RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemNey Matogrosso reflete sobre não ter contraído HIV mesmo tendo contato com quem tinha

imagemSlipknot anuncia saída de Craig Jones, um de seus integrantes mais antigos

imagemO ritual assustador no show do Queen que apavorou o Kid Abelha no Rock in Rio de 1985

imagemRogério Skylab critica Renato Russo, Cazuza, Lobão, e todo o pessoal do BRock

imagemO dia que Marcelo Nova perguntou para Raul Seixas se existe coisa melhor do que mulher

imagemO profundo significado da cruz de "Appetite For Destruction", segundo Axl Rose

imagemJames LaBrie elege duas bandas novas que estão carregando a tocha do Metal

imagemIron Maiden envia mensagem de apoio ao West Ham, finalista da UEFA Europa Conference League

imagemDave Mustaine diz que cada show do Megadeth custa mais de 50 mil dólares para a banda

imagemA canção nacional inspirada por doença e rejeitada que vendeu milhões anos mais tarde

imagemGeezer Butler tem uma teoria para o primeiro disco do Black Sabbath ser tão atemporal

imagemFabio Lione revela divergências e consonâncias ao trabalhar com novo produtor do Angra

imagemClassic Rock elege a melhor música do Guns N' Roses (e não é "Sweet Child O' Mine")

imagemQuem foi a primeira grande paixão de Cássia Eller?

imagemFernanda Lira se diverte ensinando amigas da Crypta a fazer barulho de pum com a mão


Anunciar

Bang, o Sabbath americano?

Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 19 de outubro de 2002

Antes de mais nada, peço desculpas a minha meia dúzia de leitores pela demora (se meu colega Cláudio 'On The Road' Vigo, que é muito mais proficiente, só têm dezoito, imagine eu!). "Muitas bandas de Heavy Rock dos anos setenta não tiveram o reconhecimento que mereciam naquela época, só anos mais tarde é que começaram a ser cultuadas, pois o que fizeram influenciaria todo o som pesado que viria nas décadas seguintes. Foi lá que tudo começou". Frank Ferrara

"Faço gravações de raridades em fita K7. Mande selos para receber catálogo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Mais que depressa, respondi ao anúncio, e logo que recebi a lista, fiz meu primeiro pedido: dentre outros, um tal de BANG, que até então nunca tinha ouvido falar, mas que de acordo com a descrição, era "parecido com BLACK SABBATH".

Alguns dias depois, ao receber o material, constatei que a descrição era mais que precisa, pois se tratava de um power-trio pesadíssimo para a época (início dos anos setenta), e gostei tanto da coisa que passei a encher o saco do indivíduo que havia me gravado a fitinha, até que consegui comprar o bolachão, pagando a bagatela de trinta ou quarenta dólares, não lembro ao certo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Mas a referência à Iommi & Cia dizia respeito apenas à sonoridade da banda, pois a temática nada tinha a ver com o som do Sabbath, até porque a terra natal dos integrantes do BANG é os EUA, mas precisamente a Filadélfia, embora alguns pensem que eles sejam originários da Flórida, devido ao fato de ter havido por lá na época uma banda chamada The Bangs, que chegou a ser citada aqui no Brasil numa edição da revista Pop...

Por outro lado, somente o primeiro disco (que na realidade foi o segundo gravado pela banda) é "pesado", os demais são bem mais suaves, embora muitíssimo interessantes em minha opinião (que no fundo não conta muito, pois sou apaixonado pelos seventies).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Final de 1969: o baterista Tony D'Iorio responde ao anúncio num jornal, e se encontra com o guitarrista Frank Gilcken e o baixista Frank Ferrara, ambos com apenas dezessete anos, mas que já tinham experiência com várias bandas formadas desde que iniciaram na escola secundária, influenciados principalmente pelos BEATLES.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como a química havia funcionado, começam a ensaiar, inicialmente contando com um vocalista conhecido apenas como CJ, com quem fariam sua primeira apresentação, ocorrida num manicômio(!), que era o lugar onde CJ estava morando...

Após tentar vários vocalistas (e até tecladistas), decidem que o melhor seria se estabelecer como um "power-trio"; na época, eles tocavam sob o nome "MAGIC BAND", até que um dia D'Iorio se deparou com um artigo na revista Rolling Stone intitulado "English groups BANG in USA", que falava sobre a "explosão" das bandas inglesas nos EUA.

Nada de grande aconteceria até 1971, tempo este que seria aproveitado pelo grupo, já batizado de BANG, para compor e ensaiar material próprio, para o que viria a ser o LP "Death Of A Country", que seria engavetado pela gravadora, permanecendo inédito até 1999.

Gravadora? Pois é, graças a um contato na Flórida (justamente onde havia aquela outra banda quase homônima), eles são convidados a abrir shows para artistas do quilate de ROD STEWART, JAMES GANG, DEEP PURPLE, URIAH HEEP, STEPPENWOLF, e um pouco mais tarde o BLACK SABBATH (parece que todo mundo abriu para eles naqueles tempos), além de muitos outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E estes shows acabam rendendo um contrato com a Capitol Records, onde gravam o tal álbum em agosto de 1971, cuja concepção gráfica original pode ser vista ao lado, e que de certa forma se tratava de um trabalho conceitual, com letras falando sobre o apocalipse, inclusive tendo ao final uma reprodução (bastante distorcida) do som da explosão de uma bomba atômica.

Mas a Capitol achou o trabalho extremamente anti-comercial, e acaba por rejeitá-lo, designando para Michael Sunday (que havia trabalhado, entre outros, com o pessoal do BLUE CHEER), a incumbência de produzir outro álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Michael decide realçar o aspecto "heavy" do grupo, e lhes dá duas semanas de prazo para compor um novo disco, que resulta no auto-intitulado LP, gravado em fevereiro de 1972 e lançado poucos meses depois, com a capa inspirada no que teria sido o primeiro trabalho (originalmente deveria ser dupla, não se sabe porquê saiu simples - contenção de despesas?).

Um single ("Future Shock"/ "Questions") também é editado na mesma época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Facchini Medeiros | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |

Em novembro do mesmo ano, os rapazes registram mais um álbum, desta vez sob a produção de Jeffrey Cheen e John Palladino, que seria lançado ainda em dezembro: "Mother / Bow To The King", que pode de fato ser considerado como dois trabalhos distintos, pois as capas e até os selos do Lado A e B apresentam diferenças. Outros dois singles são lançados: "Keep On"/ "Red Man" e "Idealist Realist"/ "No Sugar Tonight".

Mas os produtores aprontam uma sacanagem com D'Iorio, tendo substituído sua gravação original pelo trabalho de dois bateristas de estúdio: Duris Maxwell e Bruce Gary (KNACK). Isto provocaria uma crise no grupo, que resultaria em sua saída, embora ainda permanecesse como letrista e tenha passado para a função de empresário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como a gravadora não havia investido em publicidade, eles não conseguem sequer fazer uma turnê para promover o álbum, mas mesmo assim, como tinham assinado um contrato para gravar quatro discos, em junho de 1973, registram algumas músicas, novamente com Bruce Gary na bateria, que seriam lançadas no mesmo ano no LP "Music", além do compacto "Feels Nice" / "Slow Down".

Era o fim. Gilcken vai para o Texas, tocar numa banda local, Ferrara parte para carreira solo e Tony sai do meio musical.


"Wanna trade some rare 70's stuff? Write for me!".

Logicamente não resisti ao apelo, e mandei um email para o gringo, que demonstrou ser profundo conhecedor da coisa. Conversa vai, conversa vêm, perguntei se ele conhecia o BANG, ao que ele respondeu: "They have an official website, look at bangmusic.com".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quase caí da cadeira ao constatar que, eles não só haviam voltado à ativa, como o webmaster do site se trata do Tony D'Iorio em pessoa, que já estava online desde 1996.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1999, eles lançam mais um álbum, "RTZ", naturalmente bem longe da sonoridade que os notabilizou no passado, mas ainda assim até que interessante - mal comparando, dá para fazer uma analogia entre o que o GRAND FUNK fez no passado com o que oferece hoje em dia.

Há projetos de se lançar um novo trabalho em breve, cujo título deverá ser "Isle Of Hope", e de acordo com eles, vai trazer regravações de faixas como "Love Sonnet" e "Bow To The King".

Os dois discos de 1972 foram relançados em CD por uma gravadora européia chamada Lizard Records, na realidade uma subsidiária da famosa SPM, que como muitos sabem, não se trata exatamente de um selo "legítimo"; por sinal, o BANG está brigando na justiça pelos direitos sobre seu catálogo, em poder da Capitol até hoje, e que pelo visto dificilmente serão relançados digitalmente pela gravadora, que ainda por cima se recusa a liberar as masters originais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Entretanto, todo o catálogo da banda (incluindo logicamente o "RTZ") pode ser adquirido diretamente no website - www.bangmusic.com - em edições dois em um, uma com os dois discos de 1972 (curiosamente sem a versão de "No Sugar Tonight" de Randy Bachman, provavelmente ausente devido à questões autorais), e a outra trazendo o "Music" de 1973, o inédito "Death Of A Country" além do single de 1973 e uma faixa inédita, "Make Me Pretty", das mesmas sessões de gravação.

Minha opinião? Se for para gastar uma grana com o lançamento pirata da Lizard, melhor investir neste feito pelos próprios integrantes do grupo, que embora também tenha sido extraído dos velhos LPs (em excelente estado de conservação, tal como os usados pela gravadora européia) traz um livreto com toda a ficha técnica e as letras das músicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, para quem se contenta com apenas uma cópia em MP3, desta vez vou fazer o serviço completo: Clique aqui para fazer o download de TODOS os álbuns do BANG! Além dos dois primeiros, vale a pena dar uma checada nos "Lost Singles".

Por hora é só, agora preciso ir, ainda tenho um anúncio para responder...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hardão Setentista

O quê, quando, como, onde e porquê?

Buffalo, Rock vulcânico direto da Austrália

Dust, direto das catacumbas

November, legendário power-trio sueco

Blue Cheer: os inventores do Heavy-Metal?

Sir Lord Baltimore, o Sirlordão

JPT Scare Band, antes tarde que nunca!

Josefus, The Dead Man From Texas

Aeroblus, o maior power trio latino americano

Hardão Setentista: Marduk Plagiou a Flower Travelling Band?

Beatniks: LP reúne gravações dos pioneiros do Heavy Rock Lusitano

Red Pony & Captain Marryat: o incurável vício da garimpagem de raridades

Todas as matérias sobre "Hardão Setentista"
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

Slayer: a trágica e não revelada história do fim de Jeff Hanneman

LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Facchini Medeiros | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Marcos A. M. Cruz

Colaborador sem descrição cadastrada.
Mais matérias de Marcos A. M. Cruz.