Poets of the Fall
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Fonte: Poets of the Fall Site Oficial
Postado em 27 de janeiro de 2007
"Sem o silêncio, não pode haver música."
Os roqueiros finlandeses do Poets of the Fall - vocalista Marko, guitarrista Olli e o tecladista e DJ Captain - começaram sua aventura musical em meados de 2003. Marko vendeu tudo que tinha para investir no grande sonho e amor de sua vida, a música, com seus amigos Olli e Captain. Ele se mudou para o porão de seus amigos, quando não pôde mais manter um lugar para si mesmo após um tempo. Os três então construíram um pequeno estúdio por conta própria na sala de estar de Captain para as sessões de gravação e produção, e mantiveram um escritório no velho e batido carro de Olli. O resultado das sessões de gravação foi um novelo musical de onde se misturava rock, pop, metal e sons industriais.
Só para se ter uma idéia, o trio jura já ter em torno de 100 músicas compostas, sendo que os álbums lançados são em essência, compilações dessas gravações, por isso, podemos esperar muita coisa a vir pela frente ainda.
O primeiro single do grupo foi "Late Goodbye", música escrita para o aclamado jogo de computador "Max Payne 2 - The Fall of Max Payne" a pedido da produtora Remedy, e inspirada em um poema escrito por Sam Lake. Alcançando milhares de pessoas através do game, a música atingiu a primeira posição nas paradas da Finlândia, e conferiu ao trio reconhecimento internacional no primeiro prêmio da G.A.N.G. Awards de 2004. Nessa época, a banda também disponibilizava outro single em seguida, "Lift", e também uma música que disponibilizaram para download gratuito na internet por três semanas, "Maybe Tomorrow is a Better Day". Segundo o próprio trio, a quantidade de downloads da música foi simplesmente inacreditável.
Não demorou muito para sair, no início de 2005 o primeiro álbum do trio, "Signs of Life", que atingiu a primeira colocação nas paradas finlandesas de álbums mais vendidos já em Janeiro. Apenas a música "The Beautiful Ones", disponível no single de "Lift" não entrou para o álbum. O disco ficou entre os primeiros 40 lugares nas paradas durante praticamente o ano inteiro, e acabou virando disco de platina. Todas as músicas que saíram como singles do álbum dominaram as rádios finlandesas durante um bom tempo.
Depois do enorme sucesso do primeiro álbum, que se seguiu de uma brilhante turnê de divulgação pela Europa, sai o próximo single do trio, a música "Carnival of Rust", que teve um aclamadíssimo videoclipe e recebeu diversos prêmios. Em abril do mesmo ano era lançado o segundo álbum do POTF, "Carnival of Rust", com a música "Maybe Tomorrow is a Better Day" entrando para o álbum, que fez ainda mais sucesso e foi aclamado como o melhor trabalho do grupo até então, também repetindo o mesmo sucesso do primeiro trabalho e virando disco de platina, com a música título do álbum se tornando a música mais pedida e tocada de 2006 na Finlândia. Em agosto e novembro respectivamente, foram lançados mais dois singles, "Sorry Go 'Round" e "Locking up the Sun".
Em conseqüência do enorme sucesso dos discos nas rádios e nas paradas, o trio recebeu inúmeros prêmios, awards e honras de seu trabalho. Entre esses prêmios, estão o prêmio Commercial Radio Stations' Newcomer do ano de 2005, melhor novidade finlandesa de 2005 pela NRJ Radio Awards, mais dois prêmios no anual Emma Award Ceremony (o Grammy finlandês) por melhor disco de estréia e melhor banda nova. Recentemente o trio foi aclamado como melhor grupo finlandes pela MTV Europe Music Awards, e o vídeo "Carnival of Rust" foi votado como melhor vídeoclipe de todos os tempos na competição Musiikki-TV, e como melhor vídeoclipe de 2006 no The Voice.
Entre 2005 e 2006 o POTF excursionou extensivamente em uma gigantesca turnê de sucesso, passando ainda por outros países como Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Estônia e Rússia. E a turnê continuou em 2007, com outras datas anunciadas.
O Poets of the Fall já tocou em diversos países, sempre muito bem recebidos, saindo da Finlândia e passando por Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Estônia, Rússia, Lituânia e Índia.
Após a extensa turnê de sucesso da banda que se estendeu até metade de 2007, o grupo decidiu que era hora de colocar material novo no mercado. Portanto, se trancaram no estúdio e gravaram o disco Revolution Roulette, lançando-o no início de 2008. As músicas que se tornaram singles do álbum foram, respectivamente, "The Ultimate Fling", "Diamonds for Tears" e a faixa título alguns meses mais tarde no mesmo ano. O disco é considerado pelos fãs como o mais cru e direto do grupo, fazendo com que Carnival of Rust permaneça como o melhor álbum já lançado pelo trio.
Além disso, em 2008 ainda o trio lançou um outro single promocional conhecido como The Voice Studio Live Sessions, contendo uma regravação da música "You Know My Name" de Chris Cornell, tema de 007 - Cassino Royale. Além disso, o trio ainda gravou outra cover para a música Tobacco Road, da banda Dingo, que entrou no disco-tributo chamado "Melkein Vieraissa - Nimeni on Dingo", lançado pela gravadora Elements Music.
Após ficarem o ano de 2009 inteiro sem dar muitas notícias, o grupo resolve aparecer novamente, lançando em Fevereiro de 2010 o single "Dreaming Wide Awake". O próximo disco do grupo está agendado para lançamento em 17 de Março de 2010 e se chamará Twilight Theater, sendo esse o quarto trabalho de estúdio do grupo. Datas de turnê já estão agendadas para os próximos meses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Led Zeppelin e a bateria que ninguém acreditava que um ser humano conseguiria tocar
O maior letrista da geração do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Herbert Vianna
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



