Pirataria: processos criminais intimidam downloaders

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Pirataria: processos criminais intimidam downloaders


  | Comentários:

Matéria publicada em 08/12/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Imagem
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande

A RIAA – Associação da Indústria Fonográfica Estadunidense – deixou de lado suas ações judiciais contra várias pessoas físicas anos atrás, apesar do grupo agora estar apontando para uma estratégia bem-sucedida. Na verdade, o grupo afirma agora que ‘se deu muito bem’ na tarefa de conter o problema da pirataria e sedimentar um mercado legítimo. Em resposta a um artigo no «jornal impresso» The Tennessean a respeito do lobby de milhões de dólares da RIAA e seu questionável caráter legal, a executiva Liz Kennedy retrucou do seguinte modo:

“Nós nunca esperamos ‘acabar’ com a pirataria. A meta é trazer o problema para debaixo de controle suficiente de modo que negócios legítimos possam competir e que a indústria possa fazer dinheiro o suficiente para proteger empregos e investir em bandas novas”.

Ela continuou: “Nossos esforços legais serviram como uma ferramenta de educação básica: os fãs sabem muito mais agora sobre as leis de direito autoral e as conseqüências legais de roubar música do que jamais souberam. Antes de começarmos os processos em 2003, somente 35 por cento das pessoas sabiam que compartilhar arquivos pelo protocolo P2P era ilegal; depois disso, a consciência subiu para 70 por cento.

Onde virtualmente não havia mercado digital legal antes das ações, hoje o mercado passa de 3 bilhões de dólares ao ano, e a renda de plataformas online será responsável por mais de 50 por cento de todo o faturamento da indústria nesse ano. Para completar, há mais de 400 serviços digitais licenciados ao redor do mundo, comparado com menos de 50 em 2003.

Para ser mais clara, nenhum esforço legal é uma panaceia – as opções legais de consumo são as mais importantes. Mas acreditamos que nossos esforços fazem diferença. Considere a alternativa, se nós não tivéssemos feito nada e o download ilegal tivesse explodido mais ainda e assassinado um mercado legal em expansão.”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas