RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Pierce The Veil
Comitiva

The Who: A história da clássica "Baba O'Riley"

Por Vinícius
Fonte: Wikipedia
Postado em 20 de novembro de 2017

O que faz uma música receber a definição de clássica?

Virar referência? Continuar sendo lembrada depois de muito tempo? Marcar uma época? Reconhecimento? Influência?

"Baba O'Riley" se encaixa em todos esses aspectos acima.

Who - Mais Novidades

Sendo a música mais conhecida da banda britânica The Who, se trata da faixa de abertura do álbum "Who's Next", quinto álbum lançado pela banda, em 1971.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

HISTÓRIA

Para ter uma noção melhor de como tudo aconteceu, é preciso lembrar que o álbum "Who's Next" nasceu depois de muitas reviravoltas pessoais do guitarrista Pete Townshend e da banda.

Originalmente, a música fazia parte do projeto Lifehouse, inicialmente projetado para integrar um álbum conceitual duplo, uma adaptação no cinema e uma experiência interativa com a plateia dos shows.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O conceito principal de Lifehouse era de que cada ser humano tem um tipo de "DNA musical", e que juntando todos eles, formariam uma nota universal.

Porém, com o passar do tempo, o projeto foi ficando muito complexo, ao ponto de ser incapaz de passar no papel as ideias de maneira coesa. Tal situação gerou em Pete Townshend um colapso nervoso, fazendo ele abandonar assim grande parte do projeto.

O produtor Kit Lambert foi demitido, dando espaço assim ao produtor Glyn Johns, que ajudou a banda a recomeçar do zero, escolhendo as melhores partes do projeto Lifehouse, culminando assim no álbum "Who's Next".

Tudo isso ocorreu pois Townshend se encontrou motivado depois da bem sucedida ópera-rock "Tommy", lançada em 1969.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Originalmente a música tinha 30 minutos de duração, sendo editada em estúdio depois para selecionar apenas as melhores partes dela.

As outras partes da mesma aparecem no álbum "Lifehouse Chronicles" da varreira solo de Pete Townshend, intituladas como Baba M1 (O'Riley 1st Movement 1971)" e "Baba M2 (2nd Movement Part 1 1971)".

A música recebe esse nome por ser uma homenagem a duas grandes influências de Townshend na época: O líder espiritual Meher Baba e o compositor Americano de vanguarda, Terrence Mitchel Riley.

COMPOSIÇÃO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma das características que imediatamente chamam a atenção do ouvinte é o uso de um sintetizador, que está presente na música inteira de maneira imponente, alterando a frequência e padrões pulsantes a depender da parte da música. (Esse tipo de recurso também é usado em "Won't Get Fooled Again", outro clássico da banda presente no mesmo álbum).

Se trata de um sintetizador ARP, "brinquedinho" que era uma novidade na época em termos de avanços de tecnologia em estúdios.

Outros destaques da música são o riff de guitarra em 3 power chords servindo como a base da música, os 2 curtos solos e um belíssimo solo de violino feito por Dave Arbus, com grande influência da música folk Celta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista Roger Daltrey canta a maior parte da música, dividindo espaço a Pete Townshend num breve interlúdio no meio da música.

"Don't cry, don't raise your eye, it's only teenage wasteland"

CURIOSIDADES

• A música está presente na lista das 500 nelhores músicas pela revista Rolling Stone e também presente no Rock and Roll Hall Of Fame como uma das 500 músicas que mudaram o Rock and Roll.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

• A música está presente na série CSI New York.

• Os 30 minutos originais da música foram feitos para a banda fazer uma performance no Royal Festival Hall de Londres.

• Ao vivo, o solo de violino é sempre substituído por um solo de gaita tocado pelo vocalista Roger Daltrey.

Então, manda ver!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: O que faz uma música receber a definição de clássica?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS