Backyard Babies
Postado em 06 de abril de 2006
Por Everton Kill
O Backyard Babies foi formado na cidade de Nässjö na Suécia em 1987, por quatro colegas de escola que se aproximaram por ter uma vontade em comum: montar uma banda que mesclasse todo o glamour do estilo poser do Hard Rock oitentista, com uma boa dose da atitude e rebeldia do punk rock. Após algumas mudanças, a formação se estabilizou em 90 com Nicke Borg (vocal / guitarra), Dregen (guitarra solo / vocal), Johan Blomquist (baixo) e Peder Carlson (bateria).
No mesmo ano, gravam duas demo-tapes e são convidados para tocar em vários festivais. Com uma apresentação impecável no Festival de Hultsfred de 91, os "Babies" chamam a atenção de toda a imprensa local, principalmente pelo fato de que a banda não possuía contrato assinado com gravadoras e nenhum álbum lançado. A MTV local passou a apoiá-los e os incentivou a gravar um vinil de forma independente, batizado Something to Swallow.
Em 93, assinam com a Megarock e imediatamente, gravam um vídeo para a música "Bad to the Bone". No ano seguinte, foi lançado o primeiro álbum oficial do grupo, chamado Diesel and Power, junto com o single-video de "Electry Suzy". O álbum foi bem recebido na Europa e o nome da banda começou a se espalhar, fato que levou o grupo a fazer shows por todo o continente.
Tudo ia muito bem, até que em uma noite enchendo a cara em algum bar da Suécia, Dregen resolve formar um projeto paralelo com seu amigo de bebedeira e então baterista da clássica banda de metal Entombed, Nicke Andersson (que depois viraria Nick Royale). Assim nasceu no fim 1994, outra grande banda de rock da Suécia, o Hellacopters. Desde o início do Hellacopters, Dregen mostrou ter dificuldades em dar atenção igual para as duas bandas e com isso, o Backyard Babies ficou sem nenhum lançamento por quase dois anos.
Em 97, voltam à ativa abrindo shows de bandas como Social Distortion, L7 e Monster Magnet, e ainda lançam dois Ep’s. O esperado segundo álbum Total 13 é lançado no início de 98 e a banda faz uma turnê ao lado do AC/DC. O álbum foi um sucesso e com os vídeos de "Highlights" e "Look At You", a banda conquista um bom público nos Estados Unidos.
Nessa época, Dregen estava cada vez mais descontente com a direção musical que o Hellacopters estava tomando e decide deixar a banda para se dedicar integralmente ao Backyard Babies. A banda faz uma grande turnê pela América do Norte e Europa e lançam um álbum contendo um pequeno trecho de um show em Londres com mais três faixas de estúdio, chamado Safety Spin And Leopard Skin.
Depois de um pequeno tempo de descanso e participações em álbuns tributo para bandas como Ramones e Misfits, a banda grava o excepcional Making Enemies is Good, lançado em 2001. Making Enemies... junto com o ótimo High Visibility do Hellacopters e o inicio do sucesso norte-americano do The Hives, faz da Suécia um cenário musical muito interessante.
Com músicas que são energia pura e com os vídeos de "The Clash" e "Brand New Hate" passando em todas as MTV’s do mundo, o grupo faz sua maior turnê. Em 2002, a banda faz uma rápida, mas muito boa série de shows pelo Brasil, ao lado da ótima banda paulistana, Forgotten Boys. Essa mini-turnê promocional foi batizada por Dregen de Making Enemies Brasil Tour 2002.
Durante o ano, são lançados Independent Days e a caixa de cd´s From Demos to Demons, contendo suas primeiras gravações feitas entre 89 e 92 e mais algumas músicas inéditas. Depois de mais um curto tempo de descanso, lançam Stockholm Syndrome, no fim de 2003, junto com os videoclipes de "Minus Celsius" e "A Song For The Outcast". Com mais peso nas guitarras, um som mais variado e Dregen cantando mais músicas, Stockholm Syndrome mostra uma banda mais madura, sem medo de ousar e acrescentar novos elementos ao seu som.
No início de 2005, sai a coletânea Tinnitus, lançado apenas nos EUA. Da longa turnê de Stockholm Syndrome, nascem o ótimo Live Live in Paris e o DVD Jetlag – The Movie.
No fim do ano, convidam Nick Royale do Hellacopters para produzir o próximo disco da banda.
People Like People Like People Like Us é lançado em abril de 2006 junto com o videoclipe da música "The Mess Age (How Could I Be So Wrong)". Contando com uma clara influência de Royale, o disco soa diferente de quase tudo já lançado por eles, trazendo um som mais limpo, arranjos mais trabalhados, músicas mais cadenciadas e com bem menos peso do que nos discos anteriores. Logo após o lançamento do disco, a banda se junta ao Hellacopters e ao Millencolin para uma turnê sueca batizada de "Where the action is".
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