RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A primeira música que Adrian Smith e Dave Murray tocaram juntos

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer


Pierce The Veil
Comitiva

Foo Fighters - 30 mil pessoas e uma seleção de seu polpudo catálogo de hits em Curitiba

Resenha - Foo Fighters (Curitiba, 09/09/2023)

Por Fernando Yokota
Postado em 08 de setembro de 2023

Com ingressos esgotados, os Foo Fighters se apresentaram em Curitiba na primeira das duas apresentações em território brasileiro promovendo seu último lançamento, But Here We Are. Abrindo a noite os veteranos do Garbage foram introduzidos pelo primeiro concerto no país da sensação inglesa Wet Leg.

As três bandas voltam a se apresentar, desta vez em São Paulo no The Town, no sábado (9).

Foo Fighters

Foo Fighters - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em duas horas e meia de apresentação Dave Grohl e seus companheiros colocaram as mais de 30 mil pessoas para uma seleção de seu polpudo catálogo de hits na primeira apresentação no país desde a trágica morte do baterista Taylor Hawkins na Colômbia no ano passado, dias antes de se apresentar na edição de 2022 do festival Lollapalooza em São Paulo.

Ainda que But Here We Are não brilhe tão forte em sua discografia como alguns de seus antecessores, o álbum foi o mecanismo do grupo para estabelecer o alicerce emocional ainda abalado pela perda de Hawkins. Ao que parece o plano funcionou a contento e a banda, mesmo com cicatrizes ainda aparentes, caminha para a reabilitação.

Lembrar da proficiência dos músicos é gastar o latim com o óbvio mas vale destacar a introdução de Josh Freese na banda. Ressaltado pelo próprio Grohl durante o set ("ele já deve ter tocado numas cem bandas"), não é preciso ser músico para perceber que o ofício da percussão é segunda natureza para o experiente músico, que se diverte tocando as partes de Hawkins, por vezes colocando um pouco de seu estilo mas no geral respeitando os arranjos originais. Mago das baquetas ou não, ao ser muito aplaudido quando apresentado, ficam impressão de que metade daquelas palmas ainda são para Hawkins e que Freese, lendário session man ou não, ainda é o "cara novo" da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O show em si é uma curiosa mistura de rock de arena e roda de violão em torno da fogueira. A parede de guitarras formada por Grohl, Chris Shifflett e Pat Smear são dentes de tubarão na boca de uma chinchila: por trás de toda a distorção refugiam-se melodias que poderiam fazer parte de qualquer luau na praia em Porto Seguro. Canções como My Hero, Times Like These (com uma longa introdução quase a capella antes da entrada do resto da banda) e These Days têm em sua melodia a simplicidade que as torna acessível e veículo da comunhão entre o palco e a plateia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aliado a isso, os breakdowns épicos (All My Life) e os vocais cantados à beira dos berros (Best of You) são expedientes apoiados em velhos truques do rock. Contudo é o carisma de Grohl e suas três décadas de ofício que subvertem os elementos formulaicos e os transformam em canções que são facilmente identificáveis como de autoria da banda. Além disso, o frontman se aproveita da fluência como showman e, calejado na "arte de fazer amigos" ("acho que já somos todos amigos, certo?", diz antes de começar My Hero), consegue borrar a linha entre o ensaiado e o espontâneo. Ao tocar um pedaço de Stairway To Heaven, "confessa" que é a primeira vez que fazia aquilo ao vivo e, sem ruborizar, crava que "vocês são os melhores cantores do mundo". Quem se importa se é verdade ou não?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais para o final, é em Aurora ("a música preferida dos Foo Fighters de Taylor") o único momento em que Grohl parece não ter as mãos no volante. Enquanto parte do público agita bexigas brancas e a luz azul lava o estádio, sua voz fica embargada como quem ainda as procura dentro do peito ainda em luto no melhor momento da apresentação.

Em Best of You sentiam-se as primeiras gotas de uma garoa muito fina mas a banda, ao melhor estilo "inimigo do fim", se arrasta numa jam interminável. O tom de despedida é dado por The Teacher -- esta uma espécie de carta de despedida a Virginia, sua mãe, falecida em 2022, assim como Hawkins -- e Everlong. Com quase três décadas de história, os Foo Fighters parecem fazer as pazes com o fato de talvez serem a maior banda de "dad rock" do mundo. É com o luto, no entanto, que a banda ainda tem que lidar. um show de cada vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Setlist Foo Fighters

All My Life
The Pretender
Learn To Fly
No Son Of Mine
Rescued
Walk
Times Like These
Under You
La Dee Da
Breakout
My Hero
This Is A Call
The Sky Is A Neighborhood
Shame Shame
Nothing At All
These Days
Generator
The Glass
Monkey Wrench
Aurora
Best Of You
The Teacher
Everlong

Garbage

Julgando pela quantidade de grupos que surgiram (o Chvrches, que esteve por aqui em março, e o Metric, que virá na programação do Primavera Sound, por exemplo) com vozes femininas e alto valor de produção musical, o Garbage foi e continua sendo de muita relevância na cultura pop.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O repertório não privilegiou um álbum em específico e navegou pela discografia do grupo mas é notável a ausência de músicas do excelente Strange Little Birds, album que Shirley Manson confessou recentemente de retratar um período difícil de sua vida.

A beleza de um show do Garbage é observar como a banda equilibra o cuidado cirúrgico com os arranjos com a organicidade do show de rock. A "linha de fundo", capitaneada por Butch Vig, que não excursionava pelo país desde 2012 (por recomendação médica Vig não participou do giro sulamericano de divulgação de Strange Little Birds em 2016), segura um calhamaço de timbres -- guitarras, sintetizadores, samples, bateria eletrônica -- cuidadosamente empilhados para que Manson dê vida às canções com sua voz e presença poderosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com a costumeira competência, Manson tem que encarar um público que, em sua grande maioria, não veio vê-los, além de problemas com o seu retorno que insistia em não funcionar direito, como em I Think I'm Paranoid. É uma pena o fato da banda ter que jogar fora de casa e para a torcida alheia, que parecia não ligar muito nem quando

Manson apresentou Godhead como "uma música que surgiu de um sonho muito louco em que eu tinha um pênis".

Setlist Garbage

Supervixen
The Men Who Rule The World
Wolves
Cities in Dust
I Think I'm Paranoid
Stupid Girl
Godhead
Vow
Only Happy When It Rains
Push It

Wet Leg

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Credenciado como um dos grandes sucessos virais em 2022 com seu single Chaise Longue, a banda da Ilha de Wight se apresentou pela primeira vez no país. Trazendo seu som meio post punk, meio slacker rock e altamente divertido, Rhian Teasdale e Hester Chambers trouxeram a Curitiba seu "post punk encontra slacker rock" no repertório que consiste basicamente em seu álbum homônimo de estreia.

Extraoficialmente apadrinhados por Dave Grohl -- grande fã da banda, inclusive fazendo uma participação no show do grupo no festival Coachella deste ano --, o grupo tenta constituir uma base de fãs aproveitando a notoriedade obtida no ano passado e mostrou em rápidos 40 minutos que tem uma identidade e soam ainda melhor ao vivo. O hype, enfim, é real.

[an error occurred while processing this directive]

Setlist Wet Leg

Being In Love
Wet Dream
Supermarket
Convincing
Oh No
Ur mom
Too Late Now
Angelica
Chaise Longue

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS