Dream Theater: um show de virtuosismo que encanta os fãs do progressivo
Resenha - Dream Theater (Tokio Marine Hall, São Paulo, 31/08/2022)
Por Diego Camara
Postado em 02 de setembro de 2022
Após uma mudança de local, os fãs foram ao Tokio Marine Hall (antigo Tom Brasil) para verem o retorno do Dream Theater para o Brasil. Para uma casa lotada até a tampa de fãs apaixonados pelo quinteto, rolou uma apresentação magnífica e virtuosa que mostrou de tudo um pouco da carreira da banda. Confira abaixo os principais destaques do show, com as imagens de Fernando Yokota.
Dream Theater - Mais Novidades
O show começou pouco depois das 21h, mas já prometia desde o momento que o público teve o prazer de entrar na casa. O palco estava impressionante, refletindo o belíssimo trabalho do premiado artista Hugh Syme, tanto nas laterais como no telão ao fundo, que mostra uma versão mística e futurista baseada na pedra de Kjeragbolten, presa em um penhasco na Noruega.

A beleza do palco só seria comparada ao espetáculo que se iniciou quando a banda subiu ao palco. O quinteto já lançou de pronto "The Alien", a música de abertura do novo disco, e ficou latente já desde o início do show que os instrumentos da banda estavam afiados ao extremo. O baixo estava sobressaltado e muito firme, a bateria retumbante, e as guitarras de John Petrucci arrepiavam os fãs. O vocal de LaBrie começou meio baixo no início da música, pouco audível perto do som explosivo do resto da banda.

A banda mostraria enorme desenvoltura musical e o mesmo virtuosismo de sempre com as suas músicas longas, solos intermináveis e pontes emocionantes. O público demorou um pouco para pegar o ritmo do show. Em "Endless Sacrifice" os fãs cantaram junto com LaBrie desde o início da música, em um coro que ecoou por todo o Tokio Marine Hall. A casa suportou bem o público da banda, e também deu o retorno técnico necessário para um show do nível do Dream Theater, fazendo com que os fãs não sentissem a mudança de local.

A bela introdução de "Bridges in the Sky" foi um show audiovisual que emocionou o público. A bateria de Mike Mangini deu um show na abertura da música, com as batidas explodindo nos ouvidos do público. Os fãs cantaram novamente a plenos pulmões a música do "A Dramatic Turn of Events". "About to Crash", que veio um pouco adiante no show, foi a hora de Jordan Ruddess brilhar com uma performance incrível também nos teclados.

É chover no molhado o espetáculo virtuoso que toda a banda entregou durante o show: o Dream Theater também poderia ser chamado de Dream Team dada a qualidade de toda a banda e o afinco que eles se apresentam toda a vez que sobem ao palco. Finalizando o show, ainda a banda teve espaço para duas musicas bem curtinhas em um total de 35 minutos ininterruptos de música: "The Ministry of Lost Souls", do "Systematic Chaos" e fechando com a música título "A View From the Top of the World", uma preciosidade que talvez se torne cativa dos shows após o final da turnê deste álbum.

A banda voltou ao palco no bis para encarar "The Count of Tuscany", que foi tirada do chapéu nesta tour e mostra que sobreviveu a passagem do tempo 10 anos após o polêmico "Black Clouds". O público gritou bastante e se empolgou com a música, uma tempestade de altos e baixos, com uma bridge emocionante puxada pelos vocais de LaBrie.

Quando a música acabou, o público parecia não acreditar no que viu. Aplaudiam a banda com vontade, e mesmo enquanto os integrantes da banda já se desfaziam dos seus aparatos, pareciam eles aguardarem ainda pelo final do show. O público esperava algo mais, talvez uma música do "Images and Words", álbum icônico que está em falta nesta turnê de 2022 - e sempre foi um "must have" entre os fãs da banda e improvável seu total sumiço em qualquer época que fosse. Mas o Dream Theater é isso, sempre surpreendendo os fãs. O espetáculo, no geral, foi como sempre irrepreensível: a banda entrega, não obstante seu setlist, o que o público quer: muitas notas, muita técnica e muita vontade.

Setlist:
The Alien
6:00
Awaken the Master
Endless Sacrifice
Bridges in the Sky
Invisible Monster
About to Crash
The Ministry of Lost Souls
A View From the Top of the World
Bis
The Count of Tuscany



















Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |







Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour


Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil