Nina Hagen

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Nina Hagen

Traduzido por Jean Dentão | Fonte: Wikipedia em inglês

  | Comentários:

CATHARINA “NINA” HAGEN (nasceu em 11 de março de 1955) é uma atriz e cantora alemã. Ela já se apresentou em todo o mundo por mais de 40 anos.

Primeiros anos

NINA HAGEN nasceu na antiga Berlim Oriental, Alemanha Oriental, filha de HANS HAGEN(também conhecido como HANS OLIVA-HAGEN), um roteirista, e EVA-MARIA HAGEN(nascida BUCHHOLZ), uma atriz e cantora.

Seu avô paterno morreu no campo de concentração de Sachsenhausen (seus avós paternos eram judeus). Seus pais divorciaram-se quando ela tinha dois anos de idade, ela foi crescendo e raramente via seu pai. Aos quatro anos, começou a estudar balé e foi considerada um prodígio na ópera pela idade de nove anos. Quando HAGEN tinha 11 anos, sua mãe casou-se com WOLF BIERMANN, um cantor-compositor contrário às instituições oficiais. Mais tarde esses pontos de vista políticos de BIERMANN influenciaram a jovem HAGEN.

HAGEN deixou a escola aos dezesseis anos e foi para a Polônia, onde começou sua carreira. Depois disso, voltou para a Alemanha e juntou-se à banda cover FRITZENS DAMPFERBAND( FRITZEN´S STEAMBOAT BAND), junto com ACHIM MENTZEL e outros. Ela adicionou músicas de JANIS JOPLIN e TINA TURNER ao “permitido” no set list durante os shows. De 1972 a 1973, matriculou-se num programa de curso intensivo de atuação no THE CENTRAL STUDIO FOR LIGHT MUSIC de Berlim Oriental. Antes da graduação, formou a banda AUTOMOBIL.

Imagem

Carreira musical

1970s

Na Alemanha Oriental, atuou com a banda AUTOMOBIL, tornando-se uma das mais conhecidas estrelas jovens do país. Sua música mais famosa desde o início de sua carreira foi Du Hast Den Farbfilm Vergessen(You Forgot The Colour Film) de 1974, “uma escavação sutil zombando do Estado Comunista, estéril, cinza”. No entanto, sua carreira musical na GDR (República Democrática Alemã) foi curta, quando em 1976, ela e sua mãe deixaram o país acompanhando a expulsão de seu padrasto.

As circunstâncias da emigração da família foram excepcionais: Foi concedida a BIERMANN, a permissão para realizar um concerto televisionado em Colônia, mas ao tentar atravessar a fronteira de volta ao seu país de origem foi negada a permissão de re-entrada. HAGEN apresentou um pedido para deixar o país. Nele, dizia ser filha biológica de BIERMANN e ameaçou tornar-se o próximo WOLF BIERMANN se não obtivesse a permissão para juntar-se a seu pai. Apenas quatro dias depois, seu pedido foi atendido e ela estabeleceu-se em Hamburgo, onde assinou com uma gravadora afiliada à CBS. Seu selo aconselhou-a a adaptar-se à cultura ocidental durante as viagens e ela chegou a Londres no auge do movimento Punk Rock. HAGEN foi rapidamente fazendo parte do círculo que incluía THE SLITS e SEX PISTOLS.

De volta à Alemanha em meados de 1977, HAGEN formou a NINA HAGEN BAND no distrito de Kreuzberg em Berlim Ocidental. Em 1978 lançaram seu debut auto-intitulado ALBUM, que incluiu o single “TV-Glotzer” (um cover de “White Punks On Dope” dos THE TUBES, embora com letra inteiramente diferente em alemão) e Aufm Bahnhof Zoo, sobre a então notória estação Zoologischer Garten em Berlim Ocidental. O álbum também incluiu uma versão de “Rangehn” (“Go For It”), uma música que ela havia gravado anteriormente na Alemanha Oriental, mas com arranjos diferentes.

O álbum ganhou atenção significativa em toda a Alemanha e no exterior, tanto por seu som Hard Rock e vocais teatrais de HAGEN, muito diferentes da forma rígida de cantar nas suas gravações da Alemanha Oriental. No entanto, as relações entre HAGEN e outros membros da banda se deterioraram ao longo da turnê européia, posteriormente ela decidiu deixar a banda em 1979, embora ainda estava sob contrato para produzir um segundo álbum. Este LP, Unbehagen(que em alemão também significa desconforto ou mal-estar), acabou por ser produzido com a banda gravando suas faixas em Berlim e HAGEN gravando os vocais em Los Angeles, Califórnia. Ele incluiu o single “African Reggae” e o cover “Lucky Number” de LENE LOVICH. Os outros membros da banda de HAGEN, como SPLIFF, logo desenvolveram uma carreira independente de sucesso.

Enquanto isso, constantemente a personalidade pública de HAGEN foi criando alvoroço na mídia. Tornou-se famosa por uma aparição numa noite em um talk show austríaco chamado Club 2, em 9 de agosto de 1979, sobre um tema da cultura da juventude, quando ela demonstrou(enquanto vestida, mas explicitamente) várias posições de masturbação feminina e envolveu-se em uma discussão acalorada com outra palestrante. O apresentador do talk show teve de demitir-se depois desta polêmica. Ela também atuou com o roqueiro DUTCH, HERMAN BROOD e a cantora LENE LOVICH em 1979 no filme Cha Cha.

1980s

Uma turnê européia com a nova banda em 1980 foi cancelada, e HAGEN voltou para os Estados Unidos. Uma edição limitada de um EP de 10 polegadas foi gravada em vinil para o verão nos EUA. Duas músicas que foram do seu primeiro álbum, Nina Hagen Band, estavam no lado A e duas do segundo álbum, Unbehagen, estavam no lado B. Todas as quatro músicas foram cantadas em alemão, embora duas tiveram títulos ingleses e as outras eram covers de músicas na língua inglesa com novas letras em alemão.

No final de 1980, HAGEN descobriu que estava grávida, rompeu com FERDINAND KARMELK ,que seria o pai e, mudou para Los Angeles. Sua filha, COSMA SHIVA HAGEN, nasceu em Santa Mônica em 17 de maio de 1981. Em 1982, HAGEN gravou seu primeiro álbum em língua inglesa: NunSexMonkRock, um mix dissonante de Punk, Funk, Reggae e Ópera. Ela então parte em uma turnê mundial com a NO PROBLEM ORCHESTRA.

Em 1983, grava o álbum Angstlos e faz uma turnê européia menor. Nessa altura, HAGEN foi tornando-se estranha nas aparições públicas e frequentemente incluía-se em discussões sobre Deus, OVNI´s, suas crenças sociais e políticas, direitos dos animais e vivissecção e, alegações de avistamentos de alienígenas. A versão inglesa de “Fearless”, gerou dois grandes sucessos no Club Hits nos EUA, “Zara”(um cover de ZARA LEANDER(nº 45 EUA), a música “Ich Weiss, Es Wird Einmal Ein Wunder Geschehen”) e a música Disco/Punk/Ópera, “New York New York”(nº 9 EUA). Durante 1984, HAGEN passou muito tempo em Londres, Reino Unido com o editor-chefe da revista MusicSzene, WILFRIED RIMENSBERGER e em conjunto com a Spree Filmes, produziu um programa de TV sobre o que estava restando do movimento punk em Londres nos anos 70, induzida pelo artista e modelo FRANKIE STEIN.

Em 1985, seu álbum In Ekstase, se saiu tão bem que emplacou no Club Hits com “Universal Radio”(nº 39 EUA) e o cover de “Spirit In The Sky” e, também contou com a gravação de um Hardcore Punk, “My Way” de PAUL ANKA de 1979, uma de suas assinaturas ao vivo em anos anteriores. Ela apresentou músicas deste álbum durante a versão do Rock In Rio em 1985. WILFRIED RIMENSBERGER e o premiado diretor de filmes LOTHAR SPREE, produziram um documentário de TV para a German Television ZDF. Este foi seguido pelo lançamento da Nina´s UFO moda íntima para a anti-SAFT em Zurique, onde novamente RIMENSBERGER, juntou a ela no palco, o ícone do New Romantic, STEVE STRANGE. Simultaneamente, o fotógrafo de moda HANNES SCHMID produziu uma capa com NINA HAGEN para a revista Cosmopolitan. Isso coincidiu com publicações nas principais revistas de música como BRAVO! e MusicSzene, resultando em reportagens de capa em que todas colocaram HAGEN na linha de frente como o ponto alto final de uma retrospectiva sobre tudo que era o movimento punk.

No final de 1986, seu contrato com a CBS tinha acabado e ela lançou, de forma independente, o EP Punk Wedding em 1987, uma celebração de seu casamento com um punk de 17 anos, apelidado “IROQUOIS”. Seguindo o independente de 1986, um único single com LENE LOVICH, o “hino” Don´t Kill The Animals. Em 1989, HAGEN lançou o álbum Nina Hagen acompanhado por outra turnê alemã. Em 1989 ela teve um relacionamento com FRANK CHEVALLIER da França, com quem teve um filho, OTIS CHEVALLIER-HAGEN(nasceu em 1990).

1990s

Nos anos 90, HAGEN viveu em Paris com sua filha COSMA SHIVA e seu filho OTIS. Em 1991 excursionou pela Europa em apoio ao seu novo álbum Street. Em 1992 tornou-se apresentadora de um show na TV no canal RTLplus. Também no mesmo ano (1992) colaborou com ADAMSKI no estouro europeu (Reino Unido), com o sucesso do single “Get Your Body”. No ano seguinte ela gravou Revolution Ballroom.

