Pé da Letra: análise da música "Amerika", do Rammstein
Por Gabriele Moura
Fonte: Roadie Metal
Postado em 23 de março de 2016
A canção 'Amerika' é o grande single do álbum "Reise Reise", lançado pela banda alemã de Industrial Metal Rammstein no ano de 2004. A música trata da americanização, ou como muitos dizem, antiamericanismo. A faixa mescla inglês com alemão, o que dá um ar mais sofisticado e peculiar à canção. No videoclipe da música, podemos notar como a banda satiriza os Estados Unidos.
A primeira estrofe da canção repete-se uma segunda vez para enfatizar a ideia e cinismo nela empregada: 'Todos nós estamos morando na América; América é maravilhosa; todos nós estamos morando na América; América; América'. A ironia é clara: quando ele diz que 'todos estamos morando na América', quer dizer que estamos vivendo o American Way Of Life (Estilo de vida americano). Este foi um programa adotado pelo governo estadunidense durante a Guerra Fria para propagar sua cultura pelo mundo. Já 'América é maravilhosa', trecho cantado em alemão, indica mais um sinal do sarcasmo presente na canção.
'Quando nós dançamos, eu quero conduzir; quando você se vira só; deixe-nos controlá-lo um pouco; eu vou te mostrar como as coisas funcionam'. Neste trecho, ela fala como se fosse os Estados Unidos, que quer dominar tudo e todos, quer controlar e manipular o mundo como se este fosse sua propriedade privada.
A música segue: 'Nós estamos fazendo uma adorável dança de roda; a liberdade toca em todos os violinos; a música vem da Casa Branca; e o Mickey Mouse está parado em frente a Paris'. Impossível não perceber o sarcasmo empregado neste trecho. A dança da liberdade não é tão livre assim. Ao dizer que a música vem da Casa Branca, diz quem dita essa canção e o Mickey em Paris nada mais é que uma forte crítica à globalização e à cultura de massas propagada pelos Estados Unidos.
'Eu sei movimentos que são muito úteis; e eu o protegerei dos passos errados; e quem não quiser dançar no final; ainda não sabe que eles devem dançar'. Volta a abordar a tal dança e falar como se fosse os EUA deixando claro que não há escolha, que devemos, querendo ou não, seguir a dança deles, que na verdade é o 'American Way of Life'.
Muito semelhante a uma estrofe anterior, este trecho segue fazendo críticas à globalização: 'Nós estamos fazendo uma adorável dança de roda; eu te mostrarei o caminho; Papai Noel está indo para a África; e o Mickey Mouse está parado em frente a Paris'. Os EUA querem guiar e levar-nos para onde eles bem querem. Além do verso falando novamente do Mickey em Paris, é acrescentado um que diz que Papai Noel está indo para África, assim como o Mickey, todos nós sabemos que o Papai Noel é parte da cultura dos EUA.
O refrão se repete, mas agora um pouco modificado. Os versos 'Coca-Cola; sutiãs maravilhosos' são anexados a ele. Falar de cultura em massa e não falar da Coca-Cola é algo impossível. A bebida é consumida no mundo todo independente da cultura local e devemos isso aos EUA. Sobre os 'sutiãs maravilhosos', podemos fazer uma ligação com a famosa marca de lingerie Victoria's Secret.
Para finalizar a canção: 'Esta não é uma canção de amor; esta não é uma canção de amor; eu não canto na minha língua materna; não, esta não é uma canção de amor'. Não podemos tirar a razão deste trecho. Mesmo aqui no Brasil, nossas bandas de Metal raramente cantam em português. Sei que os fatores para isso são muitos e diversos, no entanto, por que o inglês e não outra língua? Por conta da globalização.
Letras como esta do Rammstein nos fazem refletir sobre como o mundo é controlado somente por um ponto central, como a cultura mundial gira em torno de um só país. Na música, é falado de Mickey Mouse, Papai Noel, Coca-Cola, mas não são só estes. Marcas de roupas e qualquer outro produto provêm basicamente dos Estados Unidos. Nossas redes sociais, equipamentos tecnológicos, até mesmo a música e tantas outras coisas vem de lá. Não quero dizer que devemos parar de consumir produtos estadunidenses, mas sim que devemos ter consciência disso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento

A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


