Metallica: os números explicam porque eles são a maior banda de metal da história
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 21 de novembro de 2016
A discussão vem à tona sempre que alguém ou algum veículo profere a frase "Metallica, a maior banda de heavy metal de todos os tempos". Essa afirmação sempre gera polêmica entre uma parcela de fãs, então vamos tentar explicar o porque de ela estar correta.
O heavy metal está alicerçado sobre alguns ícones. Nomes como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e próprio Metallica conseguiram traduzir a gênese do que é o estilo em suas canções. Outras bandas, tais como Motörhead, Slayer, Dio, Accept, Helloween e Motörhead, também foram responsáveis por conduzirem o estilo por caminhos determinantes e duradouros, ainda que não tenham alcançado o arrebatador número de vendas, o inquestionável sucesso comercial, do quarteto citado no início deste parágrafo. O Motörhead, por exemplo, vendeu um total de 15 milhões de discos em toda a sua carreira, pouco mais da metade do que o álbum mais vendido do Metallica.
O Black Sabbath foi a banda que tornou tudo possível. Sem eles, o metal não existiria. O Judas Priest mudou o curso do gênero ao afastá-lo das raízes blues, inserindo doses generosas de melodias e um trabalho primoroso de harmonia nas guitarras. O Iron Maiden aprimorou ainda mais o caminho iniciado pelo Judas e, em uma carreira singular onde a palavra integridade talvez seja o termo mais apropriado para definir tal trajetória, construiu um dos maiores legados da história da música pesada. E o Metallica pegou o que Sabbath, Judas e Maiden faziam, misturou com a agressividade de nomes como Venom, Motörhead e Mercyful Fate, colocou uma pitadinha da atitude vinda diretamente do punk rock e deu ao mundo o thrash metal.
São todos nomes incríveis e com legados gigantescos e (provavelmente) eternos, mas ao analisarmos o adjetivo que está no título desta matéria, entramos em mundo um pouco mais palpável e com parâmetros menos subjetivos e mais concretos. Antes de tudo, é preciso entender o que o termo MAIOR significa. Segundo o Aurélio, principal dicionário da língua portuguesa, trata-se de "algo que excede outro em quantidade, volume, extensão, intensidade ou duração". Ou seja, é uma unidade de medida, no final das contas. Eu, com meu 1,88 metros, sou maior que uma pessoa que tem 1,60. Isso é um fato, uma verdade, e não há motivo para discussão.
Em relação à uma banda, quando vamos analisar o seu tamanho, a unidade que utilizamos é algo frio e direto: seus números. Quantos discos tal artista vendeu, quantos ingressos ela vende para seus shows, quanto arrecada em seus concertos. Todos elementos que ajudam a mensurar o tamanho de sua legião de fãs, o impacto de sua popularidade. É o que a palavra "maior" significa. E aqui é preciso deixar bem claro: o conceito de "maior" é, como você bem sabe, diferente de "melhor", "mais influente" e "mais importante". Mas não preciso explicar muito isso, afinal todo mundo sabe a diferença, não é mesmo?
Tendo como base essa abordagem, não existe nada igual ao Metallica dentro do heavy metal, e muito provavelmente jamais existirá algo parecido. "Black Album", seu quinto disco, é o álbum de metal mais vendido de todos os tempos, com mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em toda a sua carreira, o Metallica já vendeu mais de 115 milhões de discos, o que faz da banda uma das maiores best sellers de todos os tempos.
O novo álbum do grupo, "Hardwired … To Self-Destruct", lançado em 18/11, está em primeiro lugar em 57 países diferentes. Segundo dados da ONU divulgados em 2015, o nosso planeta está dividido em 193 países. Colocando em termos estatísticos, o novo disco do Metallica está em primeiro lugar nas paradas de 29,5% dos países do mundo - quase um terço do planeta. Um feito bastante impressionante, não é mesmo?
