Run For Cover: The Art Of Derek Riggs
Por Ricardo Seelig
Postado em 08 de março de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito da mitologia e da força do nome Iron Maiden está vinculada à figura de seu mascote, Eddie. É impossível imaginar o Maiden e não lembrar de Eddie, e a recíproca é verdadeira. Uma das marcas mais conhecidas da música, presente na casa (e na imaginação) de praticamente todo fã de heavy metal, o morto-vivo mais conhecido do mundo acaba de ganhar um livro dedicado totalmente a sua figura.
"Run For Cover: The Art Of Derek Riggs" conta toda a história de Eddie e de seu criador, o lendário desenhista Derek Riggs. Escrito pelo jornalista canadense Martin Popoff, autor de vários livros dedicados ao heavy metal e seus maiores nomes, é um trabalho extenso, detalhista, repleto de informações e curiosidades que relatam um dos capítulos mais importantes da história do heavy metal e ajudam a entender como ele se transformou de um simples estilo musical em um dos maiores movimentos culturais do mundo contemporâneo.
Cada ilustração desenvolvida por Riggs para o Iron Maiden é destrinchada por Popoff. A idéia original, o brainstorm com o grupo, a técnina utilizada, o resultado final. Além disso, são apresentadas também ilustrações que mostram o andamento do trabalho, em estágios anteriores a sua finalização. Verdadeiras obras de arte da cultura metálica, que mesmo construídas sob um conceito sombrio, explodem em cores a cada página.
Um dos principais atrativos de "Run For Cover: The Art Of Derek Riggs" são as dezenas de trabalhos inéditos (alguns até mesmo em rascunhos iniciais) apresentados no livro. Dividido em capítulos cronológicos dedicados a cada um dos álbuns do Iron Maiden, o livro mostra claramente a evolução do estilo e do traço de Riggs, desde o início com pinturas em tela até o surgimento da arte digital.
Além da construção de Eddie, o livro mostra também outros trabalhos desenvolvidos por Derek Riggs ao longo de sua carreira, para artistas como Gamma Ray, Stratovarius, Bruce Dickinson e outros.
Finalizando, o que valoriza "Run For Cover: The Art Of Derek Riggs" (além do brilhante texto de Martin Popoff) e o coloca em outro patamar é o cuidado e a atenção dedicados à produção gráfica do material. Em formato grande, o livro possui 180 páginas em papel couché de alta gramatura, revelando em toda a sua plenitude o talento e a genialidade de Riggs.
Para os mais fanáticos, existe uma edição do livro em capa dura, numerada, com a assinatura de Derek na capa, limitada a 1.500 cópias.
"Run For Cover: The Art Of Derek Riggs" é um livro obrigatório para fãs do Iron Maiden, de heavy metal, para ilustradores e para acadêmicos que buscam entender porque o metal, e o Iron Maiden, se transformaram em enormes fenômenos culturais, conquistando adeptos fanáticos em todo o planeta.
Mesmo que nenhuma editora acene com a possibilidade de lançá-lo no Brasil, tem que ter (uma dica: livros comprados no exterior não sofrem tarifação quando entram no país, o que torna o custo final muito atraente e em conta).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
A dificuldade de incluir K.K. Downing em documentário do Judas Priest
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
K.K. Downing já afirmou que o Iron Maiden era um clone do Judas Priest
Bruce Dickinson confirma que novo álbum solo está pronto
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Heavy Metal: A História Completa - Ian Christe
How Black Was Our Sabbath: An Unauthorized View from the Crew


