Resenha - Edu Falaschi (Bar Opinião, Porto Alegre, 07/08/2022)
Por Guilherme Dias
Postado em 14 de agosto de 2022
Após um hiato de 3 anos sem tocar em Porto Alegre, principalmente devido a pandemia do coronavírus, Edu Falaschi voltou para o mesmo local de sempre: o Bar Opinião. O frio do lado de fora não espantou os headbangers sedentos por assistir ao "Vera Cruz" e ao "Rebirth" ao vivo e na íntegra. Foi a quarta passagem do cantor pela capital gaúcha com a sua carreira solo.
Fotos por Liny Oliveira
Para festejar os 20 anos do clássico "Rebirth", do Angra, Edu e seus colegas planejaram uma turnê para relembrar o passado. Mas também mostrar para os fãs o potencial das canções novas ao vivo. O conceitual disco "Vera Cruz" foi lançado em 2021 e teve o mesmo produtor do "Rebirth" de 2001, Dennis Ward. Além de Edu, Aquiles Priester (bateria) e Fábio Laguna (teclados) também estavam presentes no passado e no momento atual. Nas guitarras Diogo Mafra e Roberto Barros, no baixo Raphael Dafras e nos backing vocals Fábio Caldeira e Raíssa Ramos completam o time que excursiona com o cantor pelo país.

Um pouco depois das 20 horas o telão que passa informações e videoclipes antes dos shows foi recolhido e deu-se o play para a intro "In Excelsis". Um minuto depois o palco foi invadido para o peso e a velocidade de "Nova Era" incendiar a casa de shows. Apenas após "Heroes of Sand", quarta canção da noite, Edu foi aos microfones para cumprimentar os fãs e dizer: "Já que tá friozão to usando a jaqueta que já usava antigamente (e usou na gravação do DVD da turnê do "Rebirth")! Vinte anos de Rebirth, vamos tocá-lo na íntegra para vocês. Muito obrigado Porto Alegre", de bom humor e com um mega sorriso no rosto.

Após "Judgement Day", o dono do palco apresentou os seus colegas com destaque para Fábio Laguna, mencionando a amizade de mais de 20 anos com o tecladista. E no momento de anunciar o nome de Aquiles, o cantor disse: "Para completar esse time, um cara que é daqui. Dispensa comentários, apenas o melhor batera de power metal do mundo". Todos foram muito aplaudidos, mas em especial Aquiles, escondido atrás da gigantesca bateria que é a sua marca registrada (e dessa vez quase encostava no teto, devido a imensa estrutura de decoração do palco). Aquiles pegou o microfone e agradeceu muito ao público, não sabendo dizer quantas vezes já subiu no palco do Opinião, sendo o mais difícil de tocar, pois lembra de tudo o que já aconteceu na vida dele. O baterista descreveu os primórdios do bar como sendo apenas uma vielinha em um canto (apontando com o dedo para o fundo do bar). Em seguida apresentou Falaschi como sendo "o melhor do power metal nacional". "Running Alone" e "Visions Prelude" encerraram a primeira parte do show com maestria.

Uma breve pausa e a introdução de "Vera Cruz", "Burden", pôde ser ouvida no som mecânico. Na balada "Skies In Your Eyes", o vocalista pediu pra todo mundo cantar junto, e teve o seu pedido totalmente realizado. Ao anunciar "Land Ahoy", falou sobre a importância dela para o álbum como um todo. Foi reforçado quando chamou Caldeira pra cantar junto em "Fire With Fire", Micael Concato (que ganhou o concurso pra fazer as vozes de Max Cavalera) em "Faces Of The Storm" e Raíssa, substituindo a voz de Elba Ramalho em "Rainha do Luar", onde Edu também pediu a colaboração da plateia nas vozes em português.

Mais uma pausa, mais uma intro e um encerramento perfeito. "Deus Le Volt!" introduziu "Spread Your Fire" ("Temple of Shadows", 2004) para desejar boa noite a todos que estavam espalhados pelo bar Opinião. Edu comandou o palco que teve um cenário e decoração magníficos, inspirado no conceito de "Vera Cruz". Impossível não exaltar o carisma de Edu: sempre sorrindo, transmitindo paz e tranquilidade para todos que estavam presentes. Um time extremamente competente que trouxe alegria e emoção para a gauchada em pleno domingo de frio e chuva. Se for como nas turnês anteriores, ano que vem deve vir uma segunda parte dessa turnê para o sul do país.














Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro


Edu Falaschi - A celebração dos 20 anos de "Temple of Shadows" em Porto Alegre
Edu Falaschi quebra silêncio e se pronuncia sobre saída do guitarrista Roberto Barros
Por que Edu Falaschi não colocou "Rebirth" do Angra no seu novo Blu-Ray? Ele explica
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


