Stooges
Postado em 06 de abril de 2006
Por Anderson de Lima
No final da década de 60 o rock'n'roll vivia uma de suas fases mais experimentais e lisérgicas: os Beatles haviam endoidado de vez, após os fantásticos álbuns Revolver e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band; os Stones seguiam pelo mesmo caminho com um lado bem mais sujo; os Doors explodiam nas paradas devido aos devaneios poéticos de Jim Morisson e as viagens astrais de Ray Manzarek e por aí vai. Várias bandas tendiam para o lado psicodélico, influenciadas por Syd Barrett e outros consumidores assíduos de "droginhas nada leves", ou seja: o som era mais lento, devagar e chapado, músicas longas e papos que defendiam a "ideologia" flower power.
Em 1967 quatro americanos rebeldes resolveram meio que sem querer mudar o rumo da história da música pop: eram Iggy Stooge(O IGUANA) (de onde é que saiu a inspiração do Ramones em usar o nome da banda como sobrenome dos integrantes, mesmo?), Ron Asheton, Dave Alexander e Scott Asheton. Um som completamente sujo, brutal e inovador estava sendo produzido naquele momento: o Stooges era, sem dúvida alguma, uma banda muito a frente do seu tempo. Muitos insistem em chamá-los de "proto-punk", mas se você preferir pode definir como punk rock puro e simples. Era o começo de tudo, com eles a música encontrava sua redenção na simplicidade e virilidade de quem só queria fazer barulho e falar da vida chapada da juventude que não curtia ficar caminhando entre as flores falando de paz e amor.
O álbum de estréia do Stooges teve um importante colaborador: John Cale (Velvet Underground) ficou por conta da produção do disco e simplesmente fez o que devia ser feito: deixou os caras quebrarem absolutamente tudo. Ron Asheton tirava das cordas de sua guitarra um som absolutamente brutal e animalesco, o baixo de Dave Alexander e a bateria de Scott Asheton faziam parte de uma das cozinhas mais destruidoras que já haviam aparecido até o momento ao lado do The Who - afinal de contas, nunca podemos deixar de lado a dupla John Entwistle e Keith Moon. O vocal ficava a cargo de um dos maiores performers da época e que até hoje apronta das suas (incrivelmente, com a mesma magreza junkie da época): Iggy Poppy, uma grande novidade. Um cantor desafinado, meio fanhoso que se quebrava inteiro nos shows, chegando a deixar o palco coberto de sangue.
As músicas do Stooges eram viscerais: "I Wanna Be Your Dog" ficou eternizada e ganhou versões fantásticas como a do espetacular Sonic Youth; "Not Right" era puro punk rock saído diretamente da fonte; "No Fun" falava do submundo das ruas americanas - era a filosofia junkie: tomar todas, cair na sargeta e dizer que a vida era (na verdade sempre foi e será) um grande fracasso; tem também "Not Right" e "Real Cool Time". Enfim: tudo é bom e podre neste disco e esse é o grande barato de ouvi-lo. O Stooges marcou o início do fim das camisas coloridas, dos bons hippies que só queriam paz e amor (pura mentira) e da utopia hipócrita da juventude à toa do fim dos anos 60. Era hora de colocar suas jaquetas de couro, beber, chapar e dizer que tudo não passava de uma grande enganação (para não dizer palavras impublicáveis). Graças a essa banda e a esse disco, quando escutamos músicas sentimos algo realmente forte e substancial, nada mais nada menos que o implacável punk rock entrando direto nas nossas veias.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
O encontro entre Beatles e Elvis Presley contado pelo único jornalista presente
O astro do rock que emprestou o cachorro ao Pink Floyd para uma gravação
A banda de thrash cujo baterista original foi contratado como assalariado, segundo Regis Tadeu


Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