Como curiosidade, abaixo estão os números estimados de vendas em todo o mundo até hoje de cada um dos discos lançados pelo Metallica em quase quatro décadas de carreira:
Kill ‘Em All - 7 milhões
Ride the Lightning - 10 milhões
Master of Puppets - 12 milhões
… And Justice for All - 15 milhões
Metallica - 25 milhões
Live Shit: Binge & Purge - 3 milhões
Load - 9 milhões
Reload - 8 milhões
Garage Inc. - 8 milhões
S&M - 7 milhões
St. Anger - 6 milhões
Death Magnetic - 5 milhões
Agora, vamos a uma lista com as bandas de hard rock e heavy metal que mais venderam discos em todos os tempos, em todo o planeta:
1 Led Zeppelin - 250 milhões
2 AC/DC - 200 milhões
3 Aerosmith - 150 milhões
4 Bon Jovi - 130 milhões
5 Metallica - 115 milhões
6 Guns N’ Roses - 100 milhões
7 Def Leppard - 100 milhões
8 Kiss - 100 milhões
9 Iron Maiden - 90 milhões
10 Foreigner - 80 milhões
11 Meat Loaf - 80 milhões
12 Van Halen - 80 milhões
13 Journey - 75 milhões
14 Black Sabbath - 70 milhões
15 Judas Priest - 40 milhões
16 Slipknot - 40 milhões
Dos nomes acima, se destacarmos apenas os que se enquadram dentro do heavy metal, temos:
1 Metallica - 115 milhões
2 Iron Maiden - 90 milhões
3 Black Sabbath - 70 milhões
4 Judas Priest - 40 milhões
5 Slipknot - 40 milhões
Quando analisamos os números relativos às turnês, temos um resultado semelhante. Abaixo estão as turnês de artistas de rock que mais arrecadaram dinheiro durante a década de 2010. O Metallica é o único artista de heavy metal incluído na lista de tours mais lucrativas da década (e mais: na lista das turnês mais lucrativas da história da música - a título de curiosidade, liderada pelo U2 e sua 360º Tour -, o Metallica é o único nome de metal a constar).
Abaixo, as turnês mais lucrativas da década de 2010:
1 U2 - U2 360º Tour - 7,3 milhões de ingressos vendidos, 736,4 milhões de dólares em vendas
2 Roger Waters - The Wall Tour - 4,1 milhões de ingressos, 458,6 milhões de dólares
3 AC/DC - Black Ice World Tour - 4,8 milhões de ingressos, 441,1 milhões de dólares
4 Bruce Springsteen - Wrecking Ball Tour - 3,6 milhões de ingressos, 355,6 milhões de dólares
5 Paul McCartney - Out There Tour - 1,9 milhões de ingressos, 275,7 milhões de dólares
6 Bon Jovi - Because We Can Tour - 2,6 milhões de ingressos, 259,5 milhões de dólares
7 Eagles - Long Road Out of Eden Tour - 2 milhões de ingressos, 251,1 milhões de dólares
8 Metallica - World Magnetic Tour - 2,7 milhões de ingressos, 219,9 milhões de dólares
9 AC/DC - Rock or Bust Tour - 2,5 milhões de ingressos, 208,2 milhões de dólares
Pessoalmente, coloco o Black Sabbath como a banda mais influente quando o assunto é heavy metal, seguida pelo Iron Maiden. Mas, quando estamos falando de grandeza, não há como fugir do fato de o Metallica ser, indiscutivelmente, o maior nome da história do gênero, como os números provam. Acima de gosto individual e preferências pessoais por esse ou aquele artista, trata-se de um fato indiscutível e baseado em fatos do próprio mercado.
Então, uma dica: ao invés de perder tempo se envolvendo em discussões toda vez que alguém cita o Metallica como a maior banda de metal da história, use essa energia para descobrir novos sons, ler alguns livros, assistir alguns filmes ou realizar algo mais produtivo. Garanto que vai valer muito mais a pena ;-)
Comente: Concorda que não existe nada igual ao Metallica dentro do heavy metal?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
Com filhos de Jack Bruce e Ginger Baker, Sons of Cream anuncia primeiro álbum
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
Jorn Lande já havia trabalhado com Tony Iommi em outro álbum solo
Seguidores do Whiplash.Net elogiam a "fase Tony Martin" do Black Sabbath

O baterista que defende Lars Ulrich no caso Napster mais que o próprio Lars
Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


