Resenha - Edu Falaschi (Bar Opinião, Porto Alegre, 07/08/2022)
Por Guilherme Dias
Postado em 14 de agosto de 2022
Após um hiato de 3 anos sem tocar em Porto Alegre, principalmente devido a pandemia do coronavírus, Edu Falaschi voltou para o mesmo local de sempre: o Bar Opinião. O frio do lado de fora não espantou os headbangers sedentos por assistir ao "Vera Cruz" e ao "Rebirth" ao vivo e na íntegra. Foi a quarta passagem do cantor pela capital gaúcha com a sua carreira solo.
Fotos por Liny Oliveira
Edu Falaschi - Mais Novidades
Para festejar os 20 anos do clássico "Rebirth", do Angra, Edu e seus colegas planejaram uma turnê para relembrar o passado. Mas também mostrar para os fãs o potencial das canções novas ao vivo. O conceitual disco "Vera Cruz" foi lançado em 2021 e teve o mesmo produtor do "Rebirth" de 2001, Dennis Ward. Além de Edu, Aquiles Priester (bateria) e Fábio Laguna (teclados) também estavam presentes no passado e no momento atual. Nas guitarras Diogo Mafra e Roberto Barros, no baixo Raphael Dafras e nos backing vocals Fábio Caldeira e Raíssa Ramos completam o time que excursiona com o cantor pelo país.

Um pouco depois das 20 horas o telão que passa informações e videoclipes antes dos shows foi recolhido e deu-se o play para a intro "In Excelsis". Um minuto depois o palco foi invadido para o peso e a velocidade de "Nova Era" incendiar a casa de shows. Apenas após "Heroes of Sand", quarta canção da noite, Edu foi aos microfones para cumprimentar os fãs e dizer: "Já que tá friozão to usando a jaqueta que já usava antigamente (e usou na gravação do DVD da turnê do "Rebirth")! Vinte anos de Rebirth, vamos tocá-lo na íntegra para vocês. Muito obrigado Porto Alegre", de bom humor e com um mega sorriso no rosto.

Após "Judgement Day", o dono do palco apresentou os seus colegas com destaque para Fábio Laguna, mencionando a amizade de mais de 20 anos com o tecladista. E no momento de anunciar o nome de Aquiles, o cantor disse: "Para completar esse time, um cara que é daqui. Dispensa comentários, apenas o melhor batera de power metal do mundo". Todos foram muito aplaudidos, mas em especial Aquiles, escondido atrás da gigantesca bateria que é a sua marca registrada (e dessa vez quase encostava no teto, devido a imensa estrutura de decoração do palco). Aquiles pegou o microfone e agradeceu muito ao público, não sabendo dizer quantas vezes já subiu no palco do Opinião, sendo o mais difícil de tocar, pois lembra de tudo o que já aconteceu na vida dele. O baterista descreveu os primórdios do bar como sendo apenas uma vielinha em um canto (apontando com o dedo para o fundo do bar). Em seguida apresentou Falaschi como sendo "o melhor do power metal nacional". "Running Alone" e "Visions Prelude" encerraram a primeira parte do show com maestria.

Uma breve pausa e a introdução de "Vera Cruz", "Burden", pôde ser ouvida no som mecânico. Na balada "Skies In Your Eyes", o vocalista pediu pra todo mundo cantar junto, e teve o seu pedido totalmente realizado. Ao anunciar "Land Ahoy", falou sobre a importância dela para o álbum como um todo. Foi reforçado quando chamou Caldeira pra cantar junto em "Fire With Fire", Micael Concato (que ganhou o concurso pra fazer as vozes de Max Cavalera) em "Faces Of The Storm" e Raíssa, substituindo a voz de Elba Ramalho em "Rainha do Luar", onde Edu também pediu a colaboração da plateia nas vozes em português.

Mais uma pausa, mais uma intro e um encerramento perfeito. "Deus Le Volt!" introduziu "Spread Your Fire" ("Temple of Shadows", 2004) para desejar boa noite a todos que estavam espalhados pelo bar Opinião. Edu comandou o palco que teve um cenário e decoração magníficos, inspirado no conceito de "Vera Cruz". Impossível não exaltar o carisma de Edu: sempre sorrindo, transmitindo paz e tranquilidade para todos que estavam presentes. Um time extremamente competente que trouxe alegria e emoção para a gauchada em pleno domingo de frio e chuva. Se for como nas turnês anteriores, ano que vem deve vir uma segunda parte dessa turnê para o sul do país.














Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Power Trip lança primeiras músicas gravadas pela nova formação
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr


A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


