Matérias Mais Lidas

imagemBeatles: A música que Paul McCartney compôs para calar a boca de Pete Townshend

imagemO hit dos Engenheiros sobre Humberto não querer ser guru dos jovens igual Renato Russo

imagemRoger Waters sobre tocar Pink Floyd sem David Gilmour: "Não tenho problema algum"

imagemTony Iommi diz que Geezer Butler sofreu acidente de barco e quebrou costela

imagemAs 10 músicas mais estranhas do Guns N' Roses, em lista do Ultimate Classic Rock

imagemBlaze achava que Bruce jamais voltaria para o Iron Maiden

imagemBatera do Polyphia perde click e técnico salva marcando o tempo em sua perna

imagemAs obscuras músicas favoritas do Red Hot Chili Peppers de John Frusciante

imagemO hit do Engenheiros do Hawaii frequentemente confundido com confissão de aborto

imagemDream Theater: confira possível setlist dos shows da banda no Brasil

imagemMaranhão Open Air anuncia line-up com 24 bandas em dois dias

imagemA opinião de Dave Mustaine sobre a clássica "The Unforgiven", do Metallica

imagemAudioslave: Tom Morello recorda seu sinistro primeiro encontro com Chris Cornell

imagemDez clássicos do thrash metal que não foram gravados pelo "Big Four" - Parte I

imagemCinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte III


Dream Theater 2022

Dúvida: o que é hard rock e o que é heavy metal quando falamos dos anos 1970?

Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Em 28/11/16

publicidade

Em termos históricos, a grande maioria dos pesquisadores aponta o disco de estreia do Black Sabbath como o marco zero do heavy metal. Lançado em 13 de fevereiro de 1970, uma sexta-feira 13, o álbum merece, com toda justiça, essa reverência.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o fato é que já existia rock pesado antes do primeiro LP do Black Sabbath, e, obviamente, continuou existindo depois. No entanto, é extremamente difícil definir o que era metal e o que era hard rock naquela período. Aqui, um adendo: apesar de ter adquirido um significado diferente a partir dos anos 1980, com o surgimento da cena glam californiana de nomes como Mötley Crüe, Poison e outros, o termo 'hard rock' será utilizado nesse texto como definição para o rock pesado produzido nas décadas de 1960 e 1970 por grupos pioneiros como Cream, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e outros. Pessoalmente, uso esse significado para o gênero até hoje, e para o pessoal da cena de Los Angeles e derivados prefiro utilizar definições como glam metal e hair metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Voltando, quando olhamos para trás e ouvimos os discos lançados pelas bandas que faziam rock pauleira lá na década de 1970, é bastante difícil definir o que poderia ser classificado como hard rock e o que seria heavy metal. Em certos aspectos, é uma definição até mesmo subjetiva em alguns casos. E não que ela precise necessariamente ser feita, mas ajuda a classificar os artistas para quem quer se aprofundar na trajetória e desenvolvimento de ambos os gêneros.

Embora as origens exatas do que viria a se definir como heavy metal sejam difíceis de se definir (o som do guitarrista norte-americano Link Wray lá na década de 1950, citado por diversos músicos como inspiração, seria um desses inícios), é correto afirmar que o gênero deu os primeiros passos para o seu desenvolvimento durante a década de 1960, influenciado por grandes bandas de blues rock e hard rock como Rolling Stones, The Who, Cream, Jimi Hendrix Experience e Led Zeppelin. Ainda que o senso comum aponte o Black Sabbath como a primeira banda a soar totalmente de acordo com o então novo gênero, grupos como Blue Cheer, Uriah Heep, Deep Purple e Grand Funk Railroad apresentavam elementos que fizeram a ligação entre o hard rock e o metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Musicalmente, o heavy metal caracterizava-se pelos riffs distorcidos, bateria agressiva e vocais vigorosos, resultando em uma demonstração de força bruta em forma sonora. Liricamente, as letras exploravam temas que contrastavam com os assuntos abordados no rock em geral, falando sobre assuntos sombrios e pesados como drogas, guerras, morte e suicídio. A postura anti-religião também é recorrente, com a figura do demônio transformando-se em um símbolo onipresente e primordial para o gênero, incorporando a mensagem de individualidade e anti-conformidade que o heavy metal construiu ao longo dos anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o hard rock surgiu na segunda metade dos anos 1960, fruto do rock de garagem e do blues rock. Artistas que exploravam essas sonoridades começaram a soar cada vez mais pesados, levando ao nascimento de um novo gênero musical que tinha como características marcantes as agressivas performances vocais, guitarras cheias de distorção e o uso constante de power chords. Nomes como The Who, Cream, Jimi Hendrix Experience, Vanilla Fudge e Steppenwolf foram pioneiros no estilo e influenciaram profundamente as gerações posteriores.

Apesar de todos esses parágrafos explicativos, concordo que, na prática, as coisas acabam se confundindo e se misturando um pouco. O jornalista Eddie Trunk usou uma boa definição para separar os estilos, classificando como hard rock aquele som que te puxa pra cima e tem um clima mais festeiro, e heavy metal como aquela música mais sombria e agressiva. Um bom começo, mas que acaba não expressando a plenitude tanto do hard quanto do metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E essa confusão acaba gerando uma dificuldade muito grande na hora de definir o que é hard rock e que é heavy metal naqueles discos pesadões (e fantásticos) gravados durante os anos 1970. O Loudwire, por exemplo, não coloca o Led Zeppelin como metal por entender que a banda tinha muita influência de blues e spirituals, gênero musical nascido dos cantos religiosos dos escravos vindos da África e que chegaram aos Estados Unidos nos anos 1800.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De modo geral, acho que um dos pontos que ajudam a definir melhor o que é hard rock e o que é heavy metal é o distanciamento do blues. Mesmo o Black Sabbath apresentando elementos do estilo, foi afastando o rock de suas origens bluesy que nomes como Judas Priest e Rainbow moldaram o que seria conhecido como metal. Ao inserir riffs e arranjos de guitarras mais ambiciosos e complexos, inspirados em bandas de hard rock como o Wishbone Ash e o Thin Lizzy, e até de nomes vindos do rock sulista norte-americano como Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd, a turma de Rob Halford e Ritchie Blackmore influenciou de maneira profunda tudo que veio depois. O uso de melodias de guitarra, de harmonias construídas através da interação entre dois instrumentistas, foi um fator marcante. Mas como diferenciar essas guitarras gêmeas das que já eram feitas pelos próprios Wishbone Ash e Thin Lizzy, então? Pela agressividade e intensidade do UFO, por exemplo, e pelas melodias mais sombrias e épicas do Priest e do Rainbow, também.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Recentemente, o TeamRock publicou uma lista com os dez discos essenciais do metal setentista elaborada por Malcolm Dome, um dos nomes mais respeitados e conhecidos do jornalismo rock inglês - leia a matéria aqui. Pessoalmente, eu trocaria algumas das escolhas de Dome por outras, assim como você provavelmente fará o mesmo com as minhas escolhas. Pelas razões expostas neste texto até agora, não classifico Deep Purple, Kiss, Van Halen e Scorpions como heavy metal. Pra mim, todas elas são bandas de hard rock. Poderia trocar os discos desses grupos na lista de Dome por trabalhos de nomes como o UFO (a ausência mais sentida na lista, na minha opinião), Sir Lord Baltimore, Budgie, Bang, Riot, Saxon, Samson e outros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Caso elaborasse uma lista com os discos essenciais do metal setentista, ela seria essa (optei por seguir a metodologia adotada pelo Team Rock, incluindo apenas um título de cada banda):

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)
Lucifer's Friend - Lucifer's Friend (1970)
Sir Lord Baltimore - Kingdom Come (1970)
Budgie - Never Turn Your Back on a Friend (1973)
UFO - Phenomenon (1974)
Judas Priest - Sad Wings of Destiny (1976)
Rainbow - Rising (1976)
Rush - 2112 (1976)
Motörhead - Overkill (1979)
Riot - Narita (1979)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em relação ao hard rock, os discos essenciais lançados durante a década de 1970 seriam esses na minha opinião (também com apenas um título por banda):

Free - Fire and Water (1970)
Mountain - Climbing! (1970)
Led Zeppelin - IV (1971)
The Who - Who's Next (1971)
Deep Purple - Machine Head (1972)
Wishbone Ash - Argus (1972)
Alice Cooper - School's Out (1972)
Captain Beyond - Captain Beyond (1972)
Uriah Heep - Demons and Wizards (1972)
Grand Funk Railroad - We're and American Band (1973)
Kiss - Kiss (1974)
Queen - A Night at the Opera (1975)
Ted Nugent - Ted Nugent (1975)
Aerosmith - Rocks (1976)
Thin Lizzy - Jailbreak (1976)
Van Halen - Van Halen (1978)
Cheap Trick - Heaven Tonight (1978)
Scorpions - Taken by Force (1978)
AC/DC - Highway to Hell (1979)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E para deixar tudo mais completo, acho que vale a pena também citar aqueles que considero os discos essenciais do hard rock dos anos 1960 (também apenas um por banda):

Cream - Disraeli Gears (1967)
Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced (1967)
Blue Cheer - Vincebus Eruptum (1968)
Steppenwolf - Steppenwolf (1968)
Jeff Beck - Truth (1968)
Led Zeppelin - Led Zeppelin II (1969)
Grand Funk Railroad - Grand Funk (1969)
The Stooges - The Stooges (1969)
The Who - Tommy (1969)

E pra você, quais são os elementos que diferenciam o que é hard rock e o que é heavy metal quando falamos de discos lançados durante os anos 1970? Nas décadas seguintes a diferença ficou mais clara, mas e lá na névoa setentista, como isso se dava? Conte pra gente e liste os seus discos preferidos do período nos comentários.

Comente: Quais são os elementos que diferenciam o que é hard rock e o que é heavy metal quando falamos de discos lançados durante os anos 1970?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp


publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Tony Iommi diz que Geezer Butler sofreu acidente de barco e quebrou costela

O show do Black Sabbath que acabou em tumulto por conta de uma garrafa

Cinco músicos que começaram vida nova após saírem de grandes bandas de heavy metal

"Paranoid" aparece em trailer da nova temporada do desenho "Rick And Morty"; veja vídeo

A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa

Black Sabbath: Ozzy e Iommi sobem ao palco para tocar clássicos na final do Commonwealth

Dez clássicos do rock e do heavy metal que não têm bateria

Cinco bandas que lançaram discos por três (ou mais) anos consecutivos - Parte 1

Dez músicas gravadas por bandas de rock e metal que não têm refrão, em lista do Loudwire

O motivo pelo qual Bill Ward não deixava John Bonham tocar sua bateria

Tony Iommi toca na cerimônia de abertura dos XXII Jogos da Commonwealth

Red Hot se junta ao grupo de bandas que lançaram dois discos no mesmo ano

Ozzy Osbourne lança vídeo da música "Degradation Rules"; veja aqui

Ozzy Osbourne divulga "Degradation Rules", música com participação de Tony Iommi

Metal FC: confira como seria um time de futebol formado por onze ícones do heavy metal

Bill Ward: a turnê do "13" não foi isto tudo, e o CD é uma merda

Kiko Loureiro revela quais são seus álbuns preferidos (e nenhum é do Megadeth)

Grandes covers: cinco versões para "Iron Man", do Black Sabbath

Iron Maiden: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

King Diamond: O que significa ser Satanista?


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig.