O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2026
O futuro do Angra após o anúncio do hiato e da reunião pontual no festival Bangers tem sido tema constante entre fãs. Em entrevista recente ao Ibagenscast, o guitarrista Marcelo Barbosa falou de forma direta sobre prazos, expectativas e deixou claro que, para ele, não existe contradição entre hiato e shows específicos.
Angra - Mais Novidades
Questionado sobre quando seria um bom momento para o Angra retomar as atividades de forma mais consistente, o guitarrista foi objetivo: "Segundo semestre para mim seria perfeito voltar, não necessariamente com uma turnê de seis meses como a gente fazia antes, mas talvez uma turnê mais extensa para fechar o ano de forma legal e já se programar para o ano seguinte."
Marcelo explicou que a ideia nunca foi desaparecer completamente dos palcos por um período rígido e "oficial", e sim reduzir drasticamente a atividade. Por isso, ele vê com naturalidade as críticas de quem estranhou anúncios de shows durante o hiato: "Parece que tem que pedir autorização para a galera. Tipo: 'olha, se não for abril, pode fazer em maio? Já é um hiato suficientemente grande para vocês?'", disse, em tom irônico.
Sobre os compromissos já confirmados, ele reforça que não enxerga esses shows como um retorno definitivo da banda: "Eu acredito que nesse primeiro semestre vão ter esses dois shows que já estão marcados. Não considero isso uma volta, porque foi uma oportunidade que aconteceu."
No caso do festival Bangers, Marcelo deixou claro que a decisão não partiu do Angra: "O Bangers tem uma data, o festival decide essa data e veio com essa ideia da reunião. Não faz sentido pedir para mudar um festival inteiro porque a banda está em hiato."
Quando o assunto avança para o que pode acontecer depois desse show histórico, Barbosa adota um tom cauteloso e realista: "Esse show do Bangers vai ser histórico, mas é muito difícil prever o que vai acontecer depois, tanto em termos de demanda quanto de tamanho."
Ele lembra que todos os integrantes estão envolvidos em outros projetos e que montar algo maior exige muito mais do que vontade: "É um quebra-cabeça que não é fácil de montar. Cada um está fazendo suas coisas: o Kiko com a carreira solo, o Edu com os projetos dele, todo mundo ativo."
Marcelo também descarta a ideia de uma turnê "normal", apenas repetindo o formato antigo com mais gente no palco: "Se fosse uma turnê comum com todo mundo, acho que nem a galera empolgava e nem a gente faria. Não faria sentido nenhum."
Por fim, ele reconhece o peso histórico das fases Rebirth e Temple of Shadows, mas reforça que o Angra atual nunca esteve em baixa: "Não considero que o Angra esteja em baixa. Acho que a gente tem feito coisas incríveis nos últimos anos, com uma intensidade e uma quantidade de shows que poucas bandas fazem."
Sobre o futuro, a conclusão é honesta e aberta: "Vai depender muito do que esse momento vai mexer com o coração das pessoas. Acho que isso vai ser definitivo para a gente entender mais claramente o futuro da banda".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"

Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A música do Angra que foi "estragada" pela introdução, segundo Marco Antunes
O instrumento mais fácil de tocar no Heavy Metal, conforme o Lord Vinheteiro


