A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
Por Bruce William
Postado em 17 de julho de 2026
O Led Zeppelin ainda estava dando os primeiros passos nos Estados Unidos quando já começava a criar problemas para quem aparecia depois no palco. A força da banda era tão evidente que, segundo o empresário Peter Grant, alguns grupos e agentes chegaram a evitar dividir a noite com eles.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A estreia da formação com Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham já havia mostrado o tamanho do estrago possível. Em um pequeno porão de Gerrard Street, em Londres, os quatro tocaram "Train Kept a Rollin'", dos Yardbirds, e perceberam imediatamente que havia algo diferente naquela combinação.
Pouco tempo depois, em janeiro de 1969, o Led Zeppelin partiu para sua primeira turnê americana. Grant recordou que a reação ao álbum de estreia dificultou até a contratação do grupo. "Quando ouviram o disco, pensaram: 'Foda-se isso'. Era difícil colocar o Zeppelin nos shows, porque outras bandas ou empresários achavam aquilo bom demais."
Um dos episódios mais marcantes aconteceu no Fillmore East, em Nova York, quando o Led Zeppelin abriu para o Iron Butterfly. Conforme publicado na Far Out, Grant convenceu o promotor a dar mais tempo e uma posição melhor ao grupo britânico, decisão que irritou a equipe da atração principal. "Quando os empresários do Iron Butterfly descobriram, quiseram tirar o Zeppelin do show. Não queriam a banda perto deles", contou Grant. O temor acabaria se confirmando depois da apresentação: "O Zeppelin fez um set fantástico. O público ainda gritava 'Zeppelin!' quando o Iron Butterfly já havia começado."
Grant não tratou o grupo americano como irrelevante. "Era uma boa banda, não era ruim, mas não tinha como competir com o Zeppelin. Na verdade, ninguém tinha", afirmou.
O Iron Butterfly já havia conquistado enorme visibilidade com "In-A-Gadda-Da-Vida", mas naquela noite acabou engolido por uma banda que ainda nem havia completado seu primeiro ano. O Led Zeppelin começou a turnê como novidade e rapidamente virou a atração que ninguém queria enfrentar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
"Wind of Change", cinebiografia do Scorpions, ganha data de lançamento
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
A melhor capa de disco da história, na opinião de Max Cavalera
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso


