Sabaton vence de goleada no Bangers Open Air mesmo escalando time reserva
Resenha - Sabaton (Bangers Open Air, São Paulo, 03/05/2025)
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de maio de 2025
A apresentação do Sabaton no Bangers Open Air no sábado, 3 de maio, em São Paulo, serviu para escancarar aos que ainda estavam desconfiados do poder de mobilização que o power metal tem em arrastar multidões apaixonadas no Brasil. O segredo para o sucesso? Definitivamente a aposta de se tornar uma "banda temática" atraiu historicamente muitos fãs – da mesma forma que ocorreu com o Powerwolf e seu universo de lobisomem religioso no show anterior. Pelo visto tratar exclusivamente de história militar deverá ser a tônica de toda carreira do quinteto liderado por Joakim Brodén e Pär Sundström.

Os suecos escolheram o Brasil para realizar seu primeiro show em 2025. E os bangers brasileiros foram presenteados com um repertório recheado de hits. Desde os antigos como "Primo Victoria" aos mais recentes como "Stormtroopers". O problema é que para quem é velho de guerra e já maratonou inúmeros vídeos no YouTube ficou o gostinho do time que sabia que venceria o jogo mesmo sem escalar seus principais jogadores.
O pecado maior foi no cenário. Apenas um backdrop modesto, sem nenhuma encenação de palco. (Cadê as trincheiras? Cadê a bateria em forma de tanque? Cadê Joakim entrando com uma máscara de gás em "The Attack of the Dead Men"?). A seleção das músicas não chegou a comprometer – mas faltaram hits como "The Lion From The North". E quem inventou de colocar "Carolus Rex" na versão sueca? Outra escolha questionável foi não incluir o último single "Templars", que antecipa o novo álbum.
Mesmo assim, o Sabaton ganhou o público e fez de longe o melhor show do sábado. Livres, leves e soltos, faziam brincadeiras entre si e respondiam aos "Olê olê olê olê, Sabaton, Sabaton" com promessas de não demorar muito para voltar ao Brasil. Joakim e sua tradicional guitarra da Hello Kitty tocando "Resist and Bite" e "Smoking Snakes" – sobre nossos soldados brasileiros na Segunda Guerra – acompanhados do cantor enrolado numa bandeira do Brasil, foram outros pontos altos.
Por fim, num dia que contou ainda com Ensiferum, Kamelot, Powerwolf, Viper e outros nomes do metal melódico, não restam dúvidas que o gênero voltou para ficar. Isso porque nomes do primeiro escalão como Avantasia e Blind Guardian só se apresentariam no dia seguinte e mesmo assim o dia foi dominado pelo espectro metal espadinha da força. E outros gigantes como Helloween, Gamma Ray e Angra nem sequer estavam no line-up.
Bangers Open Air
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)

Summer Breeze Brasil muda de nome para Bangers Open Air; confira atrações
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd


