Centinex
Postado em 06 de abril de 2006
Foto: Carin Wesström
O Centinex iniciou suas atividades no final do ano de 1990, na Suécia, tendo passado por inúmeras formações no decorrer dos anos, e mantendo como único integrante remanescente daquela época o baixista Martin Schulman. Passado um ano, gravam sua primeira demo-tape, intitulada "End Of Life", que abriria caminho para a gravação de seu primeiro CD, o "Subconscious Lobotomy", lançado em outubro de 1992 numa tiragem limitada de 1.000 cópias. Em 1993 e 1994, lançam respectivamente um promo-tape, o "Under The Blackened Sky", e um EP em cassete, o "Transcend The Dark Chaos", e com isto estendem suas turnês para outros países além da Suécia, principalmente Finlândia e Polônia.
No ano seguinte, com a saída do baterista, resolvem adotar uma bateria eletrônica, com a qual gravam três faixas inéditas, que são reunidas com todo o material do "Trancend..." e uma faixa do "Under...", para compor seu segundo CD, o "Malleus Maleficarum", que seria editado em abril de 1996. E em outubro, iniciam as gravações de seu sucessor, o "Reflections", lançado em março do outro ano.
No final de 1997 a banda assina com a Repulse Records, e no ano seguinte, já contando com Johan Jansson (ex-Hatred) nos vocais e Jonas Kjellgren (que atua também como vocalista do Carnal Forge) na guitarra, registra o "Reborn Through Flames", que seria seguido por uma turnê européia, com shows na Alemanha, Espanha, Portugal e Holanda.
Em 1999, é editado o primeiro vídeo da banda, o "Repulsive Tour '98", gravado em Madrid (Espanha) no ano anterior, numa turnê juntamente com o Anasarca e Stratuz. E em julho, a banda finalmente adota um baterista "de carne e osso": Kennet Englund, egresso do Moondark. Neste mesmo período, são remixados os álbuns "Subconscious Lobotomy" e "Malleus Maleficarum", que devido a problemas legais acabam não sendo relançados.
Em 2000, fazem diversas aparições em festivais europeus, e gravam o "Hellbrigade", que seria editado em setembro na Europa pela Repulse, e no ano seguinte lançado mundialmente através da Candlelight Records, que o licenciaria para ser distribuído por outras gravadoras nos três continentes (incluindo a Picoroco Records, na América Latina).
Ainda em 2001 a banda faz sua primeira turnê pelos EUA, e grava mais um álbum, o "Diabolical Desolation", com lançamento previsto para o início de 2002. Em novembro, com a saída do guitarrista Kenneth Wiklund, que estava com o grupo desde meados da década de 90, anunciam que vão prosseguir com quatro integrantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O álbum dos Beatles que John Lennon curtia "porque era muito estranho"
O método usado por guitarrista para tirar 17 músicas em 20 dias para tocar com Edu Falaschi
A canção que Ronnie James Dio mais se orgulhava de ter feito


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



