Bruce Dickinson: refutando que o metal seja estilo da classe trabalhadora
Por Igor Miranda
Fonte: Irish Times
Postado em 03 de dezembro de 2017
O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, refutou que o heavy metal seja um estilo musical apreciado, especialmente, por homens das classes sociais trabalhadoras e consideradas "alienadas". Em entrevista ao The Irish Times, o cantor afirmou que não acredita que seja possível alocar qualquer gênero musical a uma determinada classe social.
Durante o bate-papo, Bruce Dickinson falou sobre ter estudado em um internato bastante prestigiado da Inglaterra, chamado Oundle. Então, o entrevistador apontou que, no Reino Unido, os internatos são destinados especialmente às pessoas de classe média, enquanto que o heavy metal é característico, segundo ele, da chamada classe trabalhadora.
Em resposta à observação, Dickinson disse: "Não tenho muita certeza sobre isso. Não acredito que seja possível alocar qualquer estilo de música a uma determinada classe social. Você imaginaria que o punk fazia parte de uma classe extremamente trabalhadora, mas, na verdade, estava repleto de pessoas ricas em muitas bandas punk. No topo de várias bandas punk, estavam diversas pessoas de classe média ou anarquistas aristocratas. Também tinha também uma participação justa das pessoas da classe trabalhadora".
Dickinson afirmou que não será o responsável a dar início a uma "guerra de classes" na música. "Evito guerra de classes, porque é besteira. Pessoas são pessoas. De onde elas vêm, bem como seus antecedentes, são características muito variadas. O dinheiro não deveria entrar nisso, a menos que essas pessoas queiram", disse.
Curiosamente, o site Blabbermouth apontou que uma pesquisa feita em 2014, pelo City Lab com o Martin Prosperity Institute, tentou apresentar uma visão socioeconômica mais apurada sobre o heavy metal.
O estudo, que faz uma associação entre condição socioeconômica e número de bandas de metal presentes, afirma que embora o estilo tenha menor influência em locais como Estados Unidos e Reino Unido, com problemas desse teor mais evidentes entre a população, a popularidade do gênero permanece em alta em países da chamda Escandinávia, "notáveis por sua riqueza, segurança social robusta e alta qualidade de vida". A pesquisa aponta, ainda, que o apreço dos países escandinavos pelo heavy metal está ligado diretamente ao ensino compulsório de música nas escolas.
Veja:
https://www.citylab.com/equity/2014/05/how-heavy-metal-tracks-the-wealth-of-nations/371473/
Comente: Você concorda com a opinião de Bruce Dickinson?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple

"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Blaze Bayley sobre o documentário: "Não era um filme do Iron Maiden feito por eles"
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 10 momentos "mais prog" da carreira do Iron Maiden segundo a Classic Rock
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A banda que Bruce Dickinson considera ser a versão moderna do Led Zeppelin


