Fan Can # 1, # 2 e # 3: as raridades do The MetallicA Club
Por Eduardo dutecnic
Postado em 10 de junho de 2012
Os fãs mais assíduos do MetallicA devem conhecer o clube oficial da banda, chamado "The MetallicA Club" – também conhecido como MetClub.
Através dele, desde 1995, os fãs podem ter acesso a itens raros e/ou exclusivos da banda como, por exemplo, informações do que a banda anda fazendo, músicas demo ou mesmo versões finais antes de serem lançadas, pré-vendas, meet & greets, ensaios, shows com características mais intimistas (os 4 mais recentes foram da comemoração de 30 anos da banda) e, claro, coisas normais de fã-clubes, como merchandise exclusivo, brindes, autógrafos, além da fantástica revista "So What!".
O assunto deste post é relacionado ao que eu considero o "produto" mais legal do MetClub: as Fan Cans. Como o próprio nome sugere, uma Fan Can é uma "lata de tinta", como é conhecida, e é lançada periodicamente (em edições super limitadas). Dentro da lata, o fã recebe itens sortidos – normalmente um CD, vídeo, camiseta rara, fotos, entre outras exclusividades. A última Fan Can é a de # 6, de 2010, na época da World Magnetic Tour – e ela seguiu a tendência tecnológica, contendo um exclusivo blu-ray.
Por serem itens raros e exclusivos, ter acesso a eles não é das tarefas mais fáceis. Eu venho, ao longo dos anos, sempre "espiando" para ver se consigo obter as minhas. E o que eu já consegui, tudo da Galeria do Rock, foram os 3 primeiros CDs das respectivas edições (apenas os CDs). Eles seguem a convenção de nomes FC-001, FC-002 e FC-003.
Quanto às capas, na mídia do CD dos Fan Cans # 1 e # 3, temos a figura que ficou famosa na época do lançamento daquele considerado o melhor ao-vivo da história da banda, o inigualável Live Shit: Binge & Purge. Também é possível reparar na assinatura "Jaymz" em ambas, datadas ’95 e ’98, respectivamente.
Vamos a eles:
FAN CAN # 1
O CD da Fan Can # 1 é o mais raro e difícil de se conseguir. Com lançamento em 1996, o ano do debut do álbum Load, o CD é entitulado "Live Summer Studio – 2tupid Shit Or Not Reasons To Be A Fan Anymore". E essa é a única identificação do disco masterizado por Ronnie Thomas no Master Mix, em Nashville, TN, EUA.
O CD # 1 tem a curiosa duração de 1 hora, 1 minuto e 1 segundo (!) e é "dividido", se é que dá para chamar aquilo de divisão, em 12 faixas. Seu encarte traz apenas o local para que o próprio fã dê nome para as 12 "perdas de tempo" da banda no estúdio. Ouvindo o disco, além de inúmeras brincadeiras, covers / tributos, testes, ensaios e tudo que rola normalmente em um estúdio, já é possível identificar algumas coisas que viriam a aparecer oficialmente no Load, que destaco em negrito abaixo. Assim, o tracklisting que consegui fazer é o seguinte:
01. Breadfan
02. Motorbreath
03. Ride The Lightning
04. Nothing Else Matters
05. Mama Said
06. Nuns Have No Fun
07. (Mercyful Fate)
08. Unnamed 8
09. Unnamed 9
10. ("Hey Jude"), Hero Of The Day, Wonderwall
11. Unnamed 11
12. Unnamed 12
Mais curiosidades da época:
"Jaymz" e Lars gravam Low Man’s Lyric, música que não seria aproveitada no Load, sendo lançada apenas no álbum de estúdio do ano seguinte, o Reload.
Hetfield e Lars se encontraram na garagem-estúdio de Lars ("The Dungeon").
Histórias do "Hetfield Patrol" x Sad But True.
A banda come na casa de Lars.
Possui algumas coisas ao-vivo da performance da banda em Donnington 1995.
FAN CAN 2
O CD da segunda edição da latinha, entitulado "Fan Can 2 At Slim’s In San Francisco 10-06-1996, traz na capa o mapa do norte da California, EUA, e foi gravado ao-vivo no Slim’s, em San Francisco, CA, no dia 10/junho/1996, mas lançado apenas no ano seguinte (ano do lançamento do álbum Reload, também). Foi gravado por Randy Staub, mixado por Mike Fraser e assistido por Mike Rue, com masterização por Ue Nastasi & George Marino.
Em King Nothing, a banda ainda "apanha" um pouco para tocá-la, tendo que repetir sua execução, mas depois entrega praticamente um playback do que se ouve na versão de estúdio. De resto, músicas de álbuns anteriores são tocadas, além de covers já conhecidos.
Curiosidade: a versão de Motorbreath é que a pode ser conferida no "A Week And A Half In The Life Of MetallicA".
A banda claramente está se divertindo bastante nesta oportunidade e Hetfield abusa do poder da sua voz.
FAN CAN 3
Já o terceiro CD da série, entitulado "Mucho-Demo", foi gravado pelos próprios Lars e Hetfield, na garagem-estúdio do baterista. No próprio encarte, há uma nota comentando que Kirk e Jason estavam "off" (interpreto como "de férias") no verão/primavera de 1994/1995.
Olhando as datas das gravações, os 2 músicos não estavam presentes nas gravações das seguintes faixas: 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 12, ou seja, 2/3 do álbum.
O CD é composto por faixas que figurariam nos álbuns Load e Reload, muitas delas ainda inacabadas e/ou versões apenas demos com seus respectivos títulos da época, antes de serem oficialmente produzidas.
Abaixo, um pequeno "de-para" dos nomes das demos versus o que acabou virando e em qual álbum:
01. Load = King Nothing (Load).
02. Devil Dance = Devil’s Dance (Reload).
03. Streamline = Wasting My Hate (Load).
05. Bitch = Ain’t My Bitch (Load).
06. Fixer = Fixxxer (Reload).
07. Mine Eyes = Low Man’s Lyric (Reload).
08. Skimpy = Carpe Diem Baby (Reload).
10. Outlaw = The Outlaw Torn (Load).
11. Memory = The Memory Remains (Reload).
Uma das coisas mais impressionantes nesta banda é observar como o instrumental das versões demo é pouco alterado quando da gravação da versão final do álbum de estúdio. Claro que vem o tratamento, a mixagem, um detalhe ou outro, mas realmente a música está mesmo prontinha – e estas versões são basicamente o que se ouve ao-vivo da banda.
O MetallicA grava sempre o instrumental e depois se preocupa com as letras, departamente este liderado de maneira quase absoluta pelo Papa Het. É sempre engraçado ouvir as demos do MetallicA e ver como ele já canta "qualquer coisa" e depois aquilo viram palavras em inglês, mesmo. Meu destaque "cômico" vai para a a cantoria da demo demo de The Memory Remains… :-)
Espero, um dia, atualizar este post com o restante dos itens destas primeiras Fan Cans e, quem sabe, fazer a sequência dele com as outras edições da lata mais "metallica" do mundo…
Para ver as raras fotos dos 3 CDs, em detalhes, bem como os também raros vídeos de cada uma das latinhas, acesse a matéria original no Minuto HM:
http://minutohm.com/2012/05/27/fan-can-1-2-e-3-as-raridades-do-the-metallica-club-metclub/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
5 capas inusitadas de álbuns de rock
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Megadeth pode tocar "Ride the Lightning" nos shows da última turnê, aponta Dave Mustaine
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


