Iron Butterfly

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Iron Butterfly


  | Comentários:

Uma das mais seminais e injustiçadas bandas da história do rock, o Iron Butterfly finalmente, nestes anos 90, parece estar tendo o seu enorme valor reconhecido tanto pelos fãs de classic/acid rock quanto pelos fãs de rock progressivo.

Ano: 1966. Local: Califórnia, USA. Cena musical: caracterizada pelos sons pesados e ao mesmo tempo detalhadamente elaborados, envolvendo sentimentos que refletiram as atitudes revolucionárias daquela geração do Summer of Love.

Destacando-se naquela nova cena musical, um grupo novo cujo som não só englobava as atitudes radicais da juventude americana com sua pesada bateria e uma linha de baixo marcante, mas que também anunciava aspirações mais delicadas temperadas, pôr sua esfuziante guitarra com intrincados solos e texturas múltiplas de teclados com influencia até de música sacra. Em virtude dessa mistura, foi batizada Iron Butterffly. "Iron" pelo peso de seu som e "butterfly" pela leveza e beleza de suas músicas: um paradoxo.

Mundialmente conhecida por seu épico hit , "In A Gadda Da Vida", com seus 17 minutos de duração (17’05"), foi a primeira banda de rock a ter uma música tão grande executada nas rádios, detonando com os padrões então vigentes de que músicas longas não eram comerciais, e pavimentando a acidentada estrada pela qual o rock progressivo dava seus passos iniciais... Este hino psicodélico foi escrito pelo vocalista, organista, e bandleader Doug Ingle, que formou o primeiro lineup da Borboleta em 1966 em San Diego com o baterista Ron Bushy. Ainda em 66 o grupo se mudou para Los Angeles para tocar na cena musical local de pequenos clubes, conseguindo assim assinar um contrato com uma grande gravadora (ATCO, uma subsidiária da Atlantic) e obter um grande retorno de mídia por participar de excursões com The Doors, Jefferson Airplane, The Grateful Dead, Traffic, The Who, e Cream.

Após o lançamento em 1968 de seu álbum debute, "Heavy", os membros originais Jerry Penrod (baixo), Darryl DeLoach (vocais), e Danny Weis (guitarra) foram substituídos pelo promissor e jovem (17 anos) guitarman Erik Braunn e pelo bassman Lee Dorman. Weis se uniu então a outra banda, o Rinoceros. O novo lineup gravou ainda em 1968 o segundo trabalho, o "In Gadda Da Vida", que só naquele ano vendeu quatro milhões de cópias e ficou até 1969 no Top Ten do Billboard (mais de 3 anos conscutivos no Top Chart), tendo sido o primeiro álbum a receber o Disco de Platina depois da mudança nos padrões de premiação feitos pelo RIAA (entidade responsável por este prêmio). Este prêmio histórico foi criado e foi apresentado pelo então presidente da ATCO, Ahmet Ertegun, que depois se tornou o CEO atual do conglomerado WEA.

Recentemente, "In A Gadda Da Vida" recebeu o prêmio "Multi-platina ". Esta música também conhecida/traduzida como "No jardim de Eden" ou "No jardim da vida" teve uma versão encurtada para venda como single (compacto simples em vinil ), sendo cortados os longos solos de guitarra, órgão e bateria, e ainda assim conseguindo chegar a 30ª posição na Parada de Singles.

Agendado para tocar no último dia do lendário Festival de Woodstock em 1969, o Iron Butterfly infelizmente ficou retido no aeroporto, não tendo como chegar na fazenda de Max Yasgur para o que seria o seu momento máximo na história do rock.

O terceiro trabalho de 1969, "Ball", mostrou uma maior variedade musical e recebeu o Disco de Ouro. Nesta época a banda entrou em longa turnê internacional pelos E.U.A., Canadá e Europa onde chegaram a tocar no famoso Royal Albert Hall. Também dividiram o palco com nada mais nada menos que Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Frank Zappa, Chicago, Janis Joplin, Steppenwolf, Canned Heat, Three Dog Night, Quicksilver, Yes, Creedence Clearwater, Rush, The Turtles, Buffalo Springfield, Crosby Stills & Nash, & The Byrds, apenas para citar algumas bandas.

Apesar do sucesso, o desgaste foi grande e "Ball" também ficou conhecido como o marco inicial do declínio da banda. Erik Braunn deixou o grupo e foi substituído pelos guitarristas Mike Pinera e Larry "Rhino" Reinhardt. Mas a magia havia ficado nos anos 60. Como decorrência, o sucesso do grupo declinou até que o Iron Butterfly se separou, em 1971.

Braunn e Bushy tentaram ressuscitar o grupo no meio dos anos setenta, com os álbuns "Sun and Steel", de 1974, e "Schorching Beauty", de 1975. Mas sem sucesso, posto que a música que fizeram já nada mais tinha a ver com o elaborado e fantástico som do Iron Butterfly.

Inúmeros programas de TV incluíram o Iron Butterfly como atração principal dentre os quais se destacam: The Steve Allen Show, The David Frost Show, The Red Skelton Comedy Hour, Playboy's After Dark, The Dating Game, Somethin' Else, e várias performances no American Band Stand do famoso Dick Clark. A banda também foi especialmente convidada pela Atlantic Records para tocar no concerto do 40º aniversario da Atlantic em 14 de maio de 1988 no Madison Square Garden, em Nova Iorque, e que o canal HBO gravou e televisionou ao vivo pelo mundo inteiro por satélite.

A música do Iron Butterfly também foi muito utilizada no cinema como trilha sonora em vários filmes como: Savage Seven, Manhunter, Texas Chainsaw Massacre 2, Nightmare On Elm Street, e Fatal Instinct. Assim como nos seriados de TV: Wonder Years, Hardcastle & McCormick, Roseanne, Home Improvement, The Simpsons, e Unsolved Mysteries.

Seu hit "In A Gadda Da Vidda" e sua música ainda são ouvidos freqüentemente em filmes de ação como Ford Fairlane e Sybling Rivalries, e várias vezes em shows de TV : Cheers, Letterman, Dennis Miller Show, Howard Stern. Em novembro de 1995 Ron Bushy apareceu no Phil Donahue,e no Unsolved Mysteries. Em 1996 o grupo apareceu no American Journal, America's Most Wanted, e na People Magazine.

Em 1997 a banda se reuniu para algumas apresentações ao vivo (lineup básica com Lee Dorman, Ron Bushy, Eric Barnett and tecladista Larry Rust mas com eventuais participações de Doug Ingle e Larry Rhino) em turnês européia e americana ( *WITH VIDEO* Whitehorse Mountain - Seattle/Darrington, WA 8-22-99, Easy Riders Run For The Wild - Malibu, CA 6-22-97, Junefest 5 – Las Vegas, NV 6-7-97, 1997 On the road in Europe) e de lá para cá, para deleite de seus fãs, continuam a fazer shows revival pelo mundo inteiro. Há até uma previsão de que no ano 2000 (que esperamos que se torne realidade) deverá acontecer uma turnê sul-americana com passagem obrigatória pelo Brasil... quem viver até lá terá oportunidade de conferir essa lenda do rock ao vivo e a cores!

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Iron Butterfly"

O Flower Power americano: 15 discos essenciais
Iron Butterfly: as 10 melhores da banda segundo a UCR
Iron Butterfly, Captain Beyond: morre o baixista Lee Dorman
Larry Reinhardt: morre ex-Iron Butterfly e Captain Beyond
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Em 23/12/1945: Nasce Ron Bushy (Iron Butterfly)
Em 11/08/1950: Nasce Erik Braunn (Iron Butterfly)
Em 12/02/1995: Nesta data presumivelmente morreu o baixista Philip Taylor Kramer
Em 14/12/1968: "In-A-Gadda-Da-Vida" do Iron Butterfly chega a disco de ouro
Em 29/05/1999: Os restos de Philip Taylor Kramer, baixista do Iron Butterfly, são achados
Iron Butterfly pode lançar álbum inédito
Iron Butterfly
Morre guitarrista Erik Braunn, do Iron Butterfly
Captain Beyond & Lee Dorman

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre André Heavyman Morize

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Heavyman Morize no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas