Glenn Hughes
Postado em 06 de abril de 2006
Por Marcelo Melgaço
Glenn Hughes nasceu em 21 de agosto de 1951 em Cannock, Inglaterra. Deixou a escola aos 15 anos para tocar guitarra em uma banda local antes de mudar para o baixo e começar a cantar.
No fim dos anos 1960 criou a banda Trapeze, que em sua formação clássica contava com Mel Galley na guitarra e Dave Holland na bateria. Lançaram os álbuns Trapeze (1969), Medusa (1971), e o excelente You Are The Music... We're Just The Band (1972).
Em 1973 ocupou o lugar de Roger Glover no Deep Purple, enquanto David Coverdale assume o posto de Ian Gillan – forma-se aí um dos mais poderosos "duos" vocais da história do rock. Com a participação de Glenn Hughes e Coverdale o Purple lança o espetacular Burn, seguido de Stormbringer e Come Taste the Band. Este último é um dos menos conhecidos e mais criticados trabalhos do Purple, com Tommy Bolin, grande amigo de Glenn Hughes assumindo o lugar de Ritchie Blackmore na guitarra. É o que tem maior influência de Glenn Hughes, inserindo elementos do funk no som da banda. Para alguns é um grande álbum, apesar de não ter a "cara" do Deep Purple.
Em 1977, após o fim desta formação do Purple, Glenn Hughes lança seu primeiro álbum solo – Play Me Out – em que demonstra de forma mais livre seu ecletismo musical, misturando jazz, soul, funk e pop ao rock. A partir daí, passa a colaborar com vários músicos.
Em 1982 lança, com seu colega guitarrista Pat Thrall, o álbum Hughes and Thrall – espetacular, mas que não teve o sucesso comercial esperado. Em 1985 canta como convidado no Run for Cover, de Gary Moore. Poucos sabem, mas Glenn Hughes foi vocalista do Black Sabbath, emprestando sua poderosa garganta a Seventh Star, álbum do BS de 1986 – pouco conhecido, mas fenomenal. Nesta época está pegando pesado na cocaína e álcool, tendo de ser substituído no meio da turnê do Black Sabbath por Ray Gillen (Badlands).
Em 1992, canta como convidado no álbum Face the Truth de John Norum, ex-guitarrista do Europe. No mesmo ano, lança seu segundo álbum solo – Blues. Daí em diante, livrando-se da dependência de álcool e drogas, passa a produzir como nunca, lançando um trabalho após o outro, todos de alto nível: From Now On (1994 – o mais pop de sua carreira), Burning Japan Live (1994 – ao vivo no Japão, com canções do Deep Purple e de sua carreira solo), Feel (1995 – grande influência do Funk e Soul, mas um disco de peso), Addiction (1996 – em que fala de sua dependência e posterior recuperação – um petardo), The Way It Is (1999 – um dos álbuns mais ecléticos da história do rock – imperdível), Return of Crystal Karma (2000), A Soulful Christmas (2000 – CD com belas interpretações de músicas natalinas – pode crer).
Em 2001 lança Bulding the Machine, e em 2002, em parceria com Joe Lynn Turner, também ex-Deep Purple, lança o http – Hughes Turner Project, aclamado no Japão e muito bem recebido pela crítica, assim como a maioria de seus trabalhos anteriores. Em junho de 2003 lança Songs In The Key Of Rock, em que volta às suas raízes "setentistas".
Glenn Hughes é um dos mais prolíficos músicos do Rock. Apesar disso, é pouco conhecido pelas novas gerações. Em 2003, é difícil pensar em alguém que esteja produzindo com tanta qualidade, consistência e gosto pelo que faz como ele. Fácil é constatar que, com mais de 50 anos, conta-se nos dedos de uma mão os vocalistas do rock em atividade cujas vozes comparem-se à sua. Alguns dizem que está cantando melhor que nunca. Não é à toa que é conhecido como The Voice of Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Para Kerry King, escrever músicas sobre o capeta é puro entretenimento
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Joe Bonamassa elege o maior guitarrista de rock; "transformou a guitarra em uma arma"
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Em vídeo, prefeitura mineira anuncia: "Vem aí... em abril... Led em Muriaé!"


Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Para entender: o que é AOR?
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada



