Cirith Ungol: temas fantásticos, guerras e feitos heroicos
Por Camila Catucha
Fonte: Spirit of Metal
Postado em 13 de outubro de 2013
Bom galera, eis aqui uma breve releitura de uma das bandas que qualquer Headbanger que se preze tem que ter na sua coleção. Estamos falando da loucura e selvageria que o CIRITH UNGOL deixou em seus registros sonoros, então leiam e apreciem sem moderação.
HISTÓRIA:
O CIRITH UNGOL é uma banda norte-americana de heavy metal tradicional, que iniciou suas atividades em 1972 com a seguinte formação: TIM BAKER nos vocais, o guitarrista JERRY FOGLE, MICHAEL FLINT no baixo e na bateria ROBERT GAVIN.
Seu primeiro lançamento foi pela gravadora ENIGMA, com o álbum FROST IN FIRE; quatro anos depois lança o sua segunda pérola KING OF THE DEAD, onde faz sua primeira (além do nome da banda) referência a Tolkien, na letra da faixa "Cirith Ungol", que cita a torre homônima descrita na obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis.
Em 1986 lançam o mais conhecido de seus álbuns, ONE FOOT IN HELL, momento em que o guitarrista Fogle e o baixista Flint deixam o grupo. O Cirith Ungol passa 5 anos sem atividades, recrutando então o JIM BAZZARA e VERNOM GREEN para as posições de guitarrista e baixista, respectivamente. Com esta formação, a banda lança o seu quarto álbum, PARADISE LOST. Neste álbum há outra letra com possível referência a Tolkien, sob o título de "The Troll".
Eventualmente Barraza também deixa a banda, fazendo com que o Cirith Ungol encerre suas atividades em Maio de 1992.
Em 2001 a Metal Blade Records lança na Europa o álbum Servants Of Chaos, uma compilação em dois CDs, de faixas ao vivo e outras nunca lançadas.
O som tocado pelo Cirith Ungol é um heavy metal tradicional influenciado pela NWOBHM e suas letras discorrem sobre temas fantásticos, guerras e feitos heroicos. Um aspecto interessante sobre a banda é que todo o trabalho gráfico de suas 4 capas de álbum foi realizado por Michael Whelan, artista conhecido por suas ilustrações nos livros de Arthur C. Clarke, como 2001: Uma Odisseia no Espaço, e H.P. Lovecraft.
DISCOGRAFIA
FROST IN FIRE
KING OF DEAD
ONE FOOT IN HELL
PARADISE LOST
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
O disco que saiu das apresentações ao vivo do Iron Maiden em 2011 e nunca mais voltou
Empresário explica como decisão errada do Barão Vermelho prejudicou imagem da banda
25 álbuns de rock sem nenhuma música ruim, segundo a Loudwire


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



