Led Zeppelin: a música que influenciou a banda
Por Allan Francisco G. Camilo
Postado em 12 de junho de 2015
Grande por ser um dos últimos grupos dos anos 60 e um dos primeiros dos anos 70, LED ZEPPELIN se insere logo no começo da era psicodélica, na chegada da era do rock progressivo e heavy rock que a banda posteriormente definiria. Desde o início tocavam em grandes arenas, sendo uma das primeiras que se expandiu exatamente nesse aspecto, tornando-se permanentemente uma "banda de estádio". Eram descendentes diretos dos YARDBIRDS, parte de uma tradição que incluia THE WHO, CREAM, JIMI HENDRIX (e sua banda) e o grupo do JEFF BECK, sendo que esse último foi praticamente a base da constituição do LED ZEPPELIN.
Inovadores, tocavam um tipo de rock n’ roll pesado diferente do tipo "pancada" do BLACK SABBATH, havia definição clara da profundidade, possivelmente vindos da combinação de influências dos integrantes. Por exemplo, o vocalista ROBERT PLANT tinha influências diretas do soul e do gospel. Amava música folk (como BERT JANSCH, JOHN RENBOURN e DAVEY GRAHAM) e o público percebia isso. Ele uniu todas as vertentes nesse estilo de rock claro, direto e objetivo. Gostava de ELVIS, logo o rock "à moda antiga" com uma pitada de folk em um som mais pesado e as letras eram baseadas numa mistura de mitologia celta com Tolkien.
Então, houve uma reunião entre ele e o futuro guitarrista do quarteto, JIMMY PAGE, para decidir se ROBERT seria mesmo o vocalista do grupo que ainda estava em construção. ROBERT veio da metrópole de Midlands Ocidentais (West Midlands; condado) e ficou no estaleiro de PAGE no rio Thames, para onde levou consigo alguns discos e eles fizeram uma reunião, discutindo os discos favoritos de ambos. No que eles ouviram pode-se salientar: HOWLIN’ WOLF, LITTLE WALTER, os blues de Chicago da Chess Records, um pouco de folk, BERT JANSCH, JOHN RENBOURN e ROBERT JOHNSON. Havia um som acústico de country-blues, mas predominava o som vindo de Chicago. Então, PLANT e PAGE descobriram que a base do seu gosto musical em comum era blues.
E assim foi moldado LED ZEPPELIN, o blues acabou tornando-se um elemento chave. Foi, contudo, apimentado com riffs mais elaborados em um som mais estrondoso. Gradativamente, as músicas foram ficando mais altas e mais extensas, e a base dos riffs era cada vez mais complexa. Eles pintavam sobre o blues ainda mantendo uma base de inspiração no estilo, tanto na composição musical quanto na composição das letras, uma fonte de algo um tanto quanto profundo que não chegava a ser considerado como "pop" da época.
Até as músicas julgadas como "emprestadas" se tocadas junto às originais de blues, são muito diferentes. Mesmo com o passar do tempo eles não perderam o contato com a essência pura dos primórdios da música. O estilo foi o ponto de partida e, com o Led, a conexão com suas origens era concreta. Foi exatamente esse o grande presente que o blues trouxe: a capacidade de colocar os músicos em contato com algo mais profundo e mais misterioso do que o mero pop.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
O músico veterano que acha que o Angine de Poitrine não faria sucesso sem as máscaras
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Nicko McBrain compara sua música favorita do "The Book of Souls" com "Hallowed Be Thy Name"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer

A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
O guitarrista desconhecido que, conforme Jimmy Page, "tocava a coisa certa na hora certa"
O guitarrista que Jimmy Page chamou de perfeito: "Sempre tocava a coisa certa"
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


