Vinny Appice e The Giant Void em Sorocaba: a história já feita e a que está sendo escrita
Resenha - Vinny Appice e The Giant Void (Sorocaba, 25/10/2023)
Por Bruno Steffen
Postado em 11 de novembro de 2023
Na noite do dia 25 de Outubro de 2023, Sorocaba recebeu o lendário baterista Vinny Appice, grande nome que teve passagens marcantes pelo Black Sabbath e também pela bela carreira solo do Ronnie James Dio. O baterista veio acompanhado de um time de muito peso: um dos maiores guitarristas do Brasil, Edu Ardanuy, Fernando Giovanetti no baixo, e, nos vocais, o grande Nando Fernandes, atualmente com a banda Sinistra.
O evento ainda contou com o show da excelente banda Sorocabana The Giant Void, que comemorou o lançamento de seu novo CD o ABYSSAL. O Grupo é formado por Felipe Colenci, guitarrista e idealizador do projeto, e do vocalista Hugo Rafael. Acompanhando a banda estavam Guilherme Durão assumindo o baixo, Chico Rangel nos teclados, e o baterista Marcus Castellani (ex-Manowar).
Desde a abertura da casa, já chamava a atenção a presença do público: O Hangar 51 é uma casa noturna grande da região, e, desde a fila já se via que a noite seria de casa cheia. Muitos fãs presentes e animados para ver o Vinny Appice, inclusive trazendo discos do Sabbath e do Dio para participar do Meet and Greet com o músico.
Falando dos shows, a noite começou com o ótimo show da The Giant Void, e foi com The Key a terceira faixa do novo disco, e uma das minhas preferidas, e que foi muito bem executada pela banda, tônica do restante do show da banda, que seguiu com Dirty Sinner, a primeira do álbum - destaque pros Vocais do Hugo, ainda mais agressivo do que no CD.
O público assistindo ao show já era grande, e todos muito interessados e aplaudindo a grande performance da banda, que ainda mandou as ótimas Bite the Bullet, Dead End Job e Beltalowda, do ótimo Thought Insertion, primeiro CD da banda, além de Chosen one do novo disco, que funcionou muito bem ao vivo.
A apresentação seguiu com duas interpretações de respeito à grandes músicas do Heavy e Power metal: Electric Eye do Judas Priest, e Riding the Storm do Running Wild, ambas tocadas com muita energia pela banda - e muito bem vindas pelo público- e que também refletem um pouco das influências dos dois discos lançados pela The Giant Void.
O show fechou com mais três músicas do Abyssal: Inner Truth, um hard rock de respeito com um show do teclado e um refrão muito empolgante, Dimensions Collide e, o destaque da noite: War Heroes, um Heavy/power metal épico de oito minutos que conta uma história real da segunda guerra mundial, do Herói Brasileiro Danilo Marques Moura, piloto brasileiro - vale conferir o clipe.
O Show do The Giant Void agradou quem já conhecia a banda, e com certeza interessou a quem ainda não conhecia, já que foi uma apresentação muito competente, que trouxe músicas de peso, com melodias marcantes e muita técnica de todos os músicos no palco.
Após a apresentação que abriu a noite, ainda mais gente se acumulou na frente do palco - que já estava cheio - pra acompanhar o grande evento da noite, a apresentação do Vinny Appice, que não tardou a começar, e, com uma qualidade de som excelente, fazendo jus ao baterista e aos grandes músicos que o acompanhavam.
O quarteto era comandado ora pelo Nando Fernandes, ora pelo próprio Vinny Appice, ambos muito simpáticos, interagindo com o público (até colocando os presentes para cantar em coro, ponto alto da noite, em Heaven and Hell) durante todo o show, dando um tom intimista para a apresentação.
O próprio Vinny, num destes momentos , comentou que lá na Califórnia, onde mora, costuma contar a seus amigos que o público mais animado que conhece, é o do Brasil, e o show em Sorocaba mostrou bem isso, já que a cada música tocada o público fazia muito barulho e cantava todas as linhas, seja na sequência de sons do Black Sabbath que abriu a apresentação com Turn on the Night, The Mob Rules e Children of the Sea, seja nas músicas da carreira solo do Ronnie James Dio, começando com a Last in Line.
Já o Nando Fernandes lembrou o público que já é a terceira turnê que os músicos de apoio fazem com o Vinny Appice, e, isso se mostra: todos estão muito entrosados, tanto no palco quanto nas performances e nos momentos de participação do público, que cantou, fez coro e aplaudiu a todo momento.
O show continuou com um desfile de hits: Do Black Sabbath rolou Computer God, Voodoo, War Pigs além de Neon Knights e Heaven and Hell, enquanto do Dio, teve tempo para Stand up and shout, Holy Diver, Caught in the Middle, We Rock, e, fechando o show com chave de ouro, não podia ter outra música senão Rainbow in the Dark.
O show tecnicamente foi excelente, e destaque além claro do baterista, para o Nando Fernandes, que entregou uma performance brilhante, principalmente para quem nunca teve a oportunidade de assistir ao Dio ao vivo. O Nando tem um timbre fantástico, que consegue trazer a sua forma muita semelhança com o Dio, além de interpretar as músicas com muita emoção.
A noite acabou marcada por duas excelentes apresentações, unindo tanto a história já contada do Heavy Metal, como a que ainda está sendo escrita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


"Ozzy não era conhecido como o maior cantor do rock", reconhece Vinny Appice
Vinny Appice revela não ter sido convidado para despedida do Black Sabbath
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


