Glenn Hughes
Postado em 06 de abril de 2006
Por Marcelo Melgaço
Glenn Hughes nasceu em 21 de agosto de 1951 em Cannock, Inglaterra. Deixou a escola aos 15 anos para tocar guitarra em uma banda local antes de mudar para o baixo e começar a cantar.
No fim dos anos 1960 criou a banda Trapeze, que em sua formação clássica contava com Mel Galley na guitarra e Dave Holland na bateria. Lançaram os álbuns Trapeze (1969), Medusa (1971), e o excelente You Are The Music... We're Just The Band (1972).
Em 1973 ocupou o lugar de Roger Glover no Deep Purple, enquanto David Coverdale assume o posto de Ian Gillan – forma-se aí um dos mais poderosos "duos" vocais da história do rock. Com a participação de Glenn Hughes e Coverdale o Purple lança o espetacular Burn, seguido de Stormbringer e Come Taste the Band. Este último é um dos menos conhecidos e mais criticados trabalhos do Purple, com Tommy Bolin, grande amigo de Glenn Hughes assumindo o lugar de Ritchie Blackmore na guitarra. É o que tem maior influência de Glenn Hughes, inserindo elementos do funk no som da banda. Para alguns é um grande álbum, apesar de não ter a "cara" do Deep Purple.
Em 1977, após o fim desta formação do Purple, Glenn Hughes lança seu primeiro álbum solo – Play Me Out – em que demonstra de forma mais livre seu ecletismo musical, misturando jazz, soul, funk e pop ao rock. A partir daí, passa a colaborar com vários músicos.
Em 1982 lança, com seu colega guitarrista Pat Thrall, o álbum Hughes and Thrall – espetacular, mas que não teve o sucesso comercial esperado. Em 1985 canta como convidado no Run for Cover, de Gary Moore. Poucos sabem, mas Glenn Hughes foi vocalista do Black Sabbath, emprestando sua poderosa garganta a Seventh Star, álbum do BS de 1986 – pouco conhecido, mas fenomenal. Nesta época está pegando pesado na cocaína e álcool, tendo de ser substituído no meio da turnê do Black Sabbath por Ray Gillen (Badlands).
Em 1992, canta como convidado no álbum Face the Truth de John Norum, ex-guitarrista do Europe. No mesmo ano, lança seu segundo álbum solo – Blues. Daí em diante, livrando-se da dependência de álcool e drogas, passa a produzir como nunca, lançando um trabalho após o outro, todos de alto nível: From Now On (1994 – o mais pop de sua carreira), Burning Japan Live (1994 – ao vivo no Japão, com canções do Deep Purple e de sua carreira solo), Feel (1995 – grande influência do Funk e Soul, mas um disco de peso), Addiction (1996 – em que fala de sua dependência e posterior recuperação – um petardo), The Way It Is (1999 – um dos álbuns mais ecléticos da história do rock – imperdível), Return of Crystal Karma (2000), A Soulful Christmas (2000 – CD com belas interpretações de músicas natalinas – pode crer).
Em 2001 lança Bulding the Machine, e em 2002, em parceria com Joe Lynn Turner, também ex-Deep Purple, lança o http – Hughes Turner Project, aclamado no Japão e muito bem recebido pela crítica, assim como a maioria de seus trabalhos anteriores. Em junho de 2003 lança Songs In The Key Of Rock, em que volta às suas raízes "setentistas".
Glenn Hughes é um dos mais prolíficos músicos do Rock. Apesar disso, é pouco conhecido pelas novas gerações. Em 2003, é difícil pensar em alguém que esteja produzindo com tanta qualidade, consistência e gosto pelo que faz como ele. Fácil é constatar que, com mais de 50 anos, conta-se nos dedos de uma mão os vocalistas do rock em atividade cujas vozes comparem-se à sua. Alguns dizem que está cantando melhor que nunca. Não é à toa que é conhecido como The Voice of Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Glenn Hughes revela ter sido convidado para a reunião do Rainbow, em 2015
Glenn Hughes retorna ao Brasil para 5 shows em novembro
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


