Expantor
Postado em 06 de abril de 2006
Press Release
O Expantor é uma banda de Thrash Metal fundada por Christian Klein e Daniel Menandro em 1997 na cidade de Resende - RJ. A banda começou tocando covers de bandas como Megadeth, Metallica , Slayer, Sepultura dentre outras e logo começou a compor suas próprias músicas.
Em sua 1ª formação a banda contou com músicos provisórios para que permanecesse trabalhando, mas mesmo assim sempre voltando seus objetivos para composições próprias.
Durante o 1º ano Christian Klein apenas cantava , e a banda era um quinteto. Então se sucederam as primeiras apresentações na região sul fluminense, e assim se seguiu um período de experiências com vários músicos até o firmamento da banda como quarteto após a desistência do então baixista Marcelo.
Em meados de 2000 ocorreu uma das fases mais importantes da banda, que até então não tinha fixado um line-up definitivo. O vocalista Christian Klein resolve assumir o contra baixo da banda, e o guitarrista André Storte é chamado para integrar o grupo no lugar de Marco Antônio que já havia comunicado sua desistência e só estava cumprindo a agenda de shows para deixar a banda. Nesse momento a banda também se depara com a entrada de seu 1º baterista fixo, Marcelo Ramos "Fofo".
A banda se torna mais séria e segue com shows em sua região e compondo para lançar o 1º trabalho.
Em meados de 2001 o Expantor grava sua 1ª demo "The brood", e consegue ótima receptividade do público, rádios especializadas, zines, sites, revistas e etc.
Então a banda participa de vários concursos, inclusive pela internet, "Rock brasilis do site Rock on Line", e "Netrecords". A banda consegue bons resultados, ficando entre os 3 primeiros colocados durante a votação popular com mais de 900 bandas.
Após alguns desentendimentos com o baterista Marcelo "Fofo", o mesmo deixa a banda e Thomas Abrantes, antigo baterista da banda de Thrash "CREEP", é convidado, se adequando de imediato ao grupo.
Sendo assim, a banda reorganiza e segue com os trabalhos , shows e composições.
Em 2002 o Expantor lança sua 2ª demo "Beating on concrete", e consegue obter presença no cenário do metal nacional, tocando ao lado de bandas como, Funeratus, Nervo Chaos, Krueger, Gangrena Gasosa, Clawn dentre outras.
A banda é resenhada por revistas como a Rock Brigade e Roadie Crew, além de sites como o Whiplash e o Skyhell e importantes zines, todos elogiando o trabalho composto pela banda e destacando o Thrash metal apresentado como de bom gosto e muito bem trabalhado.
Os integrantes da banda resolvem dar um tempo no ano de 2003 realizando apenas alguns shows de maior importância nos estados de SP e MG e outros de maior viabilidade no estado do RJ. O motivo da pequena pausa nas atividades da banda foi a busca de uma maior estabilidade na vida dos integrantes para que pudessem suceder a tal momento as realizações das turnês nacionais programadas anteriormente. Para a surpresa de alguns integrantes da banda quando tudo se estabiliza mais um batera deixa o Expantor, agora é Thomas Abrantes quem é substituído por Rafael (Lemur) ex batera da banda conterrânea Etherica. Para dar um tom diferente e experimental na banda, Waldyr Belfort enta como um segundo baixista no Expantor deixando as músicas da banda soarem mais graves e pesadas.
No presente momento, a banda tem feito shows por várias cidades do Brasil, e tem divulgado seu trabalho em rádios e sites especializados de todo o mundo. Ex: Peru, Argentina, Dinamarca, Alemanha, Canadá e Itália, rádios estas que dão apoio às bandas independentes que procuram divulgação. A banda também saiu em duas coletâneas importantíssimas que foram lançadas na Europa ( Metalvox e Powerblade) e que tinham o objetivo de mostrar as melhores bandas do metal brasileiro. O Expantor tem tocado em importantes festivais, como o Volta Redonda do Rock onde Sepultura, Raimundos e Ratos de Porão também estão presentes, e feitos shows ainda pela região sudeste do país.
A banda segue seu percurso em busca de um selo para distribuição ou gravadora que se interesse, e, consciente da realidade e da não facilidade imposta pelos obstáculos, continua trabalhando por própria conta e risco, na medida do possível e com todo esforço... em nome do Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps