Metallica: as "baladas" feitas pela banda
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 22 de abril de 2018
Pode parecer esquisito colocar o Metallica em uma série de exímios baladeiros, mas os caras mandavam realmente bem na época em que significavam alguma coisa, ou seja, até o "Metallica", mais conhecido como "Black Album", depois disso o Metallica virou uma massa amorfa, para dizer o mínimo.
Mas não é por causa das incontáveis besteiras que os caras fizeram que devemos desconsiderar completamente o seu passado, aliás, se há alguma coisa que ainda compensa no Metallica é o seu glorioso passado. Seria um erro absurdo.
Como estamos considerando até o "Metallica", não há numericamente falando muitas baladas, mas quem disse que quantidade é qualidade? Não mesmo! As poucas baladas que eles fizeram merecem o panteão dos deuses. Vamos lá.
Muito já foi dito sobre "Fade to Black" que saiu no segundo álbum "Ride the Lightning". Para muitos o tema lento perfeito com um toque negro na letra, aliás o Metallica, além de tudo, escrevia letras bem além da média.
Na verdade, se formos levar ao pé da letra, "Welcome Home (Sanitarium)" não é bem uma balada, sua letra é ácida demais, mas a maestria instrumental de Hetfiled, Burton, Hammet e Ulrich bate todos os recordes. Na minha opinião a melhor letra já escrita sobre loucura.
Do "...And Justice for All", "One", se a memória não me prega peças, é primeiro vídeo realizado pelo Metallica. Causou verdadeira comoção quando estreou na MTV.
O "Metallica" foi desde o início um álbum controverso. Vendeu os tubos e catapultou o Metallica ao estrelato, porém, como contraindicação, acabou com a banda musicalmente falando. Com "The Unforgiven", o Metallica entrou definitivamente na programação da MTV e das rádios, mesmo as comerciais. "Nothing Else Matters" seguiu os mesmos passos.
Comente: O que você acha das "baladas" do Metallica?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Dani Filth promete Cradle of Filth mais pesado em novo disco


O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O hit do Metallica que o Frodo do Senhor dos Anéis prefere encarar o Sauron a ouvir
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


