Dave Murray: seu melhor solo de guitarra em "Powerslave"
Por Alexandre BSide
Fonte: Minuto HM
Postado em 31 de agosto de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Bem, o assunto aqui é solo de guitarra...mas não se trata de qualquer um, venho através deste post trazer uma curiosidade acerca do fantástico primeiro solo de guitarra da faixa-título do histórico álbum Powerslave, do Iron Maiden.
A versão de estúdio, acima colocada, traz o solo original em questão, a partir de exatamente 2 minutos e 50 segundos. O que se ouve aqui é um dos melhores solos que Dave Murray fez no Iron Maiden, durante cerca de 50 segundos. A música ainda traz outros dois solos memoráveis, o na sequência de autoria de Adrian Smith, e um outro de Dave Murray, antes da famosa volta da canção, assunto que também já foi tratado no Minuto HM.
http://minutohm.com/2011/05/29/dimensoes-do-heavy-metal-a-volta-o-milagre-do-retorno/
Ao vivo, Dave Murray por vezes improvisa e varia de forma bastante constante seus solos, um exemplo clássico do que estou tentando trazer é o igualmente fantástico solo de The Number of The Beast, que ganhou uma quase tentativa de arrancar as cordas de seu instrumento em suas versões mais novas, como se pode acompanhar abaixo, a partir de 2 minutos e 58 segundos :
Trazendo novamente o álbum e faixa-título Powerslave, vamos voltar no tempo para o início da extraordinária World Slavery Tour: Na ocasião, o Iron Maiden fazia história ao tocar de forma pioneira em países do então Leste Europeu, a chamada Cortina de Ferro. Foram 5 shows na Polônia, 1 na Hungria e 2 na então Ioguslávia, tendo entre eles um show na Áustria, país não considerado pertencente do então bloco comunista. Naquela época, shows nos países da Europa Oriental eram raríssimos, visto à resistência comunista ao mundo capitalista comandada pela então União Soviética, o país "manda-chuva" entre os países do regime em questão .
A invasão da Donzela de Ferro foi devidamente documentada e transformada em home-vídeo, formato VHS para vídeo-cassetes, através do tão propalado "Behind the Iron Curtain". O misto de documentário e cena de shows é de apreciação obrigatória pelos fãs do Maiden, pois traz o início da turnê de números impressionantes (cerca de 190 shows em quase um ano de excursão) que a banda fez para divulgar o álbum Powerslave, inclusive contando com a primeira passagem da banda pelo nosso país, no também pioneiro festival Rock in Rio, em 1985.
http://minutohm.com/2011/08/28/iron-maiden-no-rock-in-rio-1-1985-o-historico-e-atrapalhado-show/
http://minutohm.com/2011/04/25/rock-in-rio-1-1985-o-ingresso-e-um-pouco-do-evento-2/
E é nesse documentário que lembro ainda na primeira metade da década de 80 de ter ficado estupefato com o citado solo de Murray, que pode ser ouvido durante o documentário, ainda que não tenhamos imagens de Dave tocando tal trecho. Esse solo foi por mim e pelo meu irmão Flávio sempre considerado o mais belo que o guitarrista fez na canção entre todas as versões que ouvimos. Abaixo, trago um trecho do documentário, onde pode-se ouví-lo com clareza de detalhes, a partir de 2:26 minutos.
O que não havia percebido é que, com o perdão da palavra e pedindo mil desculpas a todos os fãs "xiitas" do Iron Maiden, Dave errou durante a reprodução do solo original, e isso feito, pôs-se a improvisar no trecho final do mesmo, trazendo essa versão inusitada e maravilhosa do lindo pedaço instrumental. Para melhor embasar essa minha teoria que vai trazer a ira de todos os mais ortodoxos fãs do Iron Maiden, trago o motivo de tal (perdoem-me mais uma vez) erro.
Acontece que os shows do Iron Maiden nessa perna da turnê foram os primeiros que eles fizeram... o álbum foi lançado em setembro de 1984, eles já estavam no Leste Europeu desde o início de agosto, antes portanto do lançamento oficial do trabalho. O áudio gravado para o documentário traz três datas: 11 e 14 de agosto, na Polônia, e 17 de agosto, na Hungria. É portanto muito natural que Dave Murray ainda não estivesse plenamente treinado no solo em questão. Ouvindo com mais atenção, é possível perceber onde o músico, vamos dizer assim, "muda a trajetória" do solo original, entre 2:48 e 2:49 minutos do vídeo acima.
E o que se segue a partir desse instante é ainda por mim considerado, quase trinta anos depois, a melhor versão do solo de Powerslave pelo Sr. Dave Murray. Um erro maravilhoso que nos trouxe uma linda versão desse mestre da guitarra! Quem dera Dave errasse a vida inteira como aqui...
Para terminar este post, abro o espaço para a análise dos vários especialistas em Iron Maiden que habitam esse nosso generoso espaço do Minuto HM, aceitando eu inclusive todos os possíveis achincalhamentos que por ventura aqui chegarem.
Peço a todos que me perdoem pelo atrevimento...
E viva o solo do Dave Murray !
Saudações
Alexandre Bside
Matéria original: Minuto HM
http://minutohm.com/2012/07/31/dave-murray-e-seu-melhor-solo-de-guitarra-em-powerslave/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
O clássico de Chuck Berry que Marc Bolan usou para criar um hino do glam rock
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Alice Cooper conta como reagiu ao assassinato de John Lennon



O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
A "banda country" com quem Bruce Dickinson excursionou pela Europa
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


