Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecer
Por Junior Frascá
Postado em 04 de agosto de 2013
O chamado Occult Rock voltou a ter muita popularidade atualmente, em especial pelo grande sucesso atingido pelo GHOST, que ultrapassou os limites do underground, e se consolidou como uma das grandes bandas do rock contemporâneo. Mas não é só de GHOST que vive o estilo, pois temos uma grande diversidade de bandas novas surgindo, e que fazem um som muito interessante e que merece ser conhecido. Tendo como base a abordagem lírica voltada para temas obscuros, as bandas atuais trazem influências sonoras das mais variadas, e que enriquecem ainda mais a cena.
Mas que fique claro: a lista a seguir não tem por finalidade elencar exaustivamente as bandas do estilo, ou mesmo eleger as melhores, mas apenas citar algumas boas bandas, que mesmo sem tanto alarde por parte da mídia, fazem um som de muita qualidade .
Confiram e, se conhecerem outras que merecem menção, indiquem nos comentários.
1 – Year of the Goat
Sem dúvida o YEAR OF THE GOAT é uma das bandas mais cativantes da cena occult rock da atualidade. Com uma sonoridade belíssima e que flerta com muita naturalidade entre o hard rock setentista e o pop, passando pelo stoner rock, os suecos conseguem cativar o ouvinte logo na primeira audição. O álbum "Angel's Necropolis", primeiro da banda, é certamente um dos grandes lançamentos de 2013, e a faixa "Spirits of Fire" um clássico imediato do estilo.
2 – The Devil's Blood
Banda holandesa que tem como base os irmãos Selim "SL" Lemouchi (guitarra) e Farida "F. The Mouth of Satan" Lemouchi (vocais), o THE DEVIL'S BLOOD teve uma carreira brilhante. Mas infelizmente anunciaram o encerramento de suas atividades no início desse ano, e lançaram um terceiro disco bem inferior aos trabalhos anteriores. Mas, mesmo assim, marcaram seu nome na história, e possuem ao menos dois clássicos absolutos do estilo, "Christ or Cocaine", do debut "Time of no Time Evermore" (2009); e "She", do álbum "The Thousandfold Epicentre" (2011). Sem dúvida uma banda que deixará muitas saudades.
3 – Blood Ceremony
Os canadenses do BLOOD CEREMONY possuem um grande diferencial em sua sonoridade: Alia O'Brien. Além de ser uma ótima vocalista, Alia ainda toca flauta de uma forma brilhante e sombria, e que deixa o som da banda com um ar psicodélico e progressivo ainda mais evidente, lembrando os momentos clássicos do JETHRO TULL, mas também trazendo elementos que remetem a BLACK SABBATH e PENTAGRAM.
4 – Bloody Hammers
Dentre todas as bandas aqui citadas, o BLOODY HAMMERS se diferencia pois, além de trazer aquela clássica sonoridade setentista ínsita ao estilo, ainda agrega elementos de gothic rock e punk, em especial de bandas como TYPE O NEGATIVE e DANZIG. O primeiro disco dos caras, autointitulado, é um primor (com destaque para a excelente "Fear no Evil"), e o grupo está prestes a soltar o segundo álbum, "Spiritual Relics". Um prato cheio para quem aprecia o estilo.
5 - JESS AND THE ANCIENT ONES
Septeto finlandês, o JESS AND THE ANCIENT ONES prima pelo psicodelismo e pela simplicidade em suas composições, trazendo elementos que vão do hard rock setentista ao doom, passando pelo blues e pelo rock progressivo. A vocalista Jess é o grande chamariz do som da banda, com um timbre agradabilíssimo e acessível, e que torna o som da banda ainda mais especial. O primeiro álbum do grupo, autointitulado, é ótimo, mas o novo EP, "Astral Sabbat", que acabou de ser lançado, mostra uma banda ainda mais cativante e evoluída.
6 – Witching Altar
Banda brasileira, vinda direto de Recife, e formada por T. Witchlover e Peter Vitus, o WITCHING ALTAR acaba de lançar o EP "Vol. 1 – Goat", e já se mostra uma das bandas mais promissoras do estilo. Com uma pegada bem agressiva e soturna, calcada em especial no doom metal, mas sem deixar o psicodelismo de lado, os caras estão ai para mostrar que o Brasil também tem ótimos representantes no estilo. Altamente recomendado.
7 – Orchid
Com uma sonoridade totalmente calcada no hard rock setentista, e nos primóridos do metal (leia-se, BLACK SABBATH), os americanos do ORCHID têm apenas dois discos lançados (o excelente "Capricorn", e o bom "Mouths of Madness"), mas já possuem muitos admiradores mundo afora. O grande carro chefe do som dos caras é o ótimo vocalista Theo Mindell (famoso tatuador, do estúdio Spider Murphys tattoo), um interprete fantástico, que cativa logo de cara o ouvinte.
8 – Black Oath
Banda italiana, formada em 2009, e já com dois discos lançados, além de vários EPs, Singles e Splits, o BLACK OATH talvez seja a banda mais pesada e soturna dessa lista, com seu doom metal fúnebre e sua temática ocultista abordada de forma direta e crua. O novo álbum dos caras, ""Ov Qliphoth and Darkness", certamente fará a alegria de fãs de bandas como CANDLEMASS e CATHEDRAL, com uma verdadeira aula de morbidez sonora.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
9 – Age of Taurus
Banda do Reino Unido, formada em 2009, o AGE OF TAURUS acabou de lançar seu debut, "Desperate Souls of Tortured Times", via Rise Above Records. O som do quarteto é um stoner/doom metal pesado e melancólico, com uma temática sombria, típica dos mestres suecos do CANDLEMASS, mas com um horizonte musical mais amplo. Certamente os caras possuem um futuro muito promissor pela frente.
10 – Hexvessel
Dentre todas as bandas citadas aqui, o HEXVESSEL talvez seja a que tenha a sonoridade mais diferenciada. Com influências de música folk, e rock progressivo, os finlandeses criaram uma sonoridade bucólica e hipnótica, com temas ocultistas mais voltados ao paganismo, e trazendo uma sonoridade rica e repleta de elementos variados. Não é um som pesado e agressivo, mas bem mais ambiental e introspectivo (o que talvez demande mais tempo para o ouvinte se acostumar), mas não deixa de ser excelente.
DICA: para quem quiser conhecer mais sobre o estilo, com indicações de ótimas bandas, novas e antigas, acesse a página Occult Rock Brasil, no Facebook.
http://www.facebook.com/OccultRockBrasil?fref=ts
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso
