Matérias Mais Lidas

ZZ Top: banda continuará sem Dusty Hill; vamos honrar seu desejoZZ Top
Banda continuará sem Dusty Hill; "vamos honrar seu desejo"

Iron Maiden: lendário show no Hammersmith, de 1982, finalmente chega ao streaming; ouçaIron Maiden
Lendário show no Hammersmith, de 1982, finalmente chega ao streaming; ouça

Whitesnake: por que Glenn Hughes nunca foi chamado para a banda, segundo CoverdaleWhitesnake
Por que Glenn Hughes nunca foi chamado para a banda, segundo Coverdale

Cannibal Corpse: por que eles não queriam participar do filme Ace Ventura, de Jim CarreyCannibal Corpse
Por que eles não queriam participar do filme Ace Ventura, de Jim Carrey

Whitesnake: vocalista e multi-instrumentista Dino Jelusick é o novo integranteWhitesnake
Vocalista e multi-instrumentista Dino Jelusick é o novo integrante

Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com JordisonCorey Taylor
Não podíamos trabalhar junto com Jordison

Ozzy Osbourne: veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em Crazy TrainOzzy Osbourne
Veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em "Crazy Train"

Iron Maiden: edição nacional do novo álbum Senjutsu está em pré-venda no BrasilIron Maiden
Edição nacional do novo álbum "Senjutsu" está em pré-venda no Brasil

Lobão: O Rock In Rio de 85 foi muito ruim para o rock brasileiroLobão
O Rock In Rio de 85 foi muito ruim para o rock brasileiro

Joey Jordison: o dia que ele substituiu Lars e arrebentou tocando Creeping DeathJoey Jordison
O dia que ele substituiu Lars e arrebentou tocando "Creeping Death"

Angra: a reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a bandaAngra
A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a banda

Sinistra: o que aconteceu com a banda, que surgiu e logo sumiu? Luis Mariutti respondeSinistra
O que aconteceu com a banda, que surgiu e logo sumiu? Luis Mariutti responde

Nightwish: banda fez show secreto na Finlândia se passando por banda coverNightwish
Banda fez show secreto na Finlândia se passando por banda cover

ZZ Top: Ozzy Osbourne e Paul Stanley homenageiam o falecido Dusty HillZZ Top
Ozzy Osbourne e Paul Stanley homenageiam o falecido Dusty Hill

Pearl Jam: por que Eddie Vedder sofreu mais com o sucesso do que os outros integrantesPearl Jam
Por que Eddie Vedder sofreu mais com o sucesso do que os outros integrantes


Pentral

Ao vivo: álbuns clássicos que você deveria conhecer

Por Ivison Poleto dos Santos
Em 06/03/17

Já vou avisando que esta é uma lista pessoal de álbuns ao vivo de rock/metal que marcaram a minha audição e me proporcionaram horas e horas de puro deleite auditivo e tornaram a minha adolescência suportável. Pode ser que muitos não concordem com ela e/ou achem que faltam obras. A minha intenção é sugerir àqueles que estão iniciando no rock/metal obras que considero fundamentais e um deleite auditivo tão necessário neste país. São álbuns para ouvir acompanhado dos amigos, dos casos, amantes, etc. Bom, então vamos iniciar:

Alchemy - Dire Straits

Mark Knopfler é um guitarrista invejado por muitos. Dono de uma técnica muito pessoal, Knopfler não usa palheta, mas sim seus dedos, ele construiu uma bela reputação nos anos 1980/90. O álbum é uma aula de como tocar rock e foi uma injeção de ânimo na banda. O grande feito da banda foi dar uma injeção de adrenalina em músicas que nos álbuns de estúdio não soavam tão legais e transformá-las em clássicos instantâneos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alive I - Kiss

Ah, o Kiss! Banda de tantos ódios e tantos amores! Mesmo os detratores da banda hão de concordar que Alive I é a obra-prima da banda, sendo o álbum que a catapultou para o sucesso. Com Ace Frehley em um estado sobrenatural, a banda desfila as músicas de seus primeiros três álbuns de estúdio que não tiveram a repercussão esperada. Alive I consegue passar para o vinil toda a energia da banda, o que os álbuns de estúdio não conseguiram até então. A banda lançou mais dois álbuns ao vivo, mas sem o mesmo brilho. Impossível ouvir sem bangear!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

The Song Remains The Same - Led Zeppelin

Álbum para ser ouvido em uma tarde nublada, se possível com uma garoa fina e um pouquinho de frio. Eu o reputo como uma obra de arte, o auge da mais emblemática banda dos anos 1970. O Led Zep teve o privilégio de contar com músicos que se tornaram referência em suas respectivas artes. Que levante a mão quem nunca ouviu falar de Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham! Monstros sagrados!

