Resenha - Edu Falaschi (Bar Opinião, Porto Alegre, 07/08/2022)
Por Guilherme Dias
Postado em 14 de agosto de 2022
Após um hiato de 3 anos sem tocar em Porto Alegre, principalmente devido a pandemia do coronavírus, Edu Falaschi voltou para o mesmo local de sempre: o Bar Opinião. O frio do lado de fora não espantou os headbangers sedentos por assistir ao "Vera Cruz" e ao "Rebirth" ao vivo e na íntegra. Foi a quarta passagem do cantor pela capital gaúcha com a sua carreira solo.
Fotos por Liny Oliveira
Para festejar os 20 anos do clássico "Rebirth", do Angra, Edu e seus colegas planejaram uma turnê para relembrar o passado. Mas também mostrar para os fãs o potencial das canções novas ao vivo. O conceitual disco "Vera Cruz" foi lançado em 2021 e teve o mesmo produtor do "Rebirth" de 2001, Dennis Ward. Além de Edu, Aquiles Priester (bateria) e Fábio Laguna (teclados) também estavam presentes no passado e no momento atual. Nas guitarras Diogo Mafra e Roberto Barros, no baixo Raphael Dafras e nos backing vocals Fábio Caldeira e Raíssa Ramos completam o time que excursiona com o cantor pelo país.

Um pouco depois das 20 horas o telão que passa informações e videoclipes antes dos shows foi recolhido e deu-se o play para a intro "In Excelsis". Um minuto depois o palco foi invadido para o peso e a velocidade de "Nova Era" incendiar a casa de shows. Apenas após "Heroes of Sand", quarta canção da noite, Edu foi aos microfones para cumprimentar os fãs e dizer: "Já que tá friozão to usando a jaqueta que já usava antigamente (e usou na gravação do DVD da turnê do "Rebirth")! Vinte anos de Rebirth, vamos tocá-lo na íntegra para vocês. Muito obrigado Porto Alegre", de bom humor e com um mega sorriso no rosto.

Após "Judgement Day", o dono do palco apresentou os seus colegas com destaque para Fábio Laguna, mencionando a amizade de mais de 20 anos com o tecladista. E no momento de anunciar o nome de Aquiles, o cantor disse: "Para completar esse time, um cara que é daqui. Dispensa comentários, apenas o melhor batera de power metal do mundo". Todos foram muito aplaudidos, mas em especial Aquiles, escondido atrás da gigantesca bateria que é a sua marca registrada (e dessa vez quase encostava no teto, devido a imensa estrutura de decoração do palco). Aquiles pegou o microfone e agradeceu muito ao público, não sabendo dizer quantas vezes já subiu no palco do Opinião, sendo o mais difícil de tocar, pois lembra de tudo o que já aconteceu na vida dele. O baterista descreveu os primórdios do bar como sendo apenas uma vielinha em um canto (apontando com o dedo para o fundo do bar). Em seguida apresentou Falaschi como sendo "o melhor do power metal nacional". "Running Alone" e "Visions Prelude" encerraram a primeira parte do show com maestria.

Uma breve pausa e a introdução de "Vera Cruz", "Burden", pôde ser ouvida no som mecânico. Na balada "Skies In Your Eyes", o vocalista pediu pra todo mundo cantar junto, e teve o seu pedido totalmente realizado. Ao anunciar "Land Ahoy", falou sobre a importância dela para o álbum como um todo. Foi reforçado quando chamou Caldeira pra cantar junto em "Fire With Fire", Micael Concato (que ganhou o concurso pra fazer as vozes de Max Cavalera) em "Faces Of The Storm" e Raíssa, substituindo a voz de Elba Ramalho em "Rainha do Luar", onde Edu também pediu a colaboração da plateia nas vozes em português.

Mais uma pausa, mais uma intro e um encerramento perfeito. "Deus Le Volt!" introduziu "Spread Your Fire" ("Temple of Shadows", 2004) para desejar boa noite a todos que estavam espalhados pelo bar Opinião. Edu comandou o palco que teve um cenário e decoração magníficos, inspirado no conceito de "Vera Cruz". Impossível não exaltar o carisma de Edu: sempre sorrindo, transmitindo paz e tranquilidade para todos que estavam presentes. Um time extremamente competente que trouxe alegria e emoção para a gauchada em pleno domingo de frio e chuva. Se for como nas turnês anteriores, ano que vem deve vir uma segunda parte dessa turnê para o sul do país.














Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"


Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


