Renaissance
Postado em 06 de abril de 2006
Por Vinicius Soares
Renaissance pode ser considerado um dos grandes ícones do Rock Progressivo. Conhecido pela bela voz de Annie Haslam e por grandes arranjos orquestrados. Tudo começou em 1969, com Keith Ralf(vocal, guitarra, harmônica) e Jim McCarty(bateria, percussão e vocal), ex-membros do Yardbirds, organizando uma nova banda. Mais tarde vieram os outros membros para completar a banda, John Hawken(piano, harpsichord), Louis Cennamo(baixo) e Jane Relf(vocal). Com essa formação lançam o primeiro disco em 1969, chamado "Renaissance". No segundo álbum "Ilusion" algumas pessoas importantes participaram nele. Como Neil Córner(baixo), Slade(bateria), T. Crowe(vocal) e Michael Dunford(guitarra). Este último mais tarde teria um papel fundamental na banda.
Esses dois primeiros álbuns foram gravados com a primeira formação. A partir deste momento a banda se desfez, nenhum membro fez mais parte da banda, e um novo projeto estava sendo encaminhado. O novo Renaissance estava voltando em 1972, com um novo álbum, "Prologue". É a estréia de uma das mais belas vozes que o mundo já conheceu, e a dona dela é Annie Haslam. Completam o grupo John Tout(teclados, vocais), Rob Hendry(guitarra, mandolin, cimbais e vocais), John Camp(baixo, tambura e vocais), e Terry Sullivan(bateria, percussão). O disco ainda tem a participação de Francis Monkman(tecladista do Curved Air), com um solo de VCS 3 na música Rajah Khan. É um disco brilhante, com Annie Haslam passando por uma ótima fase, músicas marcantes como Kiev e Prologue são destaques do disco. Mas o grande estouro da banda foi no ano seguinte, com o lançamento da obra-prima "Ashes Are Burning". Neste disco temos a saída do guitarrista Rob Hendry, a participação efetiva do compositor Michael Dunford com o violão e vocal, e uma outra participação especial do guitarrista Andy Powell com um solo de guitarra memorável na música "Ashes Are Burning". Todas as músicas do álbum são muito boas, e isso faz com que ele seja uma obra-prima. A banda segue a todo vapor, e em 1974 lança o excelente "Turn Of The Cards", que é considerado por muitos fãs da banda o melhor disco da carreira. Com toda certeza está entre os melhores. Os arranjos estão cada vez mais bem feitos, e a voz de Annie Haslam mais bonita ainda. O disco começa com a poderosa "Runing Hard", seguidos pela bela "I Think You" e a fantástica "Things I Dont Understand". Sem contar dois grandes clássicos como "Black Fame" e "Mother Rússia". A fase dourada da banda não acaba, e mais uma bomba é lançada. "Scheherazade And Other Stories" traz a épica "Song Of Scheherazade"(24 minutos) e "Ocean Gypsy" como uma das melhores músicas da banda. Em 1976 lançam o álbum "Live at Carnegie Hall" com versões ao vivo das músicas. As músicas são tão bem executadas que da para confundir com as versões de estúdio. Destaque também para a versão de 23 minutos de "Ashes Are Burning", com um solo vocal de Annie Haslam.
O Renaissance não para, e lança em 1977 "Novella", contendo pérolas como "The Sisters" e "Can you Hear Me?". E em 1978 temos "A songs for All Seasons", um bom álbum, adorado pelos fãs da banda.
Essa foi a grande época do Renaissance, na década de 80 a banda para, só voltando no começo dos anos 90, e em 2001 com "Tuscany", durante todo esse tempo foram lançados algumas coletâneas e álbuns com apresentações ao vivo da banda. Certamente é uma banda memorável, não há palavras que possam defenir o grande encanto que o som de Renaissance oferece as pessoas, com belas melodias, arranjos, instrumentistas de alta qualidade, a voz magnífica de Annie Haslam, as composições de Michael Dunford. Uma banda fenomenal que nunca será esquecida!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Gangrena Gasosa, Hatefulmurder e Facing Fear no Heavy Beer
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A opinião de Joey Ramone, eterno vocalista dos Ramones, sobre o Kiss
Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Dave Mustaine lista as músicas do Metallica que são dele: "Eu mandei eles não usarem!"


O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Para entender: o que é AOR?
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada



