Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

O chamado Occult Rock voltou a ter muita popularidade atualmente, em especial pelo grande sucesso atingido pelo GHOST, que ultrapassou os limites do underground, e se consolidou como uma das grandes bandas do rock contemporâneo. Mas não é só de GHOST que vive o estilo, pois temos uma grande diversidade de bandas novas surgindo, e que fazem um som muito interessante e que merece ser conhecido. Tendo como base a abordagem lírica voltada para temas obscuros, as bandas atuais trazem influências sonoras das mais variadas, e que enriquecem ainda mais a cena.

5000 acessosSupernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série5000 acessosGuitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar

Mas que fique claro: a lista a seguir não tem por finalidade elencar exaustivamente as bandas do estilo, ou mesmo eleger as melhores, mas apenas citar algumas boas bandas, que mesmo sem tanto alarde por parte da mídia, fazem um som de muita qualidade .

Confiram e, se conhecerem outras que merecem menção, indiquem nos comentários.

1 – Year of the Goat

Sem dúvida o YEAR OF THE GOAT é uma das bandas mais cativantes da cena occult rock da atualidade. Com uma sonoridade belíssima e que flerta com muita naturalidade entre o hard rock setentista e o pop, passando pelo stoner rock, os suecos conseguem cativar o ouvinte logo na primeira audição. O álbum “Angel’s Necropolis”, primeiro da banda, é certamente um dos grandes lançamentos de 2013, e a faixa “Spirits of Fire” um clássico imediato do estilo.

2 – The Devil’s Blood

Banda holandesa que tem como base os irmãos Selim "SL" Lemouchi (guitarra) e Farida "F. The Mouth of Satan" Lemouchi (vocais), o THE DEVIL’S BLOOD teve uma carreira brilhante. Mas infelizmente anunciaram o encerramento de suas atividades no início desse ano, e lançaram um terceiro disco bem inferior aos trabalhos anteriores. Mas, mesmo assim, marcaram seu nome na história, e possuem ao menos dois clássicos absolutos do estilo, “Christ or Cocaine”, do debut “Time of no Time Evermore” (2009); e “She”, do álbum “The Thousandfold Epicentre” (2011). Sem dúvida uma banda que deixará muitas saudades.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

3 – Blood Ceremony

Os canadenses do BLOOD CEREMONY possuem um grande diferencial em sua sonoridade: Alia O'Brien. Além de ser uma ótima vocalista, Alia ainda toca flauta de uma forma brilhante e sombria, e que deixa o som da banda com um ar psicodélico e progressivo ainda mais evidente, lembrando os momentos clássicos do JETHRO TULL, mas também trazendo elementos que remetem a BLACK SABBATH e PENTAGRAM.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

4 – Bloody Hammers

Dentre todas as bandas aqui citadas, o BLOODY HAMMERS se diferencia pois, além de trazer aquela clássica sonoridade setentista ínsita ao estilo, ainda agrega elementos de gothic rock e punk, em especial de bandas como TYPE O NEGATIVE e DANZIG. O primeiro disco dos caras, autointitulado, é um primor (com destaque para a excelente “Fear no Evil”), e o grupo está prestes a soltar o segundo álbum, “Spiritual Relics”. Um prato cheio para quem aprecia o estilo.

5 - JESS AND THE ANCIENT ONES

Septeto finlandês, o JESS AND THE ANCIENT ONES prima pelo psicodelismo e pela simplicidade em suas composições, trazendo elementos que vão do hard rock setentista ao doom, passando pelo blues e pelo rock progressivo. A vocalista Jess é o grande chamariz do som da banda, com um timbre agradabilíssimo e acessível, e que torna o som da banda ainda mais especial. O primeiro álbum do grupo, autointitulado, é ótimo, mas o novo EP, ¨Astral Sabbat¨, que acabou de ser lançado, mostra uma banda ainda mais cativante e evoluída.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

6 – Witching Altar

Banda brasileira, vinda direto de Recife, e formada por T. Witchlover e Peter Vitus, o WITCHING ALTAR acaba de lançar o EP “Vol. 1 – Goat”, e já se mostra uma das bandas mais promissoras do estilo. Com uma pegada bem agressiva e soturna, calcada em especial no doom metal, mas sem deixar o psicodelismo de lado, os caras estão ai para mostrar que o Brasil também tem ótimos representantes no estilo. Altamente recomendado.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

7 – Orchid

Com uma sonoridade totalmente calcada no hard rock setentista, e nos primóridos do metal (leia-se, BLACK SABBATH), os americanos do ORCHID têm apenas dois discos lançados (o excelente “Capricorn”, e o bom “Mouths of Madness”), mas já possuem muitos admiradores mundo afora. O grande carro chefe do som dos caras é o ótimo vocalista Theo Mindell (famoso tatuador, do estúdio Spider Murphys tattoo), um interprete fantástico, que cativa logo de cara o ouvinte.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

8 – Black Oath

Banda italiana, formada em 2009, e já com dois discos lançados, além de vários EPs, Singles e Splits, o BLACK OATH talvez seja a banda mais pesada e soturna dessa lista, com seu doom metal fúnebre e sua temática ocultista abordada de forma direta e crua. O novo álbum dos caras, “"Ov Qliphoth and Darkness", certamente fará a alegria de fãs de bandas como CANDLEMASS e CATHEDRAL, com uma verdadeira aula de morbidez sonora.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

9 – Age of Taurus

Banda do Reino Unido, formada em 2009, o AGE OF TAURUS acabou de lançar seu debut, “Desperate Souls of Tortured Times”, via Rise Above Records. O som do quarteto é um stoner/doom metal pesado e melancólico, com uma temática sombria, típica dos mestres suecos do CANDLEMASS, mas com um horizonte musical mais amplo. Certamente os caras possuem um futuro muito promissor pela frente.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

10 – Hexvessel

Dentre todas as bandas citadas aqui, o HEXVESSEL talvez seja a que tenha a sonoridade mais diferenciada. Com influências de música folk, e rock progressivo, os finlandeses criaram uma sonoridade bucólica e hipnótica, com temas ocultistas mais voltados ao paganismo, e trazendo uma sonoridade rica e repleta de elementos variados. Não é um som pesado e agressivo, mas bem mais ambiental e introspectivo (o que talvez demande mais tempo para o ouvinte se acostumar), mas não deixa de ser excelente.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

DICA: para quem quiser conhecer mais sobre o estilo, com indicações de ótimas bandas, novas e antigas, acesse a página Occult Rock Brasil, no Facebook.

http://www.facebook.com/OccultRockBrasil?fref=ts

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 22 de novembro de 2015
Post de 02 de novembro de 2016
Post de 28 de junho de 2017

Occult RockOccult Rock
Dez ótimas bandas fora o Ghost

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Year Of The Goat"0 acessosTodas as matérias sobre "Devil's Blood"0 acessosTodas as matérias sobre "Blood Ceremony"0 acessosTodas as matérias sobre "Bloody Hammers"

SupernaturalSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

GuitarrasGuitarras
As 15 músicas mais complicadas para tocar

RestartRestart
Trecho de "Enter Sandman" no VMB 2010

5000 acessosNirvana: "Teoria é um desperdício de tempo", dizia Kurt5000 acessosZakk Wylde: O assassinato atribuido à "seita" do guitarrista5000 acessosRede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleiros5000 acessosRock in Rio: Alcione ensina Axl Rose a cantar "O Sooooollll"5000 acessosChris Cornell: esposa escreve emocionante carta de despedida4934 acessosPaul Di'Anno: Steve Harris não aceitou muitas de minhas canções

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online