Dave Murray: seu melhor solo de guitarra em "Powerslave"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre BSide, Fonte: Minuto HM, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Bem, o assunto aqui é solo de guitarra...mas não se trata de qualquer um, venho através deste post trazer uma curiosidade acerca do fantástico primeiro solo de guitarra da faixa-título do histórico álbum Powerslave, do Iron Maiden.

45 acessosTales Of The Iron Maiden: Animação de "Fear Of The Dark"5000 acessosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A versão de estúdio, acima colocada, traz o solo original em questão, a partir de exatamente 2 minutos e 50 segundos. O que se ouve aqui é um dos melhores solos que Dave Murray fez no Iron Maiden, durante cerca de 50 segundos. A música ainda traz outros dois solos memoráveis, o na sequência de autoria de Adrian Smith, e um outro de Dave Murray, antes da famosa volta da canção, assunto que também já foi tratado no Minuto HM.

http://minutohm.com/2011/05/29/dimensoes-do-heavy-metal-a-vo...

Ao vivo, Dave Murray por vezes improvisa e varia de forma bastante constante seus solos, um exemplo clássico do que estou tentando trazer é o igualmente fantástico solo de The Number of The Beast, que ganhou uma quase tentativa de arrancar as cordas de seu instrumento em suas versões mais novas, como se pode acompanhar abaixo, a partir de 2 minutos e 58 segundos :

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Trazendo novamente o álbum e faixa-título Powerslave, vamos voltar no tempo para o início da extraordinária World Slavery Tour: Na ocasião, o Iron Maiden fazia história ao tocar de forma pioneira em países do então Leste Europeu, a chamada Cortina de Ferro. Foram 5 shows na Polônia, 1 na Hungria e 2 na então Ioguslávia, tendo entre eles um show na Áustria, país não considerado pertencente do então bloco comunista. Naquela época, shows nos países da Europa Oriental eram raríssimos, visto à resistência comunista ao mundo capitalista comandada pela então União Soviética, o país "manda-chuva" entre os países do regime em questão .

A invasão da Donzela de Ferro foi devidamente documentada e transformada em home-vídeo, formato VHS para vídeo-cassetes, através do tão propalado "Behind the Iron Curtain". O misto de documentário e cena de shows é de apreciação obrigatória pelos fãs do Maiden, pois traz o início da turnê de números impressionantes (cerca de 190 shows em quase um ano de excursão) que a banda fez para divulgar o álbum Powerslave, inclusive contando com a primeira passagem da banda pelo nosso país, no também pioneiro festival Rock in Rio, em 1985.

http://minutohm.com/2011/08/28/iron-maiden-no-rock-in-rio-1-...

http://minutohm.com/2011/04/25/rock-in-rio-1-1985-o-ingresso...

E é nesse documentário que lembro ainda na primeira metade da década de 80 de ter ficado estupefato com o citado solo de Murray, que pode ser ouvido durante o documentário, ainda que não tenhamos imagens de Dave tocando tal trecho. Esse solo foi por mim e pelo meu irmão Flávio sempre considerado o mais belo que o guitarrista fez na canção entre todas as versões que ouvimos. Abaixo, trago um trecho do documentário, onde pode-se ouví-lo com clareza de detalhes, a partir de 2:26 minutos.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O que não havia percebido é que, com o perdão da palavra e pedindo mil desculpas a todos os fãs "xiitas" do Iron Maiden, Dave errou durante a reprodução do solo original, e isso feito, pôs-se a improvisar no trecho final do mesmo, trazendo essa versão inusitada e maravilhosa do lindo pedaço instrumental. Para melhor embasar essa minha teoria que vai trazer a ira de todos os mais ortodoxos fãs do Iron Maiden, trago o motivo de tal (perdoem-me mais uma vez) erro.

Acontece que os shows do Iron Maiden nessa perna da turnê foram os primeiros que eles fizeram... o álbum foi lançado em setembro de 1984, eles já estavam no Leste Europeu desde o início de agosto, antes portanto do lançamento oficial do trabalho. O áudio gravado para o documentário traz três datas: 11 e 14 de agosto, na Polônia, e 17 de agosto, na Hungria. É portanto muito natural que Dave Murray ainda não estivesse plenamente treinado no solo em questão. Ouvindo com mais atenção, é possível perceber onde o músico, vamos dizer assim, "muda a trajetória" do solo original, entre 2:48 e 2:49 minutos do vídeo acima.

E o que se segue a partir desse instante é ainda por mim considerado, quase trinta anos depois, a melhor versão do solo de Powerslave pelo Sr. Dave Murray. Um erro maravilhoso que nos trouxe uma linda versão desse mestre da guitarra! Quem dera Dave errasse a vida inteira como aqui...

Para terminar este post, abro o espaço para a análise dos vários especialistas em Iron Maiden que habitam esse nosso generoso espaço do Minuto HM, aceitando eu inclusive todos os possíveis achincalhamentos que por ventura aqui chegarem.

Peço a todos que me perdoem pelo atrevimento...

E viva o solo do Dave Murray !

Saudações

Alexandre Bside

Matéria original: Minuto HM

http://minutohm.com/2012/07/31/dave-murray-e-seu-melhor-solo...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de setembro de 2012

Iron MaidenIron Maiden
Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor

45 acessosTales Of The Iron Maiden: Animação de "Fear Of The Dark"2791 acessosIron Maiden: Book Of Souls Tour chega ao fim ainda sem "Hallowed..."667 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego880 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1305 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Bruce Dickinson e Leopoldo Pacheco

Iron MaidenIron Maiden
Harris e Dickinson imortalizados em música do Edguy

TraduçãoTradução
O clássico Seventh Son Of a Seventh Son, do Iron Maiden

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

PreçosPreços
Quanto custa para contratar a sua banda favorita

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Os vocalistas que ele respeita e admira

Show de RockShow de Rock
As diferenças entre os anos 80 e 2000

5000 acessosPensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche5000 acessosEm 19/02/1980: Bon Scott, vocalista do AC/DC, morre aos 33 anos de idade5000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra5000 acessosShow das Poderosas: pre-pare-se para uma versão metal4138 acessosBlack Label Society: strip foi fundamental para contratação de Dario Lorina5000 acessosIron Maiden: os 10 melhores clipes da história da banda

Sobre Alexandre BSide

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online