Ghost faz um show incrível em SP e mostra por que é uma das maiores bandas da atualidade
Resenha - Ghost (Espaço Unimed, São Paulo, 20/09/2023)
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de setembro de 2023
Fotos: Fernando Yokota
O Ghost se apresentou em São Paulo na noite (muito quente, por sinal) de quarta-feira (20 de agosto). O show, realizado no Espaço Unimed, contou com a presença de milhares de fãs empolgados, que puderam conferir de perto um espetáculo inesquecível, protagonizado por uma banda muito entrosada e competente.
Quem foi ao show, certamente saiu muito satisfeito. Quem não foi, perdeu uma apresentação incrível, que mostrou por que o Ghost é uma das maiores bandas de Rock da atualidade.
Show para todas as idades
Ao passear pelo espaço onde o show foi realizado, este redator avistou um número considerável de crianças e adolescentes (obviamente, na companhia de responsáveis adultos), que dividiram o local com homens e mulheres de diferentes faixas etárias. E muitas das pessoas que foram ao Espaço Unimed estavam com maquiagens parecidas com as utilizadas pelo Papa Emeritus (vocalista do Ghost, encarnado por Tobias Forge).
Introdução longa e clima de missa
A apresentação do Ghost estava marcada para às 21h. E por volta das 20:57, uma música começou a tocar no sistema de som do Espaço Unimed, dando a entender que o show começaria em questão de minutos. Porém, a "trilha sonora de missa" foi tocada por quase 20 minutos.
Uma chuva de hits
Após uma longa e quase interminável espera, enfim a introdução "Imperium" indicou que estava chegando a hora do Ghost entrar no palco. E assim que os primeiros acordes da sensacional "Kaisarion" começaram a ser tocados, o público foi ao delírio, como era de se imaginar. E o que veio depois foi uma chuva de hits.
Tobias Forge e sua turma tocaram músicas de todas as fases da carreira do Ghost, em um setlist que alternou momentos agitados com outros mais cadenciados. Isso para não falar nas passagens que mais se pareciam com celebrações religiosas, como a perfeita execução de "Year Zero", grande clássico da banda, marcado pela sua icônica (e assustadora) introdução.

"Rats", "He Is", "Ritual", "Call Me Little Sunshine", "Cirice", a sensacional instrumental "Miasma", "Square Hammer" e "Mary On A Cross" (hit que bombou no TikTok) foram os destaques de um repertório que beirou a perfeição. Na opinião deste redator, a única música que poderia ter entrado no repertório é a ótima "From The Pinnacle To The Pit".
A banda que acompanha Tobias Forge (composta pelos "Nameless Ghouls", que já não são tão "Nameless" assim) está de parabéns, pois todos os músicos desempenharam suas funções com muita precisão. Quanto ao líder do Ghost…este merece um tópico especial.

Tobias Forge é um showman
Vocalista e o "arquiteto" do Ghost, Tobias Forge merece todos os elogios que recebe. Além de ser um excelente compositor e de ser um grande vocalista, Tobias é um verdadeiro showman, que comanda o concerto com uma naturalidade incrível. O cantor deu um show de interpretação e se movimentou pelo (magnífico) palco durante todo o show.

Em certo momento da apresentação, Tobias elogiou a banda brasileira de Death Metal Crypta, que infelizmente, não fez a abertura do show do Ghost, por conta de problemas logísticos. Uma atitude muito legal, diga-se de passagem.
Sem sombra de dúvidas, Tobias é um dos maiores vocalistas de sua geração. Seja no estúdio, seja no palco, ele manda MUITO bem.

A produção e o som estavam impecáveis
Como se não bastasse a performance musical impecável do Ghost, o palco da banda é coisa de outro mundo. A estrutura complexa (que levou um bom tempo para ser montada e quase melou o show), que mais parecia um altar macabro, era hipnotizante. O som e a iluminação, impecáveis, ajudaram a transformar o Espaço Unimed em um local perfeito para um show perfeito.

Considerações finais
O show do Ghost em São Paulo mostrou por quais razões a banda fundada por Tobias Forge é adorada por tanta gente. No show de São Paulo, ficou provado que o som peculiar e cativante da banda, que mistura elementos de Heavy Metal, Hard Rock e Pop Music com letras obscuras, funciona muito bem ao vivo.
O espetáculo apoteótico que o Ghost ofereceu aos fãs brasileiros mostrou que a banda pode estar na moda, mas está muito longe de ser uma moda passageira. Sorte dos fãs e azar dos haters, que vão ter que engolir seco o fato do Ghost ser uma das maiores bandas de Rock do Século, "Ghost você ou não".
Um show inesquecível, que vai ficar marcado para sempre na memória de quem o presenciou. Felizmente, eu estava lá. E espero estar nas próximas celebrações musicais capitaneadas pelo genial Tobias Forge.

Banda: Ghost
Local: Espaço Unimed (São Paulo)
Setlist
"Imperium" (introdução)
"Kaisarion"
"Rats"
"Faith"
"Spillways"
"Cirice"
"Absolution"
"Ritual"
"Call Me Little Sunshine"
"Con Clavi Con Dio"
"Watcher In The Sky"
"Year Zero"
"He Is"
"Miasma"
"Mary On A Cross"
"Mummy Dust"
"Respite On The Spitalfields"
"Kiss The Go-Goat"
"Dance Macabre"
"Square Hammer"
Outras resenhas de Ghost (Espaço Unimed, São Paulo, 20/09/2023)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal


Ghost lança versão de "Mary On A Cross" que bombou no TikTok
O Grandioso Espetáculo do Ghost em São Paulo
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
Família fez Tobias Forge dar uma pausa nas atividades do Ghost
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


