Expantor
Postado em 06 de abril de 2006
Press Release
O Expantor é uma banda de Thrash Metal fundada por Christian Klein e Daniel Menandro em 1997 na cidade de Resende - RJ. A banda começou tocando covers de bandas como Megadeth, Metallica , Slayer, Sepultura dentre outras e logo começou a compor suas próprias músicas.
Em sua 1ª formação a banda contou com músicos provisórios para que permanecesse trabalhando, mas mesmo assim sempre voltando seus objetivos para composições próprias.
Durante o 1º ano Christian Klein apenas cantava , e a banda era um quinteto. Então se sucederam as primeiras apresentações na região sul fluminense, e assim se seguiu um período de experiências com vários músicos até o firmamento da banda como quarteto após a desistência do então baixista Marcelo.
Em meados de 2000 ocorreu uma das fases mais importantes da banda, que até então não tinha fixado um line-up definitivo. O vocalista Christian Klein resolve assumir o contra baixo da banda, e o guitarrista André Storte é chamado para integrar o grupo no lugar de Marco Antônio que já havia comunicado sua desistência e só estava cumprindo a agenda de shows para deixar a banda. Nesse momento a banda também se depara com a entrada de seu 1º baterista fixo, Marcelo Ramos "Fofo".
A banda se torna mais séria e segue com shows em sua região e compondo para lançar o 1º trabalho.
Em meados de 2001 o Expantor grava sua 1ª demo "The brood", e consegue ótima receptividade do público, rádios especializadas, zines, sites, revistas e etc.
Então a banda participa de vários concursos, inclusive pela internet, "Rock brasilis do site Rock on Line", e "Netrecords". A banda consegue bons resultados, ficando entre os 3 primeiros colocados durante a votação popular com mais de 900 bandas.
Após alguns desentendimentos com o baterista Marcelo "Fofo", o mesmo deixa a banda e Thomas Abrantes, antigo baterista da banda de Thrash "CREEP", é convidado, se adequando de imediato ao grupo.
Sendo assim, a banda reorganiza e segue com os trabalhos , shows e composições.
Em 2002 o Expantor lança sua 2ª demo "Beating on concrete", e consegue obter presença no cenário do metal nacional, tocando ao lado de bandas como, Funeratus, Nervo Chaos, Krueger, Gangrena Gasosa, Clawn dentre outras.
A banda é resenhada por revistas como a Rock Brigade e Roadie Crew, além de sites como o Whiplash e o Skyhell e importantes zines, todos elogiando o trabalho composto pela banda e destacando o Thrash metal apresentado como de bom gosto e muito bem trabalhado.
Os integrantes da banda resolvem dar um tempo no ano de 2003 realizando apenas alguns shows de maior importância nos estados de SP e MG e outros de maior viabilidade no estado do RJ. O motivo da pequena pausa nas atividades da banda foi a busca de uma maior estabilidade na vida dos integrantes para que pudessem suceder a tal momento as realizações das turnês nacionais programadas anteriormente. Para a surpresa de alguns integrantes da banda quando tudo se estabiliza mais um batera deixa o Expantor, agora é Thomas Abrantes quem é substituído por Rafael (Lemur) ex batera da banda conterrânea Etherica. Para dar um tom diferente e experimental na banda, Waldyr Belfort enta como um segundo baixista no Expantor deixando as músicas da banda soarem mais graves e pesadas.
No presente momento, a banda tem feito shows por várias cidades do Brasil, e tem divulgado seu trabalho em rádios e sites especializados de todo o mundo. Ex: Peru, Argentina, Dinamarca, Alemanha, Canadá e Itália, rádios estas que dão apoio às bandas independentes que procuram divulgação. A banda também saiu em duas coletâneas importantíssimas que foram lançadas na Europa ( Metalvox e Powerblade) e que tinham o objetivo de mostrar as melhores bandas do metal brasileiro. O Expantor tem tocado em importantes festivais, como o Volta Redonda do Rock onde Sepultura, Raimundos e Ratos de Porão também estão presentes, e feitos shows ainda pela região sudeste do país.
A banda segue seu percurso em busca de um selo para distribuição ou gravadora que se interesse, e, consciente da realidade e da não facilidade imposta pelos obstáculos, continua trabalhando por própria conta e risco, na medida do possível e com todo esforço... em nome do Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Quanto tem de patrimônio cada um dos integrantes do Iron Maiden?
A lenda do Rock que se arrepende de nunca ter dormido com Jimi Hendrix
Cliff Burton e a banda que ele gostava muito, "por incrível que pareça"


Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



