Budgie

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Budgie


  | Comentários:

Por Marcos Antônio Machado da Cruz

Power-trio formado em 1968 em Cardiff (Inglaterra) por Burke Shelley (baixo, vocais), Tony Bourge (guitarra) e Ray Phillips (bateria). Após rodarem por um bom tempo, assinam um contrato com a RCA e lançam seu primeiro disco intitulado simplesmente "Budgie", gravado ao vivo (sem overdubs) e com uma produção bem pobre (oito canais), à cargo de Rodger Bain (produtor entre outros, dos primeiros discos do Black Sabbath). Apesar disso, um ótimo começo.

Em 1972 com uma produção melhorada gravam seu segundo disco, "Squawk", na mesma linha do primeiro, porém com uma produção bem melhorada, o que contribuiu para acentuar ainda mais a característica melódica da banda. Neste disco passam a contar com a arte de Roger Dean (autor das famosas capas dos discos do Yes). Curiosamente este disco chegou à sair no Brasil em 1973 pela Continental!

Em 1973 lançam sua obra-prima, "Never Turn Your Back On A Friend".

O que vinha sendo apenas insinuado então se confirma, longas e pesadas (para a época) faixas entremeadas de interlúdios extremamente melódicos, aliados à instrumentação afiada dos três membros, e o vocal extremamente peculiar de Burke (estranhíssimo de início, lembra um pouco o Geddy Lee) fazem deste play "discoteca básica" de qualquer coleção de hard-rock que se preze! É deste disco que temos a versão original de "Breadfan" coverizada bem mais tarde pelo Metallica.

Mas nem tudo eram flores, após esse disco desentendimentos internos culminam com a saída de Ray, entrando em seu lugar Pete Boot; porém o estilo da banda permaneceu praticamente o mesmo, já que Ray e Pete tinham estilos bem semelhantes.

Então lançam mais um excelente disco, "In For The Kill", que possui outra faixa coverizada pelo Metallica (Crash Course In Brain Surgery).

Porém Steve não aguentou o pique da banda e acabou saindo, dando lugar à outro baterista egresso de uma obscura banda inglesa da década de 70 chamada Sand, de nome Steve Williams.

Com essa formação gravam mais três bons discos: "Bandolier", "If I Were Britannia I’d Waive The Rules" e "Impeckable". Neste último excursionam com um guitarrista à mais, Myf Isaac – a foto da abertura é justamente desta formação.

No início de 1978 as coisas não estavam nada boas entre os membros da banda, pois as vendas dos últimos discos não vinham sendo boas, além do fato de não estarem conseguindo agendar muitos shows, o que acabou culminando na saída de Tony Bourge.

Porém o único membro original (Burke) não desistiu, e em 1980 resolveu retomar a banda chamando para a guitarra John Thomas, recém saído da George Hatcher Band. Lançam inicialmente um EP com quatro faixas ("If Swallowed Do Not Induce Vomiting") e no mesmo ano um LP ("Power Supply"). Ainda lançam mais dois discos ("Night Flight" e "Deliver Us From Evil"), abrem shows para o Blizzard (do Ozzy Osbourne) e são chamados para serem headliners do Reading Festival em 1982.

Porém após este breve e triunfal retorno, acabam caindo de novo no ostracismo, o que acabou resultando no fim da banda em 1987.

Em 1982 Bourge e Phillips juntamente com Ian Hornsby (vocal) e Tom Prince (baixo) formam o Tredegar, porém só conseguem gravar um disco homônimo em 1985 com a formação alterada para Bourge, Phillips, Fish, Russ North (vocal), contando ainda com um segundo guitarrista chamado Andy Wood. Porém em 1988 a banda se desfaz. No início da década de 90 Phillips resolve formar o Six Ton Budgie (curiosamente este foi o nome com o qual começaram em 1968!) juntamente com Prince no baixo e Justin Phillips (filho de Ray!) nas guitarras. Até o presente momento lançaram dois bons discos: "Umplucked" de 1995 e "Ornithology vol.1" de 1996. Em ambos discos além de faixas inéditas ainda trazem diversas covers de faixas da época áurea do Budgie.

Em 1994 temos uma coletânea um tanto quanto pitoresca chamada "Budgie and Beyound", com faixas de projetos paralelos e bandas correlatas ao Budgie, à saber: Bombshell, Freez e Titus Oats, além de faixas com o Tredegar e o Six Ton Budgie.

Em 1996 sai uma coletânea em cd duplo da banda chamada "An Ecstasy Of Fumbling" contendo duas faixas inéditas ao vivo, extraídas do Reading Festival 1982. Porém só em 1998 são editados finalmente não apenas um, mas dois cds (oficiais) ao vivo da banda: o primeiro é o "We Came, We Saw" que contém duas apresentações no Reading Festival, uma de 1980 outra de 1982. Depois veio o "Heavier Than Air – Rare Eggs" que contém trechos de apresentações com todas as diferentes formações do Budgie. Traz desde apresentações para a BBC em 1972 até uma show completo de 1978!

As últimas notícias que tive é que Burke Shelley teria excursionado em 1996 e 1997 com John Thomas na guitarra e Robert Jones (do Dave Edmunds Band) na bateria, e estaria planejando um retorno com a formação original do Budgie. Quem sabe brevemente não estaremos presenciando um retorno desta que foi uma das grandes bandas de hard-rock setentistas?

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Budgie"

Budgie: para embarcarmos nessa nave do tempo!
Budgie: Pavimentando a rodovia para o Heavy Metal
Budgie, Toad, Quatermass: Você conhece esssas bandas?
Budgie: veteranos do Hard Rock na estrada no País de Gales
Nasce John Burke Shelly (Budgie)
Nasce Ray Dorsey (Budgie)
Nasce Ray Phillips (Budgie)
Budgie
Mais um CD inédito dos veteranos do Budgie
Novo álbum ao vivo dos veteranos do Budgie
Power-Trios: o Hard é o gênero "onde o bicho mais pega"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas