Resenha - Great Escape Artist - Jane's Addiction

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Great Escape Artist - Jane's Addiction


  | Comentários:

A história do Jane’s Addiction é pontuada por incontáveis idas e vindas, projetos paralelos envolvendo seus integrantes e todo tipo de escândalo que a combinação ego inflado + abuso de álcool e drogas provoca. Mas nada disso consegue ofuscar o que o grupo fez em matéria de música no decorrer de suas quase três décadas de existência. No próximo dia 18, o lançamento de ‘The Great Escape Artist’, sexto álbum de estúdio, dá início a um novo capítulo que, espero eu, seja mais duradouro. Da formação original, responsável pelo clássico ‘Nothing’s Shocking’ (1988), apenas o baixista Eric Avery não comparece. Em seu lugar, acompanhando Perry Farrell (vocais), Dave Navarro (guitarra) e Stephen Perkins (bateria, percussão), temos Dave Sitek, recrutado de última hora junto ao TV on the Radio.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Uma vez mantido o núcleo criativo, era de se esperar que ‘The Great Escape Artist’ soasse como um verdadeiro álbum do Jane’s Addiction. O estilo de Perry Farrell segue inconfundível e é a marca registrada que sobrepõe todo resto. A maneira de Navarro tocar ainda se mostra relevante e confirma seu nome entre os melhores da geração Alternative Metal que revelou bandas como Faith No More, Living Colour e Red Hot Chili Peppers. Perkins continua ditando o ritmo com precisão e abusando das quebradas de tempo; o casamento com as quatro cordas de Sitek se deu com brilhantismo. Isso sem contar os ‘efeitos especiais’, que, imagino eu, sejam obra da mente ora doentia ora genial de Farrell.

O álbum começa matador com ‘Underground’, com a distorção da guitarra de Navarro estourando nos alto-falantes. O refrão é uma explosão de graves com vocais vertiginosos, mistura peculiar ideal para uma abertura de alto nível. ‘End to the Lies’ remete ao debut do Porno for Pyros – talvez o projeto paralelo mais famoso de Farrell –, exceto pela qualidade da gravação, infinitamente superior aqui. A atitude é a mesma; o resultado é uma quase-jam. Em seguida, a irregular ‘Curiosity Kills’ só se salva mesmo no refrão que incorpora uma nuance meio gótica, anos 80, difícil de descrever. ‘Irresistible Force’ tem um quê de Linkin Park na base e promete agradar a galerinha chegada num Rap Rock. Só não espere gritos a la Chester Bennington ou rimas frenéticas a la Mike Shinoda.

‘I’ll Hit You Back’ combina vocalizações hipnóticas, uma guitarra ultra-grave e ultra-distorcida, bateria eletrônica e um refrão capaz de derrubar uma parede de tijolos. Em ‘Twisted Tales’ bate novamente a desconfiança de que o quarteto fez uma espécie de ‘laboratório Nu Metal’ antes de entrar em estúdio. ‘Ultimate Reason’ leva a tese ainda mais além e obriga a abaixar o volume sob risco de explosão das caixas de som. A esquisita ‘Splash a Little Water on It’ (imaginem só o que deve dizer a letra...) dá uma quebrada na boa seqüência até então. Não sei que raio de efeito foi usado nesta aqui, mas a impressão é de disco arranhado rodando com cliques. A reta final traz a lenta e sexy (com certeza alguns acharão) ‘Broken People’ e a frenética ‘Words Right Out of My Mouth’; um tíquete de volta para o passado barulhento pré-rompimento em 1991.

Ainda é cedo para dizer qual será a repercussão de ‘The Great Escape Artist’ junto a público e crítica. Na minha opinião, o álbum tem potencial, merece ser ouvido, apreciado, reconhecido. E que o passar do tempo o assinale como um novo começo, mais sóbrio e estável, para o Jane’s Addiction que, aliás, desembarca no País em abril do ano que vem.

Tracklist:

01 – Underground
02 – End to the Lies
03 – Curiosity Kills
04 – Irresistible Force
05 – I’ll Hit You Back
06 – Twisted Tales
07 – Ultimate Reason
08 – Splash a Little Water on It
09 – Broken People
10 – Words Right Out of My Mouth

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Great Escape Artist - Jane's Addiction

Jane's Addiction: A gente escuta sem pular as faixas


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Janes Addiction"

Dave Navarro: conheça a filha atriz pornô do músico
Jane's Addiction: banda não tem previsão para voltar
Jane's Addiction: video da banda recebendo estrela na calçada da fama
Jane's Addiction: confira foto da estrela na Calçada da Fama
Jane's Addiction: banda ganhará estrela na Calçada da Fama
Jane's Addiction: recebendo estrela na Calçada da Fama
Jane's Addiction: vídeo HD de nova música em show nos EUA
Jane's Addiction: ouça o single "Another Soulmate"
Jane's Addiction: álbum gravado ao vivo em Nova York
Jane's Addiction: guitarrista pinta retrato da mãe com sangue
Jane's Addiction: Perry Farrell barrado no palco do Lollapalooza
Dave Navarro: nu em campanha contra maus tratos a animais
Eleição nos EUA: tweets de astros sobre a vitória de Obama
Jane's Addiction: Dave Navarro planeja lançar 2 discos solo
Jane's Addiction: vocalista fala sobre próximo álbum

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Marcelo Vieira

Marcelo Vieira é jornalista, DJ e ex-guitarrista das bandas Mafia, Os Neuza e Burning Stars. Fundou em 2007 o blog Combe do Iommi e tem textos e matérias publicados nos sites Collector's Room e Van do Halen. Trabalha também como assessor de imprensa na empresa SPS Comunicação e é repórter da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ). Escreve resenhas de CDs, DVDs e livros e cobre shows para o site ROCK ZONE desde setembro de 2011. Contato: [email protected] / Twitter: @mvmeanstreet .

Mais matérias de Marcelo Vieira no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas