WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Diablo Swing Orchestra: novo álbum e paixão pelo samba

Por André Bassi |

Em etapa de finalização de seu novo álbum, “Sing-Along Songs for the Damned and Delirious”, a banda sueca Diablo Swing Orchestra (DSO) concedeu uma entrevista exclusiva. O guitarrista e também vocalista da banda, Daniel Håkansson, respondeu algumas perguntas a respeito do novo álbum e falou, também, de sua paixão pelo samba.

Imagem
O novo álbum de vocês se chama “Sing-Along Songs for the Damned & Delirious”. Por que este nome?

Daniel Håkansson: Nós queríamos um nome que fosse relacionado com o que o álbum era. Nós achamos que escrevemos um monte de músicas com melodias fortes, com as quais as pessoas pudessem cantar (sing along), mas as músicas ainda têm umas passadas bem dark, por isso o “damned and delirious” (malditos e delirantes).

Quais elementos de “The Butcher’s Ballroom” [nota: debut da banda, lançado em 2006] permanecem neste novo trabalho? E o que os fãs podem esperar de novidade?

Daniel Håkansson: Nós não mudamos todas as coisas que fizeram do TBB um bom álbum. Os mesmos ingredientes ainda estão lá, mas, como é habitual a progressão em uma banda, nós queríamos fazer de tudo e um pouco mais e ver com o que íamos adiante. Terão as passagens sinfônicas, assim como swing e vocais de ópera. Acho que a maior diferença talvez seja que neste novo álbum, o humor está mais presente que no anterior. As músicas são um pouco mais pesadas em algumas partes, mas o tom geral pode ser dito mais “upbeat” (movimentado, alegre).

E a respeito dos vocais de Annlouice, cuja qualidade todos conhecemos: permanecerão nas mesmas linhas ou podemos esperar algo mais “ousado”?

Daniel Håkansson: Annlouice ainda canta com seu vocal característico (de ópera), mas, além disso, usa sua voz de várias outras maneiras. Em uma das músicas, ela atua como um coral de fundo, soando como algo vindo direto do começo da Swing Era [nota: Era do Swing foi um período (1935-1946) quando as “Big Bands” de Swing eram a forma mais popular de música nos Estados Unidos].

Kosma Ranuer, barítono que fará uma participação especial no álbum
Há uma participação especial de um cantor de ópera. O que você tem a dizer sobre o trabalho dele? Teremos algum(s) dueto(s) inesquecível(is)?

Daniel Håkansson: Este cantor de ópera [nota: o barítono Kosma Ranuer, ver foto] participa em duas músicas, e estas estão entre as mais fortes do álbum. Ele fez um trabalho incrível e trouxe um novo elemento ao DSO que, com certeza, usaremos novamente no futuro.

Quais são as principais influências deste novo álbum? O que vocês estavam ouvindo durante as gravações?

Daniel Håkansson: Bem, se a banda toda fosse entrar em consenso, acho que a diríamos que a principal influência vem da trilha sonora de “As Bicicletas de Belleville” (Le Triplettes de Belleville). É maravilhoso e continua nos sendo uma inspiração desde que foi lançado. Os fãs deste álbum, definitivamente, ouvirão paralelos com nossa música.

Você pode dizer os nomes de algumas faixas deste novo álbum? E, com sinceridade, qual é sua preferida?

Daniel Håkansson: Alguns títulos são: “The Vodka Inferno”, “A Tap Dancer’s Dilemma” [disponível para ser ouvida online no MySpace da banda], “Memoirs of a Roadkill”. Minha favorita do álbum, no momento, se chama “A Rancid Romance”.

Recentemente, num “Studio report”, foi dito “ Vocês todos ficarão surpresos como tão bem vão juntos swing, samba, metal, tango, psy trance, música folclórica russa e loucura em geral vão bem juntos”. Quando vocês conheceram o samba? Vocês gostam deste ritmo brasileiro?

Daniel Håkansson: Você pergunta SE nós gostamos de samba!!? Eu adoro ouvir Orquestras de Samba. O melhor groove do mundo, impossível ficar parado! Nós temos uma música neste álbum que mistura Wagner [nota: Richard Wagner, compositor alemão de óperas] com samba de uma maneira muito agradável, com percussão e tudo.

Continuando a falar a respeito do Brasil, vocês pretendem fazer alguma turnê por aqui? Quais são suas expectativas a respeito do público brasileiro (ou latino-americano em geral)?

Daniel Håkansson: Nós adoraríamos chegar aí em uma turnê. Bem, minha expectativa geral é a de encontrar um público enlouquecedor como o inferno, que é tudo pelo que nós pedimos de fãs. Provavelmente, nossa primeira vez aí seta como suporte de alguma banda maior, mas assim conseguiremos construir uma boa base de fãs.

Imagem
Existe um local (país, festival, etc) no qual vocês se sentiriam realmente realizados ao tocar, algo como um “dreamplace”? E que local seria este?

Daniel Håkansson: Um carnaval no Rio de Janeiro?? Não, mas agora falando sério, nós temos tido um retorno muito positivo da América do Sul, então eu realmente espero que nós possamos ir até aí e tocar em breve.

Está sendo preparada alguma surpresa para o show de lançamento em Londres? Caso esteja, você poderia adiantar algo para os fãs brasileiros?

Daniel Håkansson: Bem, já não seria mais tanta surpresa se eu te contasse. Mas, sim, nós tentaremos fazer alguns arranjes e outras coisas extras para o show. E para todos os fãs do Brasil, comprem o álbum e, se gostarem dele, mexam muito suas bundas!


Pelas declarações dadas e pela música já disponível online, dá pra ter uma idéia do nível que terá o álbum. Agora só resta aguardar e sonhar para que seja lançado por aqui.

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre Diablo Swing Orchestra

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre André Bassi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Tatuagens: rabiscos horríveis com temática roqueira parte 2Tatuagens
Rabiscos horríveis com temática roqueira parte 2
Nirvana: "Teoria é um desperdício de tempo", dizia KurtNirvana
"Teoria é um desperdício de tempo", dizia Kurt
Vitão Bonesso - A imensa coleção do apresentador do BackstageCollectors Room
A imensa coleção do apresentador Vitão Bonesso