Black Sabbath: A Trajetória Brasileira
Por Tiago Marion
Postado em 03 de março de 2005
Mais uma vez o verão no hemisfério norte se aproxima, e com isso os grandes festivais europeus começam a dar as caras. Especialmente este ano, o cast de festivais como Sweden Rock Festival (Suécia), Download (Inglaterra), Roskilde (Dinamarca) e Wacken (Alemanha) estão prometendo atrações surpreendentes tais como Iron Maiden executando um set referente aos primeiros quatro discos, Dio que aparentemente havia terminado a sua ultima turnê também irá pisar em palcos europeus, e até mesmo o Accept volta apenas para se apresentar na Europa e Japão. Agora o que realmente me pegou de surpresa este final de semana foi ver que os pais do Heavy Metal decidiram voltar aos palcos com uma turnê que promete ser a maior da banda em muitos anos. O Black Sabbath estará se apresentando com sua formação original não só nestes festivais europeus mas também em diversas datas pelos EUA. Fica então uma pergunta no ar para os fãs brasileiros: Será que desta vez eles se apresentam no Brasil ? Caso alguma promotora decida trazer a banda para cá com certeza o sucesso seria inevitável. Nas próximas linhas vocês terão a chance de ler um levantamento a respeito das duas vezes em que a banda se apresentou no Brasil e também de todos os seus ex-integrantes que já tocaram por aqui! Eu espero não ter esquecido ninguém, pois ao fazer esta pesquisa, pude verificar que a banda já contou com muito mais gente do que imaginamos....
Black Sabbath - Mais Novidades
Como já é conhecido, foram poucas as bandas de peso que vieram ao Brasil antes dos anos 80, e foi apenas em janeiro de 1985 que tivemos a oportunidade de assistir a um ex-integrante do Black Sabbath em terras tupiniquins. Ozzy Osbourne foi uma das principais atrações do fantástico Rock In Rio I, e apesar de estar no auge de sua carreira solo, obviamente interpretou grandes clássicos de sua antiga banda como "Paranoid" e "Iron Man". É possível encontrar vídeos e CDs destas apresentações de Ozzy entre os colecionadores. Vale a pena conferir!
Foi no mesmo Rock In Rio I que Cozy Powell e Neil Murray também passaram por solo brasileiro pela primeira e única vez, no entanto ambos ainda faziam parte do Whitesnake e ainda nem pensavam em entrar para o Black Sabbath. Mais tarde esses músicos gravariam álbuns como "Headless Cross", "TYR" e "Forbidden", que na opinião de muitos não soavam como Black Sabbath, mas na opinião de outros são trabalhos maravilhosos...
O segundo ex-vocalista do Sabbath a passar em nosso país foi Ian Gillan , que visitou o Brasil com sua banda solo em 1989; no entanto, suas apresentações não contaram com nenhuma música do Black Sabbath. Aliás até onde sabemos, Gillan não gosta do álbum "Born Again" e aparentemente nunca interpretou músicas desse disco em seus shows como artista solo. Uma pena!
Gillan também retornou ao país em 1997, 1999, 2000 e 2003 tocando com o Deep Purple. Em uma entrevista ao SBT em 2003, ele até mesmo contou que somente aceitou entrar para o Sabbath porque estava bêbado no momento em que foi convidado por Geezer Butler e Tonny Iommi!
Foi então que finalmente em 1992, o milagre aconteceu! Após um encontro entre Ronnie James Dio e Geezer Butler em 1991, o Black Sabbath volta a gravar um álbum com a mesma formação de "Mob Rules". Com três shows realizados em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre, a passagem da banda deixou saudades.
O repertório totalmente voltado para a fase Dio fez com que os fãs delirassem. O set list apresentado nesses shows foi o seguinte: "Mob Rules"/ "Computer God"/ "Children Of The Sea"/ "Time Machine"/ "War Pigs"/ "Black Sabbath"/ "Master Of Insanity"/ "After All (The Dead)"/ "Iron Man"/ "Heaven And Hell"/ "I"/ "Die Young"/ "Guitar Solo"/ "Orchid "/ "TV Crimes"/ "Drum Solo"/ "Sabbath Bloody Sabbath (Instrumental)" e "Neon Knights".