Se você é daqueles que não cortem os excessos musicais dos anos 1970, grandes solos instrumentais, músicas estendidas, etc. e etc., ouça o álbum pelo menos para ver por que os punks tinham tanto ódio da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

(P.S.: não encontrei links legais no Youtube)

Live Evil - Black Sabbath

Por razões que nunca serão explicadas, o Black Sabbath nunca lançou material oficial ao vivo com Ozzy Osborne. Live Evil foi lançado em 1982 com Ronnie James Dio que deu uma cara nova aos clássicos da banda e adicionou novos outros alçando-se ao panteão dos deuses. A voz de Dio está incomparável! Diziam os mexericos da época que a mixagem da voz foi a causa da demissão de Dio. Anos depois, ele e Iommi confirmaram a história. Mas esqueça isso! Live Evil é o registro magistral de uma banda seminal.

Speak Of The Devil - Ozzy Osbourne

Mr. Madman mostrou-se inigualável na tarefa de descobrir grandes músicos. Depois de perder ninguém menos que Randy Rhoads, coube a Brad Gillis a quase impossível tarefa de substituí-lo. E ele o fez muitíssimo bem. Pena que Gillis optou por não continuar passando o bastão para Jake E. Lee. O álbum traz somente músicas gravadas pelo Black Sabbath e, por esta razão, é um desfilar de clássicos. Com uma banda muito bem afinada, Mr. Madman mostrou que estava vivo e em grande forma.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Exit Stage Left - Rush

Foi o primeiro álbum do Rush que eu ouvi e posso dizer que comecei muito bem. O que dizer de músicos como Geddy Lee, Neil Peart e Alex Lifeson? Álbum indicado para aqueles que gostam de músicas bem compostas e muitíssimo bem tocadas. E foi gravado por somente três músicos, hein!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

The Eagle Has Landed - Saxon

O primeiro álbum ao vivo de Biff Bifford e sua turma que mostra a fase clássica do Saxon antes do Crusader. Indicado para aqueles que curtem uma NWOBHM. Um detalhe interessante do álbum é que na contracapa é mostrada a velocidade computada do baterista Nigel Glockler ao executar as músicas. O único defeito do álbum é não ser duplo.

https://youtu.be/PE7Zp8w2T2A?list=PL8a8cutYP7foUtbjNfpPwaurg5pEGLnBh

Unleashed In The East - Judas Priest

Primeiro registro ao vivo de Rob Halford, Glenn Tipton, K. K. Downing e Ian Hill. Magistral, simplesmente magistral! Desde o início percebe-se que o Judas Priest é uma banda diferente. Rob Halford mostra ao vivo todo o seu alcance vocal cantando da mesma forma, ou até melhor, que em estúdio. Álbum para ser enquadrado e deixado na sala de estar. Em 1986, a banda um duplo ao vivo chamado 'Priest Live!', mas, infelizmente, este registro não chega aos pés do primeiro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Live After Death - Iron Maiden

É simplesmente o registro da lendária banda Iron Maiden no seu ápice! Somente isso! Na época muita gente lamentou a falta de algumas músicas, 'Where Eagles Dare' por exemplo, mas se fossem colocar todas as músicas que mereciam um registro ao vivo, o álbum teria de ser triplo ou quadruplo. Bruce Dickinson mostra porque conseguiu substituir Paul Dianno e levar a banda a patamares nunca antes imaginados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Made In Europe - Deep Purple

Muita gente o considera um álbum menor porque não foi gravado com a formação original, mas David Coverdale e Glenn Hughes fizeram um trabalho simplesmente fantástico. A grande surpresa foi realmente Glenn Hughes, pois além de ser um baixista melhor que Roger Glover (vão me matar por isso!), canta muito bem. É o registro ao vivo de músicas como Burn, Stormbringer e outras que cá entre nós também merecem ser alçadas ao nível dos clássicos da banda. E Ritchie Blackmore está muito bem!

Made Pirata (Volumes I e II) - Made In Brazil

Infelizmente, os registros ao vivo de bandas nacionais de rock/metal não são comuns. Aliás muitas bandas maravilhosas dos anos 1970/80 não deixaram sequer registros em estúdio, quanto mais ao vivo. O disco não registra o auge da banda, mas traz participações especiais de membros antigos que abrilhantam o trabalho. Originalmente projeto para ser um álbum duplo, o disco foi lançado em dois volumes por causa das dificuldades materiais da época e também porque se achou que não venderia tão bem como álbum duplo. Coisas das gravadoras brasileiras. Enfim, grande registro de uma grande banda que merece muito mais reconhecimento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Dire Straits: Luiz Caldas faz ótima versão acústica para Sultans of Swing e viralizaDire Straits
Luiz Caldas faz ótima versão acústica para "Sultans of Swing" e viraliza

Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os Sultões do SwingDire Straits
Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"


Dire Straits: uma versão pesada de Money for Nothing por Leo MoracchioliDire Straits
Uma versão pesada de "Money for Nothing" por Leo Moracchioli

Dire Straits: Luiz Caldas faz ótima versão acústica para Sultans of Swing e viralizaDire Straits
Luiz Caldas faz ótima versão acústica para "Sultans of Swing" e viraliza

Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os Sultões do SwingDire Straits
Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Ivison Poleto dos Santos

Veterano das guerras metálicas. Pesquisador, escritor, resenhista, músico frustrado (por isso tudo o anterior). Ao contrário da opinião comum, acho que o melhor do Metal ainda está por vir e que existem grandes bandas novas por aí. Só procurar. No meu caso elas vêm até mim.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos.