Sabaton vence de goleada no Bangers Open Air mesmo escalando time reserva
Resenha - Sabaton (Bangers Open Air, São Paulo, 03/05/2025)
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de maio de 2025
A apresentação do Sabaton no Bangers Open Air no sábado, 3 de maio, em São Paulo, serviu para escancarar aos que ainda estavam desconfiados do poder de mobilização que o power metal tem em arrastar multidões apaixonadas no Brasil. O segredo para o sucesso? Definitivamente a aposta de se tornar uma "banda temática" atraiu historicamente muitos fãs – da mesma forma que ocorreu com o Powerwolf e seu universo de lobisomem religioso no show anterior. Pelo visto tratar exclusivamente de história militar deverá ser a tônica de toda carreira do quinteto liderado por Joakim Brodén e Pär Sundström.

Os suecos escolheram o Brasil para realizar seu primeiro show em 2025. E os bangers brasileiros foram presenteados com um repertório recheado de hits. Desde os antigos como "Primo Victoria" aos mais recentes como "Stormtroopers". O problema é que para quem é velho de guerra e já maratonou inúmeros vídeos no YouTube ficou o gostinho do time que sabia que venceria o jogo mesmo sem escalar seus principais jogadores.
O pecado maior foi no cenário. Apenas um backdrop modesto, sem nenhuma encenação de palco. (Cadê as trincheiras? Cadê a bateria em forma de tanque? Cadê Joakim entrando com uma máscara de gás em "The Attack of the Dead Men"?). A seleção das músicas não chegou a comprometer – mas faltaram hits como "The Lion From The North". E quem inventou de colocar "Carolus Rex" na versão sueca? Outra escolha questionável foi não incluir o último single "Templars", que antecipa o novo álbum.
Mesmo assim, o Sabaton ganhou o público e fez de longe o melhor show do sábado. Livres, leves e soltos, faziam brincadeiras entre si e respondiam aos "Olê olê olê olê, Sabaton, Sabaton" com promessas de não demorar muito para voltar ao Brasil. Joakim e sua tradicional guitarra da Hello Kitty tocando "Resist and Bite" e "Smoking Snakes" – sobre nossos soldados brasileiros na Segunda Guerra – acompanhados do cantor enrolado numa bandeira do Brasil, foram outros pontos altos.
Por fim, num dia que contou ainda com Ensiferum, Kamelot, Powerwolf, Viper e outros nomes do metal melódico, não restam dúvidas que o gênero voltou para ficar. Isso porque nomes do primeiro escalão como Avantasia e Blind Guardian só se apresentariam no dia seguinte e mesmo assim o dia foi dominado pelo espectro metal espadinha da força. E outros gigantes como Helloween, Gamma Ray e Angra nem sequer estavam no line-up.
Bangers Open Air
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho

Summer Breeze Brasil muda de nome para Bangers Open Air; confira atrações
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd


