Guns N' Roses: O Grande Assalto à MTV - Parte I
Por Nacho Belgrande
Fonte: site do LoKaos Rock Show
Postado em 12 de fevereiro de 2012
I Want My MTV: The Uncensored Story of the Music Video Revolution – livro de Craig Marks e Rob Tannenbaum coleta entrevistas com mais de 400 pessoas-chave da era de ouro da MTV. No trecho a seguir, Steven Adler, Sebastian Bach, Nigel Dick, Doug Goldstein, Dave Grohl, Courtney Love, Alan Niven, Tom Petty, Riki Rachtman e outros jogam toda a lama em cima do Guns N’ Roses e sua ascensão meteórica durante o fim dos anos 80…
– "NÓS SEMPRE AMAMOS O GUNS N’ ROSES" – MINAS E UMA COBRA, HEADBANGERS BALL, E O RETORNO DO HARD ROCK
Ninguém era mais vira-lata do que o Guns N’ Roses, cinco molambos de Los Angeles cuja noção cáustica de hard rock tinha pouco a ver com o Poison e Bon Jovi. Assim como com o rap, a MTV tinha medo da banda. A rede só cedeu sob pressão de David Geffen, um dos titãs da indústria fonográfica, e ironicamente o Guns ficou tão proeminente na MTV – em sua autobiografia, Slash chamou a MTV de ‘Um canal que nos ajudou, mas pro qual não ligávamos’ – que a rede contratou um novo VJ em maior parte porque ele foi recomendado pela banda.
Guns N' Roses - Mais Novidades
JOHN CANNELLI: Eu estava andando pelo Central Park em minha bicicleta de 10 marchas e coloquei a fita do Guns N’ Roses no meu walkman. Quando ouvi ‘Welcome to the Jungle’, eu quase cai da bicicleta.
SAM KAISER; Eu tinha dois braços direitos no departamento. Um era Rick Krim e o outro era John Canelli. John tinha talvez os melhores olhos e ouvidos ali. Ele era educado e seco, mas tinha um tino para achar valores. Quando ele falava, você ouvia. Ele nos trouxe um vídeo do Guns N’ Roses, "Welcome to the Jungle", e eu caí da cadeira.
TABITHA SOREN: O novo departamento era a área menos importante no esquema do canal. A MTV estava acabando de descobrir o Guns N’ Roses e eles trocaram acesso exclusivo por uma entrevista com a banda no CBGB. Ninguém queria ir, então eles me mandaram, com um uma equipe, e Axl disse, "Você tem idade pra estar aqui?" Era tão empolgante. Daí eu fui pro dormitório da faculdade e fui dormir.
NIGEL DICK: Eu era conhecido somente como um cara do pop. Mas eu era um grande fã de Led Zeppelin, Rory Gallagher, Bad Company e Free, então conseguir um vídeo direto do Great White quando Alan Niven, o empresário deles disse, "Eu tenho essa banda nova chamada Guns N’ Roses. Eles são muito difíceis, eles não querem trabalhar com ninguém, ninguém quer trabalhar com eles. Você faria o vídeo deles?" Eu passei. Uma semana depois, Alan disse, "Olha, eu não consigo achar ninguém pra fazer isso. Você tem que me fazer um favor".Então eu pensei, que se foda, eu vou fazer um extra. Eu filmei o segundo vídeo do Great White, tipo, numa quinta e numa sexta, e gravei ‘Welcome to the Jungle’ num sábado e domingo. Eu honestamente preferia a música do Great White.
STEVEN ADLER: Guns N’ Roses, na época, ninguém queria ter nada a ver com a gente. Eles tinham medo que um de nós morresse, ou matasse alguém. Até gravar ‘Appetite For Destruction’, nós tivemos dez produtores diferentes que disseram, "De jeito nenhum, eu já ouvi falar desses caras". E claro, todos eles se arrependeram.
ALAN NIVEN: O orçamento que a Geffen podia dar para "Jungle" era insuficiente para que reproduzíssemos o story board que queríamos, então nós nos esgueiramos nas gravações de um clipe do Great White e ganhamos quatro dias de aluguel de equipamento e pessoal.
NIGEL DICK: O vídeo de "Welcome to The Jungle" foi ideia de Alan Niven. Ele me disse, "Axl irá sair de um ônibus, e daí ele fica numa cadeira, assistindo TV, e tá rolando essas imagens horríveis na TV." A parte mais difícil de um vídeo do Guns N’ Roses era esperar que Axl aparecesse. Ele sempre estava atrasado. Ele tinha que estar na vibe certa, e você não podia forçar a barra. Você sempre estava preocupado que ele desse um chilique e fosse embora. Depois que fizemos o close ele num palco, ele se escondeu no camarim por duas horas. Ele não agüentava as placas e luzes. Do nada, ao invés de um bando de gostosas aos pés dele enquanto ele cantava, estava uma renca de gente adulta com fotômetros. Ele se apavorou.
DOUG GOLDENSTEIN: Nigel era bem quieto e maneirado. Se Axl estivesse atrasado duas horas, Nigel dizia, "Bem, ele vai chegar quando ele chegar".
ALAN NIVEN: Tudo que presta num clipe é roubado de algum lugar, então eu roubei tudo de alguns velhos filmes legais. O personagem de Axl é uma homenagem a Jon Voight em ‘Perdidos na Noite’, que vem à cidade que é um panelão de sonhos falsos. Isso se desenrola lindamente para a cena de ‘O Homem Que Caiu na Terra’ onde David Bowie está em um motel no deserto com uma pilha de TVs, tentando absorver informação sobre o planeta no qual ele aterrissou. E daí tem a cena de ‘Laranja Mecânica’, onde eles são forçados a assistir todas essas imagens loucas na TV.
STEVEN ADLER: Acredite ou não, nós não conseguíamos achar nenhuma mina pra aparecer no clipe. Era uma daquelas noites em um milhão onde não havia mulheres por perto. Então eu liguei pra moça com quem eu dividia um apartamento – o nome dela era Julie, eu não posso te contar o sobrenome dela – e ela é a garota deitada na cama comigo enquanto Axl assiste TV. Havia uma parte mais picante onde eu estava malhando a mina, alisando e lambendo o pescoço dela, os peitos dela estavam pra fora e tudo mais. Quando fomos pro Japão, eu vi o vídeo e eles não cortaram a cena. Foi tão legal!
TOM HUNTER: Quando eles nos mostraram o vídeo de "Welcome to the Jungle", nós o aceitamos para o Headbangers Ball, que era tipicamente o que faríamos com um vídeo tão pesado. Axl estava fritando na cadeira elétrica!
DOUG GOLDSTEIN: A MTV não estava interessada. A resposta deles era "Bem, a gente vai tocar duas vezes na madrugada e ver o que rola".
ALAN NIVEN: A MTV não se importava, tava pouco se fudendo.
Guns N' Roses - O grande assalto à MTV
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Jeff Young aceitaria participar da tour de despedida do Megadeth? O próprio responde
Como a música ajudou Tarja Turunen a se reerguer depois de um AVC
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
O produtor que o Guns N' Roses queria até descobrir que ele iria drenar uma fortuna
Quando Axl Rose usou um tradutor para pedir que fãs do Guns batessem em outros fãs
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O maior cantor de metal que Slash ouviu na vida; "incrível!"
CHAMA O VAR: Slash sofre tombo cinematográfico em show do Guns N' Roses
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"