O ano de 1994 foi também especial para os fãs da banda, pois para a edição de estréia do Philips Monsters of Rock, o Sabbath foi escolhido como uma das atrações principais. Desta vez sem Dio nos vocais, mas sim Tony Martin e Bill Ward na bateria, o quarteto mostrou um repertório variado que agradou a todos os presentes. Nesta ocasião a banda fez apenas um único show em nosso país, embora tenha tocado também na Argentina e Chile. Estes shows pela América do Sul foram únicos, pois foram poucas as vezes que a banda se apresentou com esta formação.
O set list foi: "Supertzar"/ "Time Machine"/ "Children Of The Grave"/ "Children Of The Sea"/ "I"/ "Witness"/ "The Mob Rules"/ "Into The Void"/ "Black Sabbath (with guitar intro)"/ "Neon Knights"/ "War Pigs"/ "Headless Cross"/ "Guitar Solo"/ "Paranoid/Heaven and Hell"/ "Iron Man" e "Sabbath Bloody Sabbath".
Ainda no Monsters Of Rock de 1994 o baterista Eric Singer, responsável pelas baquetas dos álbuns "Seventh Star" e "Eternal Idol", se apresentou com o Kiss, banda que fechou o festival. Eric Singer também foi integrante da banda Badlands, que contava com o também ex-Sabbath Ray Gillen e o ex-Ozzy Osbourne Jack E. Lee.
E a presença do Sabbath em terras brasileiras continuava! Na segunda edição do Monsters of Rock em 1995, Ozzy Osbourne foi escolhido como a atração principal, tendo o baixista Geezer Butler em sua banda. Com um set list matador e uma performance devastadora, a apresentação deixou ótimas lembranças! Já se passavam 10 anos da primeira apresentação de Ozzy no Brasil...
No mesmo ano de 1995, Dio tocaria pela primeira vez no Brasil com sua banda solo. O baixinho voltaria ao país em 1997, 2000 (como convidado do Deep Purple), 2001 e 2004, esta última com uma formação pra lá de especial contando com Craig Goldie na guitarra e Rudy Sarzo no baixo. Vale lembrar que nas apresentações de 1995 e 1997, o baterista era Vinnie Appice, o mesmo que gravou "Mob Rules", "Dehumanizer" e o ao vivo "Live Evil". Appice era também o baterista na passagem do Sabbath pelo Brasil em 1992.
Um outro ex-integrante que passou rapidamente pelo Black Sabbath e também tocou no Brasil em 1994, 1998 (quarta edição do Monster of Rock) , em 1999 e 2001 foi Glenn Hughes. O cantor até hoje apresenta algumas músicas do único disco que gravou com a banda, "Seventh Star". Vale a pena lembrar que Hughes também cantou no recente álbum solo de Tonny Iommi, "1996 Dep Sessions", e recentemente Tonny anunciou que já está gravando um novo álbum de estúdio com o vocalista. Para quem não sabe o responsável pelo reencontro da dupla em 1996 foi ninguém mais ninguém menos que o apresentador do programa Backstage, sr. Vitão Bonesso!
Ao olhar este histórico, percebemos que muita da história do Sabbath já passou pelo nosso país, no entanto nunca tivemos a chance de assistir Ozzy, Tonny, Geezer e Bill no mesmo palco. Fica aqui a nossa esperança de que em 2005 isso possa se realizar! Contamos aí com a atuação dos nossos empresários e patrocinadores para a realização do que pode ser o maior show de heavy metal que já passou por este país!
Vamos aguardar...
Consolo dos fãs: Electric Funeral
Para aqueles que nunca tiveram a chance de assistir ao Sabbath, ou mesmo morrem de saudades dos shows da banda por aqui, uma ótima opção de consolo é assistir uma apresentação da banda Electric Funeral. Tendo como líder o lendário apresentador do programa Backstage, Vitão Bonesso na bateria, a banda apresenta um set-list que passa por todas as fases do Sabbath, e já contou com músicos como Hélcio Aguiarra (guitarra) e Andria Busic (baixo). Atualmente a banda, além de Vitão Bonesso na bateria, conta com César Manólio (baixo), Marcelo Schevano (guitarra) e João Luiz (vocal). Esta formação já dura 3 anos e apresenta de forma impecável os clássicos da banda de Birmingham. Vale a pena destacar o vocalista João Luiz (também Dio Cover e King Bird) que conta com uma voz que faz muitos fãs acharem que estão escutando ao próprio Dio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"


Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


