Psychobilly: O estilo pelo Mundo - Parte 1
Por Diego Baldraco
Fonte: Psychobilly Brasil
Postado em 26 de outubro de 2016
Por Rocker G.T
Sabemos que foi na Inglaterra onde nasceu oficialmente o Psychobilly da forma que o conhecemos com este nome e todas as características que temos hoje. As bandas mais clássicas e os maiores festivais se encontram do centro para o oeste da Europa. Mas a partir dos anos 90 o Psychobilly se difundiu para além as fronteiras, para um lado se espalhando nos Estados Unidos e para o outro chegando até o Japão.
Esta matéria dá inicio a uma serie de artigos mostrando um pouco do Psychobilly fora do eixo Alemanha-Inglaterra-EUA. A intenção é dar uma amostra de bandas de várias partes do mundo para conhecimento e ate para entendermos como cada lugar encara este gênero tão democrático.
Este será dividido em duas partes para não ficar extenso demais, sendo esta primeira dando ênfase ao leste europeu. Então, vamos lá...
Eslováquia
Começando pela Eslováquia, um país com uma das maiores taxas de desenvolvimento econômico da União Europeia. Com um população de mais e 5 milhões tínhamos que ter pelo menos uma banda de Psychobilly por lá. Neste país encontramos a banda Devil Street 13, que faz um psycho/rockabilly agitado e divertido:
Noruega
A Noruega é um país nórdico da Escandinávia conhecido por gerar grandes bandas de Black Metal e emprestar suas locações para diversos jogos de RPG. O país foi classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. De lá temos a banda The Dead Beat:
O The Tranceplants faz um psycho com toques de punk garageiro, talvez pelo seu uso do baixo elétrico:
Bielorrússia
Um país relativamente novo, que declarou sua independência em agosto de 1991 (com o fim da União Soviética depois de ter sofrido bastante com a Segunda Guerra Mundial) e tem 2 idiomas oficiais: o bielorusso e o russo.
A primeira banda de psychobilly formada na República de Belarus foi o Nitkie. Esta banda tem estilo bem parecido com o Meantraitors em sua fase atual com baixo elétrico. Atualmente a banda se mudou para a Rússia, esta ativa e já tem 4 álbuns:
Outra bem legal que apareceu por aqueles lados é a banda Crazy Steaks:
Eslovenia
Passando para um outro pequeno país do leste europeu, a Eslovênia, que também declarou sua independência em 1991. Deste pedaço da Europa vem a banda Clockwork Psycho, liderada pela bela Lilith no double bass e vocal, tocam um psychobilly enérgico e bem feito:
A banda Cyphre Louis já tem um ar mais obscuro e uma pegada mais comedida:
O EightBomb segue o estilo "oldschool" e tem uma boa reputação na cena:
Por ultimo o Other Ones, com uma música insana, maldita e divertida como o Psychobilly tem que ser:
Bósnia
A Bósnia e Herzegovina é um dos países resultantes da dissolução da Iugoslávia e tem sua historia tristemente ligada à 1º e 2º Guerra Mundial além de uma trágica guerra civil após sua independência em 1992. Mas depois disso conseguiu se reerguer e hoje atrai turistas de todos os lugares atrás de suas belezas naturais e arquitetura das cidades.
De lá vemos a banda The Nightshift Crew com um estilo bem particular, fazendo um Psychobilly onde se pode notar alguma influencia de hardrock:
Sérvia
A Sérvia está ali do lado da Bósnia, e também veio da dissolução da Iugoslávia. De lá surgiu a banda Grandpa Candys:
Croácia
A historia da Croácia se mistura com os países acima, sendo vizinho da Eslovênia, Sérvia e Bósnia. É um país bem pequeno, com apenas 56.594 km2 de área, tamanho equivalente ao estado da Paraíba. Temos duas bandas que se destacam:
Latex Willer, banda bem performática com backing vocal feminino:
Mojo Men From Mars, segue um estilo com um pé no rockabilly barulhento (no bom sentido):
Na próxima publicação vamos para África e América do Sul.
Stay Psycho!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
Teemu Mäntysaari não se preocupa com comparações aos outros guitarristas do Megadeth
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"
O hit de Renato Russo que critica religião evangélica: "Falar mal de Nossa senhora?"
A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