Em 1994, HAGEN estrelou no aclamado San Francisco Goethe Institut tocando a versão da cantora ANITA do single "The Seven Addictions And Five Professions Of Anita Berber", ao lado da dançarina JENNIFER PIEREN que retratou as outras "profissões" de "ANITA". Além disso, sua voz foi ouvida no Freaky Fukin Weirdoz com o single “Hit Me With Your Rhythm Stick”.

Em 1995 apareceu trazendo a língua alemã com o álbum Freud Euch, gravado posteriormente em inglês como BeeHappy em 1996. NINA retorna a San Francisco para estrelar novamente no San Francisco Goethe Institut o show "Hannusen, Hitler's Jewish Clarvoyant". HAGEN também colaborou com o produtor de Música Eletrônica CHRISTOPHER FRANKE, juntamente com RICK PALOMBI (creditado como RICK JUDE) em "Alchemy Of Love", a música tema para o filme Tenchi Muyo! In Love.

Em maio de 1996, ela casou-se com DAVID LYNN, que era 15 anos mais novo, porém divorciou-se dele no início de 2000. Em 1997 colaborou com o músico THOMAS D no Hip Hop alemão.

Em 1998, HAGEN tornou-se apresentadora do show Science Fiction, visto semanalmente no British Sci-Fi Channel, além de embarcar em outra turnê pela Alemanha. Também em 1998, gravou o Hino Oficial(Eisern Union!) para o FC Union Berlim e quatro versões do single gravadas em CD pela G.I.B Music and Distribution GmbH.

Em 1999, lançou o devocional álbum Om Namah Shivay, que foi distribuído exclusivamente online e incluiu uma versão musical inalterada do mantra HARE KRISHNA(na vida real, ela acredita que o Hindu KRISHNA é a encarnação de Deus, era “o Rei de Jerusalem”. KRISHNA é às vezes referido como “Cristo”). Ela também forneceu os vocais para “Witness” e “Bereit” em Adios da KMFDM. Também , regularmente apresenta um set de músicas de KURT WEILL, HANS EISLER e PAUL DESSAU nos textos de BRETCH.
2000s

Em 2000, sua música Schön Ist Die Welt tornou-se a canção oficial da Expo 2000. Outro cover de ZARAH LEANDER, a música “Der Wind Hat Mir Ein Lied Erzählt” foi um hit do mesmo ano. O álbum The Return Of The Mother foi lançado em fevereiro de 2001, acompanhado de outra turnê alemã.

Em 2001 ela colaborou com ROSENSTOLZ e MARC ALMOND no single Total Eclipse/Die Schwarze Witwe que chegou ao nº 22 na Alemanha. Em 14 de outubro de 2002, NINA parte para Moscou com seu show, enquanto entrevistas com a cantora excêntrica foram ao ar em muitos canais de TV.

HAGEN dublou a voz de SALLY na versão alemã de The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack-1993) de TIM BURTON e, também fez um trabalho de voz no filme Hot Dogs de MICHAEL SCHOEMANN. HAGEN tem sido destaque em músicas de outras bandas, por exemplo, na música “Fieber” de OOMPH!. Fez um cover da música “Seemann” do RAMMSTEIN com a APOCALYPTICA. Mais tarde em álbuns, incluindo o Big Band Explosion, ela cantou inúmeros covers dançantes com seu marido, o cantor DANISH e o performer LUCAS ALEXANDER. Iste foi, seguido pelo Heiβ, um álbum com grandes hits.

O álbum seguinte, Journey To The Snow Queen, é mais do que um livro de áudio – ela lê os contos de fadas de Snow Queen com “The Nutcracker” de TCHAIKOVSKY como música de fundo. Em 2005, NINA HAGEN liderou o Drop Dead Festival em New York City. HAGEN foi uma ativista contra a Guerra no Iraque.

Em 2006, ela era parte de um time de Popstars. Uma vegetariana. Em agosto de 2009 foi batizada em uma Igreja Protestante Reformada de Schüttorf. Em 21 de outubro, passados sete anos, novamente visitou Moscou. Após um intervalo de quatro anos, seu próximo álbum, Personal Jesus, foi lançado em 16 de julho de 2010, seguido por Volksbeat, lançado em 11 de novembro de 2011.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nina_Hagen

Imagem
A título de curiosidade, em 1985, aproveitando que NINA HAGEN havia se apresentado no Rock In Rio e ainda estava no Brasil, a Banda TOKYO convidou-a para uma participação especial na música “Garota de Berlim” do disco Humanos. O single atingiu seu público alvo e, foi a mais tocada nas rádios brasileiras de 1986 a 1987.

Fonte:
http://www.heavymetalcenter.net/2012/12/banda-tokyo-primeira...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Nina Hagen"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Jean Dentão

Acadêmico de Engenharia Civil, Produtor na Web Rádio Cabeça Metal, Músico Profissional OMB-GO Nº 1096 - Gêneros: Popular, Jazz e Heavy Metal. Facebook: www.facebook.com/jeanengenheiro.

Mais matérias de Jean Dentão no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas