Skank
Por Airton Metal
Postado em 06 de abril de 2006
O Skank nasceu em 1991, em Belo Horizonte, a mesma cidade brasileira que deu ao mundo Milton Nascimento e Sepultura. Ao centro da harmonia de um e a energia de outro, o grupo começou movido pelo interesse em transportar o clima do dancehall jamaicano para a tradição pop brasileira. Lançou seu primeiro álbum de forma independente - mas o sucesso underground despertou o interesse da poderosa Sony Music que, com a banda, inaugurou no Brasil o selo Chaos. Seu segundo disco, de 1994, foi o trampolim para o estrelato: mais de 1 milhão de cópias de "Calango" e top-hits como "Jackie Tequila" e "Te Ver". O álbum abriu as portas para uma nova geração de bandas brasileiras atentas às novidades do rock mundial e, ao mesmo tempo, curiosa com as raízes da tradição local.
O disco seguinte foi ainda mais longe (tanto em sua missão de fusão quanto em seu sucesso comercial): "O Samba Poconé" levou o grupo a se apresentar na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Suíça, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, em shows próprios ou em festivais ao lado de Echo & The Bunnymen, Black Sabbath e Rage Against The Machine. O single "Garota Nacional" foi um sucesso monstruoso no Brasil e liderou a parada espanhola (em sua versão original, em português) por inacreditáveis três meses - a canção foi o único exemplar da música brasileira e integrar a caixa "Soundtrack for a Century", lançada para comemorar os 100 anos da Sony Music. Os discos da banda ganharam edições norte-americanas, italianas, japonesas, francesas e em diversos países ao redor do mundo.
Enquanto "O Samba Poconé" chegava a quase 2 milhões de cópias vendidas no Brasil, o Skank foi convidado a representar seu país no álbum "Allez! Ola! Olé!", disco oficial da Copa do Mundo de Futebol de 1998.Inquietos artisticamente, o quarteto não se acomodou com o êxito. Sua música passou a equalizar as origens eletrônicas com novas influências psicodélicas e acústicas - reveladas nos álbuns "Siderado" (mais introspectivo e maduro) e "Maquinarama" (mais colorido e lisérgico).
O sucesso não arrefeceu: vieram mais hits radiofônicos, como "Resposta", "Saideira" e "Balada do Amor Inabalável" – esta com ecos de Sergio Mendes em climas cyberpunk. É a mesma versatilidade que permite ao grupo gravar ao lado de Andreas Kisser (Sepultura), Manu Chao, Uakti ou Jorge Ben Jor e arrancar elogios de Stewart Copeland por sua versão de "Wrapped Around Your Finger", incluída no tributo latino ao Police, "Outlandos D'America". Uma polivalência de quem não revela amarras senão com o pop perfeito e com a energia para levantar a multidão.– como mereceu registro no CD e DVD "Ao Vivo Ouro Preto", que emplacou mais um sucesso top-one, "Acima do Sol", e passou de meio-milhão de compradores.
Os cinco primeiros meses de 2003 foram investidos na meticulosa preparação de "Cosmotron", álbum que chegou às lojas merecendo rasgados elogios da imprensa: "sinais de evolução em Belo Horizonte", "concentração sem sisudez nem passadismo", "canções pop processadas em cuidadosos laboratórios", "ratificando o Skank como o mais criativo grupo pop dos anos 90". Enquanto o primeiro single, a balada psicodélica "Dois Rios", ganhava as rádios do Brasil (e o prêmio de melhor videoclipe pop no Vídeo Music Brasil 2003), o grupo se lançava em mais um giro internacional, com passagens por Portugal, Inglaterra e Bélgica, além de uma histórica apresentação no palco principal do festival de Roskilde, na Dinamarca, ao lado de grupos como Blur e Cardigans. A nova turnê da banda (com cenário de Gringo Cardia a partir de telas de Beatriz Milhazes e confiantes oito novas canções no repertório) estreou em três noites de lotação esgotada no Canecão, Rio de Janeiro. De novo na estrada, o grupo vive o raro privilégio e o desafio que lhe impõem seus 12 anos de carreira, seus 5 milhões de discos vendidos e a fidelidade de seu público, que lhes ampara mesmo em seus vôos mais arriscados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Max Cavalera elege as cinco músicas que definem a sua carreira
Filhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria


5 clássicos do rock brasileiro que são versões de músicas internacionais
A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"



