa do século 20, o baterista do The Lightning Seeds era Zakk Starkey, filho do ex-beatle Ringo Starr. Zakk tocou no A.S.A.P. (Adrian Smith and Project), grupo criado pelo guitarrista Adrian Smith (sim, o mesmo do Iron Maiden). A carreira do Ringuinho teve crescimento quando ele passou a responder pelas baquetas do The Who, afinal ele foi aluno do finado Keith Moon. Zakk também tem passagem pelo Oasis, onde foi baterista entre 2004 até 2008, além de ter gravado o sétimo disco deles, o Don't Believe The Truth (2005).
Eis o videoclipe da versão 98 de Three Lions, que começa com a frase "We Still Believe (nós ainda acreditamos)" sendo falado por quatro vezes. Na parte das narrações destaque para os gols que Gascoigne e Shearer na Euro 96, além da festa pela classificação para o mundial de 98. Herói da única Copa conquistada pela Inglaterra em 66, Geoffrey Hurst aparece também nele (veja em 3:22).
Copa do Mundo 2018
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps