WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Brasil A Fora - Paralamas do Sucesso

Por Anderson Nascimento | Em 28/03/09 | Fonte: Galeria Musical
Enviar por emailEnviar correção

Um disco Leve, muito leve. Essa é a melhor descrição para o novo disco dos Paralamas. O leve, no entanto, não é somente no instrumental, mas também no conceito. As músicas são curtas, a maioria com média de dois minutos e meio, giram em torno de guitarras que dão uma cadência descontraída ao disco que usa a brasilidade como temática principal. Um claro exemplo disso é o primeiro single "A Lhe Esperar", que acaba ditando o ritmo do álbum.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Após dois discos que traziam um som mais firme, os Paralamas bebem na fonte que consagrou a banda nos anos oitenta, com uma mistura de reggae, tempero latino e do interior do Brasil. E essa opção acaba sendo positiva para a nova obra da banda, que soa Paralamas e certamente consegue levar o fã a uma satisfação instantânea.

Com alguns minutos girando, o ouvinte certamente acaba prevendo o restante do álbum, mas "Brasil A Fora" reserva algumas curiosas surpresas, uma delas é a antes impossível de imaginar levada "The Doors" que rola em "Tempero Zen", órgão e guitarras sugerem um interlúdio com "Light My Fire". Outro fato também que merece destaque é a participação de Zé Ramalho na faixa "Mormaço" que faz um excelente casamento entre a letra e a interpretação da música.

Em alguns momentos os Paralamas ainda tentam dosar um certo peso ao álbum, porém esses momentos são resumidos na faixa título "Brasil Afora", que desfila guitarras estridentes e um refrão insistente, e em "Tão Bela", que mistura guitarras pesadas com uma cadência voltada para o Ska.

Em outros, soam doces como em músicas mais recentes, no caso da regravação da música de Fito Paez El Amor - "El Amor Depois Del Amor", que acaba acrescentando ao disco um momento de irresistível ternura.

A canção "Aposte em Mim", por sua vez, revela uma banda dona de si com melodia agradável e grudenta, chega a lembrar alguma coisa já feita pelo Weezer, e por estar entre as melhores músicas do álbum, tem tudo para virar hit.

Enfim, os Paralamas registram mais um belo disco em sua carreira, que não traz nada que desabone a sua qualidade, sem no entanto, trazer pretensões ousadas, nada que vá acrescentar muito à sua obra.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Paralamas Do Sucesso

Lobão: cantor proíbe músico alagoano de usar seu apelido [04/04/12]
Resenhas de Shows - Os Paralamas do Sucesso (Opinião, Porto Alegre, 11/10/11...
Rock In Rio: abertura e Titãs com Paralamas do Sucesso [26/09/11]
Paralamas: baterista fará shows com ex-beatle [22/12/10]
Paralamas: banda gravará DVD em parceria com Multishow [19/11/10]
Paralamas: banda vai lançar novo CD/DVD com Titãs [04/11/10]
Rush: baterista dos Paralamas comenta sobre a banda [08/10/10]
Legião Urbana: detalhes e vídeos no "Porão do Rock 2009" [22/09/09]
Resenhas de Shows - Paralamas do Sucesso (SESC Interlagos, São Paulo, 08/03/...
Mais matérias sobre Paralamas Do Sucesso

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Anderson Nascimento

Analista de Sistemas, Pós-Graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas na PUC-RJ, Professor Universitário, Compositor, Crítico Musical, editor do site www.galeriamusical.com.br, ex-integrante da banda de rock Projeto:Paradoxo, essas são algumas das principais atividades as quais divido o meu tempo. Tenho 32 anos e sou fanático por música desde bem pequeno. Comecei a colecionar discos, ainda na época do vinil, em 1986, com o álbum Abbey Road dos Beatles. Esse foi o primeiro passo para uma coleção que hoje abrange cerca de 1000 discos de vinil, 100 compactos, 3000 cds, 500 DVDs, além de K7s e fitas VHS. Para um contato mais direto envie-me um e-mail, o qual será respondido muito em breve. Não deixe de dar a sua opinião sobre as matérias aqui publicadas.

Mais matérias de Anderson Nascimento no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.